sexta-feira, 5 de junho de 2020

17 jogos da minha infância




Hoje a parceria do Jornalista  ≠ está nostálgica. Eu e o Arthur Claro resolvemos postar sobre os jogos - de tabuleiro ou não - que marcaram a nossa infância. É sempre bom ter aquele sentimento nostálgico. Alguns dos jogos que coloquei aqui tenho até hoje e pretendo que meus filhos (ou meus sobrinhos) também os joguem. 

Como regra do post de hoje, vale qualquer tipo de jogo, menos de computador e/ou de videogame. Resolvi focar mais nos jogos de tabuleiro e cartas, mas também tem alguns outros divertidos e dinâmicos. A maioria dos jogos que coloquei aqui eu tinha ou tenho, os outros eram de amigos ou familiares. 

Os jogos são de diversas marcas, tem da Estrela, Game Office, Grow e Mattel. Lembrando que não recebi nenhum agrado ou mimo dessas empresas (Mas bem que deveria). São 17 jogos. Espero que vocês possam relembrá-los comigo. 



1- Caçadores de notícia




Jogo da Game Office, é um dos meus preferidos. Acredito que ele foi decisivo para a escolha da minha profissão (Não, brincadeira). Ele misturava jornalismo e Banco Imobiliário. Jogado de 3 a 6 pessoas, os participantes precisavam se movimentar pelo mapa mundi a procura de "furos de reportagem". Era um jogo dinâmico e divertido. As notícias que saíam eram mais ou menos assim: "Enchente no Brasil", "Atentado nos EUA" e "Quebra da bolsa no Japão". Cada notícia premiava os "correspondentes internacionais" com dinheiro e pontos. 



Vencia quem tivesse 20 mil reais e 30 pontos. Era preciso inteligência para escolher as notícias mais "quentes" e valiosas, além de não ter tantas perdas com o conjunto de cartas do "Sorte ou revés". O jogo tinha a faixa etária de 12 anos.



2- Aventura na Selva





Jogo de tabuleiro da Grow feito para 2 jogadores, a partir de 7 anos. Em Aventura na Selva, um jogador escolhia ser o explorador da selva, enquanto o outro era o guardião do tesouro. O tabuleiro tinha duas partes divididas por um "muro de papelão", cada um dos lados era o espelho do outro. O guardião deveria ser sábio para esconder o tesouro em meio a muitas armadilhas. O explorador, portanto, escolhia uma bússola colorida no tabuleiro para iniciar a aventura em busca do tesouro e recebia algumas cartas para ultrapassar as armadilhas, entre elas tinha uma de carne (caso encontrasse uma onça pelo caminho), antítodo (cobra), corda (jacaré), faca (planta carnívora), ampulheta (areia movediça) e a carta mais legal: fósforo - que permitia abrir um pequeno orifício no muro para observar o terreno do guardião. 

Vencia o jogo o aventureiro se achasse o tesouro, ou o guardião se conseguisse fazer com que o explorador caísse em suas armadilhas. 

Gosto muito do designer desse jogo. É tudo tão bonito e bem feito que dá gosto de ver. 




3- Imagem e Ação 




O melhor jogo de mímica e desenho para jogar com os amigos e a família toda! O jogo é da Grow. Eu tenho o Imagem e Ação 2, mas tem o Imagem e Ação 1, Imagem e Ação - No Limite (um timer que derruba três cartas) e Imagem e Ação - Edição Especial (com quadro branco, caneta especial e timer). Vou falar um pouco do meu Imagem e Ação.

Continuação do Imagem e Ação, contém 1 ampulheta, apresenta 2.400 palavras ou expressões novas, divididas em 6 categorias (Pessoa, Objeto, Ação, Difícil, Lazer e Todos jogam). É um jogo super divertido e que envolve toda a família. Dá para jogar quantas pessoas quiser (no mínimo quatro), divididas em duas, três ou quatro equipes. 

Foi desenvolvido versões onlines do jogo, mas não se compara com o jogo físico.




4- War





O maior jogo de estratégia e raciocínio de todos os tempos! War, também da Grow, tem várias edições, o War, War 2 (com aviões), War - Edição de luxo (com miniaturas de soldados e tanques) e o War - Wikings. Tinha uma época que existiam War bem temáticos, mas acredito que eles saíram de linha. Falarei do meu, o War 2

Além dos ataques terrestres, o War 2 permite ataques aéreos, o que deixa o jogo mais dinâmico e surpreendente. War 2 pode ser jogado a partir de 12 anos e permite de 3 a 6 jogadores. O jogo consiste em obter um objetivo e fazer de tudo para conquistá-lo, defendendo seus exércitos e atacando os inimigos. Contém os dados de ataque (vermelho), defesa (amarelo) e de aviões (azuis). War 2 também tem uma novidade com relação ao antecessor: as torres! Você tem que fazer de tudo para protegê-la, caso contrário, quem conquistar o território onde ela esteja pode ver seu objetivo. 




5- Show do Milhão





Jogo da Estrela, oficial do programa. Com ele você se sentia como estivesse concorrendo à um milhão de reais (AAi maôe). O jogo contou com várias versões, são elas: Show do Milhão, Show do Milhão 2 e Show do Milhão 3. Vou falar sobre o que eu tenho, o Show do Milhão.

Ele podia ser jogado entre 3 a 7 participantes. As perguntas eram divididas por fases, são elas: Fase 1 (verde), Fase 2 (amarela), Fase 3 (roxa) e Fase 4 (vermelha, ou a famosa "arrisca tudo"). Cada jogador ganhava auxílios logo no início da partida, são eles: auxílio eleito, auxílio da plateia, pulos e cartas. O jogo podia terminar com alguém desistindo do prêmio máximo e parando com determinada quantia ou com alguém se arriscando e ganhando 1 milhão de reais. 

Show do Milhão tinham perguntas fáceis e difíceis e era ideal para quem quisesse aumentar seus conhecimentos. Ele também era oferecido nos famosos "CD-ROWs" e tinham várias versões deles. 






6- Cara a Cara





Outro jogo para jogar em dupla. Também da Estrela, ele é permitido ser jogado a partir dos 6 anos de idade. Cada participante fica com um tabuleiro com cartinhas de rostos e nomes penduradas e escolhe uma para que o outro adivinhe. Então, o jogador vai tentando adivinhar e abaixando as possibilidades que não batem, até ter um vencedor.

Atualmente, o Cara a Cara ganhou um aplicativo na Google Play ou Apple Store, que é um suporte para o jogo físico. Ele dá para jogar tanto com um amigo ou até mesmo sozinho no modo "Super Memória"

O jogo tem várias versões, como o Cara a Cara - Princesas, Cara a Cara - Personalizado e Super Cara a Cara (Quem adivinha mais rápido).



7- Pega Pega Coelhinho





Sim! Eu tinha um jogo de tabuleiro da Turma da Mônica! (Tá, tudo bem que não era de tabuleiro). O jogo, da Grow, era permitido acima de 5 anos e dava para ser jogado entre duas pessoas, uma era o Cebolinha e a outra a Mônica. Ele consistia em carregar coelhinhos que ficavam no meio com varetas com imãs. O jogador que conseguisse pegar mais coelhinhos era o vencedor.



8- Detetive





Jogo da Estrela, dinâmico e misterioso. Acontece um crime e os jogadores devem solucioná-lo respondendo quem matou o milionário Carlos Fortuna, aonde e com qual objeto. O jogo contém várias cartas e até mesmo réplicas de armas, além de um envelope "confidencial", que só pode ser aberto em determinados momentos.

Atualmente, o jogo conta com dois aplicativos, em que os "detetives" podem jogar com apenas um celular, jogando em equipe ou com mais de um celular, no jogo individual. Também tem uma versão com realidade aumentada e óculos 3D, onde é possível ver os ambientes de forma ampliada. O jogo pode ser jogado a partir de 8 anos e com até 8 jogadores. A versão mais atual conta com 1 bloco de anotações. 

O jogo também tem versões, como o normal, Detetive - 3D e o Detetive - Velho Oeste






9- Banco Imobiliário





Com esse jogo você pode ser dono de várias propriedades no Brasil inteiro, um verdadeiro investidor! Banco Imobiliário ensina muitas coisas como poupar dinheiro, investir em propriedades etc. Ele pode ser jogado a partir de 8 anos de idade. No tabuleiro, dividido em quatro partes, tem nomes de várias propriedades e a medida que o jogo passa você pode ir comprando, construindo casas e prédios. Vence o jogo quem ganhar uma determinada quantia de dinheiro.

Em versões mais atualizadas, tem uma que tem calculadora e, até mesmo, máquina de cartão de créditos. Também tem uma com aplicativo, o que torna o jogo mais moderno e competitivo, pois é possível fazer as transações bancárias por ele.  

O jogo tem sua versão tradicional, o Super Banco Imobiliário, Banco Imobiliário Júnior e Banco Imobiliário Mundo.   





10- Perfil





Um jogo para testar seus conhecimentos e suas capacidades de dedução! Da Grow, o jogo tem várias versões (A mais atual é a 6). Ele consiste em você ir recebendo dicas sobre pessoas, anos, coisas ou lugares, para deduzir de quem é o perfil em questão. Quanto menos dicas utilizar para acertar, mais pontos se ganha (Sim, o Jogo dos Pontinhos do Sílvio Santos é uma cópia barata dele). A versão atual contém 390 cartas! Ele pode ser jogado a partir de 12 anos, de 2 a 6 jogadores. 






11- Jogo da Vida




O jogo é uma simulação de tabuleiro da própria vida (Olá, The Sims). Nele você pode se casar, ter filhos, se formar, trabalhar entre outros. Ele pode ser jogado a partir de 7 anos, com até 6 jogadores. É um jogo dinâmico e divertido, com várias instruções nas casas do tabuleiro e até mesmo uma roleta, notas de dinheiro, apólices de seguro, notas promissórias e cartões de riqueza. Não lembro quem ganhava o jogo ou se até mesmo tinha um. 

A versão atual conta com um aplicativo dinâmico, onde é possível fazer até mesmo transações bancárias. 






12- 60 segundos





Meu primo quem tinha esse jogo e a gente sempre brincava com ele quando ia pra lá. Da Grow, ele consistia em você encaixar 25 peças de formatos diferentes em... 60 segundos. Se você não conseguisse fazer isso as peças voavam para todo o lado. A pressão, sentimento de desafio e superação dominavam os jogadores. Era emocionante ouvir o barulhinho do tempo passando e das peças se encaixando. 




13- Uno




Um clássico é um clássico né?! Esse é um dos jogos de cartas que mais gosto. Ele consiste em começar com sete cartas e você tem que se livrar delas o mais rápido possível. Você pode livrar-se delas se as cores ou os números forem iguais. Mas claro que tem muitas surpresas pela frente como a carta "proibido", a "+4", a "+2" e a "do sentido anti-horário", que fazem não jogar em uma partida ou ficar com muitas cartas. Eu costumo jogar com outras regras, como a da carta 0 (ver as cartas do jogador oponente), 9 (colocar as mãos no monte de cartas) e 7 (todos em silêncio). Vence o jogo aquele que falar "Uno" e se livrar da última carta.

O Uno tem várias versões, como o Uno H20 (cartas de plástico transparentes para jogar até mesmo na água), Uno - Barbie e Uno - BTS. Tem até mesmo Unos que dá para criar cartas personalizadas. 




14- Cara Maluca






Da Grow, esse era mais que um brinquedo, um jogo para você mostrar que era rápido! Consistia em sorteiar uma carta com uma "cara maluca", girar o cronômetro e fazer conforme a carta. Se você não conseguisse montar as caras malucas antes do tempo terminar, as peças voavam para o ar (Um jogo bem parecido com o 60 segundos, não acham?!). O legal do jogo é que ele não utilizava pilhas, bastando dar corda e brincar. 



15- Jogo Olho vivo





Da Grow, tinha várias versões. A que eu tinha era da Turma da Mônica. O jogo consistia em 5 tabuleiros, com várias figuras, que eram colocados sobre a mesa. Havia apenas uma figura em comum entre eles e você deveria estar atento para ser o primeiro a encontrá-la. Após essa partida, você virava um ou mais tabuleiros e uma nova figura deveria ser encontrada. 


16- Bíblia em ação





A versão bíblica do Imagem e Ação. Os desafios eram dinâmicos, com várias perguntas bíblicas que entretiam amigos e familiares. Jogava muito na igreja nas reuniões de departamento do Grupo Jovem e na Escola Bíblica de Férias (EBF). 


17 - Combate

Jogo da Estrela. Com a idade mínima de 8 anos, é jogado por duas pessoas. Consistia em montar uma estratégia de guerra com os soldados, escondendo a bandeira para que o oponente não a encontrasse e fosse vencedor. 



BÔNUS - Cobras e escadas



Se vocês leram até aqui são vencedores, porque temos um bônus no post. Esse jogo de tabuleiro não tem uma marca específica. Cobras e escadas é um jogo simples, mas muito interessante. Nele vocês devem contar com a sorte para, ao jogar o dado, não cair em cobras, fazendo com que você volte casas, mas sim em escadas, fazendo com que você sube mais casas no tabuleiro. 


Esses são os 17 jogos que marcaram a minha infância, alguns jogo até hoje. Caso tenham se interessado por alguns saibam que eles são caríssimos nas lojas oficiais, mas nas lojas Americanas eles estão bem em conta, então vale a pena pesquisar. Nessa quarentena, que tal não saírem de casa e se divertirem com um jogo com toda a família e amigos? 

E vocês, conheciam os jogos dessas listas? Quais são os jogos que marcaram suas infâncias? Digam nos comentários. Não deixem de acessar o blog do Arthur para ver os jogos que ele colocou. J-J


17 comentários :

  1. um post bem nostálgico
    me lembro de alguns jogos

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Muito bom recordar...Vi e brinquei com meus filhos alguns deles! abraços, chica

    ResponderExcluir
  3. Quando era mais jovem jogava jogos como a cabra cega ... um dó li tá quem está livre livre está... às escondidas, lol
    Não existiam jogos de tabuleiro para crianças. Pelo menos, eu, que morava no campo não os conheci.
    .
    Saudações poéticas
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desses que você falou só conhecia o Cabra Cega. Aliás, também brincava de brincadeiras de roda e de rua.

      Excluir
  4. De todos os que apresenta, joguei War e Banco imobiliário, aqui em Portugal conhecido como Monopólio. Os outros não conheço, mas meus filhos brincavam muito com o "cara a cara", aqui chamado de "quem é quem". Gosto destes posts Flash back, afinal, recordar é viver! Jogos de tabuleiro são sempre bons para proporcionar horas interminááááveis de convívio! além de que treinam a mente também. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante como os jogos são chamados aí em Portugal. Obrigado pela partilha.

      Excluir
  5. Muitos desses jogo até hoje, alguns tenho e provavelmente estão guardados no guarda-roupa, mas UNO é clássico neh! Aquele que pode acabar com amizades facilmente haha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Quando era jovem não tinha esses jogos, maiiiis tarde recebi o clássico UNO, que toda gente tem rs, os meus filhos têm guardados muitos jogos entre eles o Monopólio (banco imobiliário).
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Banco Imobiliário é um clássico né! Eu amo jogar e ainda jogo quando estou na casa dos meus primos. Um dos momentos que agente esquece o celular e o mundo lá fora ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  8. Esses jogos são ótimos, né? Lembro que jogava Banco Imobiliário e Imagem e Ação, mas devo ter jogado diversos outros tbm.


    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post!
    Diversos desses jogos eu já joguei e bateu uma nostalgia.

    Beijinhos!!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu amava todos esses jogos :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  11. Que delícia esse post com os jogos.
    Joguei praticamente todos. Não conhecia esse da Bíblia e não me lembro do Caçador de Notícias.
    Nossa, que nostalgia que bateu!
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente bate uma nostalgia mesmo. Me lembro dos bons momentos que esses jogos me proporcionaram.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design