quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

'Let it go' (Frozen) é plágio de 'Volar' (Jaime Ciero)?













Você sabia que a Disney e a Demi Lovato estão sendo processadas por acusação de plágio? Trata-se de uma ação contra Let it go de Frozen que ganhou o Oscar de melhor canção original em 2013. Quem a abriu foi o cantor Jaime Ciero que afirma que a música sucesso da Disney é uma cópia clara de Volar, composição lançada em 2008. 

De acordo com ele, Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez inspiraram-se em sua canção para compor Let it go. Segundo Ciero, há semelhanças que dizem respeito à combinações de notas, estruturas, ganchos, melodias, letras, temas, produção e texturas. O cantor diz que é possível perceber igualdade entre as músicas, principalmente em seus refrões. Jaime Ciero com a ação espera receber uma indenização milionária.

A pergunta que não quer calar: será que Let it go é mesmo plágio de Volar? A partir de agora iremos comparar melodias, letras, refrões e temas de ambas as músicas. 


Melodias


Observe você mesmo o toque instrumental das canções e suas melodias (pode colocar um pedacinho de cada uma pra ouvir que já será capaz de analisar):











Instrumentalmente falando, até que as músicas possuem semelhanças, mas é possível também perceber suas diferenças. O toque inicial de Volar é animado, enquanto o de Let it go é dramático, emotivo. O teclado em Let it go imprime uma tristeza, como se logo após a introdução fossêmos ouvir um lamento. Em Volar é possível perceber um teclado e instrumentos de cordas que nos dão a impressão de esperança, superação. 

É bem verdade que ambas possuem a característica de crescerem e obterem pontos e notas elevados. Isso ocorre principalmente nos refrões. Mas, mesmo assim, essa elevação e crescente produz sentimentos diferentes. Em Let it go, mesmo no refrão, é possível que sintamos a dor e o drama de Elsa - isso encontra-se presente na melodia, explosões instrumentais, letra e voz da cantora. Já em Volar, o cantor segue com a vibe inicial de otimismo, alegria, esperança. Não encontrei dor ou drama em sua voz. 

Daí você pode falar: "É plágio, sim, Emerson". Se analisarmos a plástica das melodias e instrumentalidade, até que podemos pensar dessa forma, mas minha ideia foi mergulhar mais fundo nas melodias, perceber quais sentimentos traduzem e o tom musical dos cantores. 


Letras/Refrões



Talvez esse é o ponto principal da acusação de plágio realizada por Jaime Ciero. As letras possuem estruturas semelhantes, mas nada que seja realmente igual. Aliás, somente os refrões podem gerar essa desconfiança. Veja (com grifos):


Let it go (Livre estou)
"Let it go, let it go (Deixe ir, deixe ir)
Can't hold it back anymore (Não posso mais suportar)
Let it go, let it go (Deixe ir, deixe ir)
Turn my back and slam the door (Dou as costas e bato a porta)
And here I stand (E aqui estou eu)
And here I'll stay (E aqui vou ficar)
Let it go, let it go (Deixe ir, deixe ir)

The cold never bothered me anyway (O frio nunca me incomodou mesmo)"



Volar 
"Y hoy puedo volar abrazado a ti y el suelo no
Puedo hallar volar…volar hoy yo siento en ti mi
Libertad volar…volar… se me acaban los días
Y llego hasta el cielo volar…volar… y ya renuncio
A esta pena y sea acaba, junto a ti por que junto a ti por que junto a ti por que junto a ti…

Puedo volar…"



Realmente eles tem estruturas parecidas. Os trechos "Let it go, let it go" e "Volar, volar" assemelham-se semântica e musicalmente. Em uma tradução literal 'Let it go' significa 'deixe ir', mas na versão brasileira 'livre estou'. Este tem mais a ver com o sentido de 'Volar', do que aquele ('deixe ir'). 'Volar' é uma expressão espanhola que significa 'voar', mas também 'viajar a jato' e 'fazer explodir', de acordo com o Reverso Dicionário:














Em uma análise simplista, Elsa não quer voar em Let it go, apenas deixar-se ir ou ser livre. Já Jaime quer literalmente voar, torna-se leve e possuir liberdade. "Mas, Emerson, ser livre e ter liberdade não são a mesma coisa?" Podem até ser, mas devemos ver o contexto completo das canções. 



Temas



Jaime afirma que os temas de Let it go e Volar são idênticos, eu digo que não. É certo que as músicas falam de liberdade e superação (vide tópico anterior), mas elas vão para caminhos e propósitos totalmente opostos. Let it go fala de libertação, mas com o intuito pessoal e individual. Elsa quer libertar-se, tornar-se uma pessoa melhor e estipar as amarguras e dores de sua vida. O personagem de Volar, por sua vez, também experimenta esse processo, mas sua liberdade atinge seus relacionamentos e vida amorosa - não é um efeito positivo em sua vida pessoal, mas sim amorosa. Leia um trecho da música:

"Y hoy puedo volar abrazado a ti el suelo no
Puedo hallar volar…volar… hoy yo siento en ti mi
A esta pena y se acaba junto a ti por que junto a ti por que junto a ti por que junto a ti puedo
Volar... volar…… volaaaaaar"



Em resumo, com a liberdade Elsa adquire superações pessoais e emocionais e o personagem de Volar tem a capacidade de relacionar-se e de ter alguém para amar. 




É plágio?






Em minha opinião Let it go não é plágio de Volar. É certo que algumas estruturas, plásticas instrumentais/melodia e o refrão são parecidos, mas não é o caso de alguém ir até a justiça por isso. Quantas músicas se baseiam em ritmos, gêneros e plásticas musicais de outras? Seria plágio se os compositores de Let it go copiassem palavras, letras e temas e acredito que não houve nada disso. São temas, letras e significados diferentes. Acredito que as autoridades da justiça devem realizar uma análise profunda das letras e contextos das músicas.

E você, acha que Let it go plagiou Volar? Por que? Diga nos comentários! Até a próxima! J-J


Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Emerson
    Não é plágio de jeito nenhum, mas em algumas partes lembra a canção Let it go aahahaha.. Normal,não? Eu acho que foi uma inspiração de uma ou de outra ahaha
    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito também que foi inspiração e não plágio.
      Beijos!

      Excluir
  2. Na minha sincera opinião, não é plágio não.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também não acho que seja plágio. Pode nem ter sido inspiração e os autores de Let It Go podem nem ter ouvido Volar na vida.

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O ideal seria que as autoridades perguntassem para os autores de Let It Go se eles já ouviram a música né? Resolveria metade dos problemas rs

      Excluir
  4. Olá! Tudo bem?
    Quando uma canção é feita inspirada em outra, é fato de que serão bem parecidas.
    Mas tbm não acho que seja plágio esse caso.
    Obrigada por comentar em meu blog.
    Volte sempre! :3

    Bjo,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com você. Plágio é copia, inspiração não é plágio.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tó chocada, não achei plágio, foi inspirado não copiado . Com o tamanho da Disney duvido que vai ganhar . Bom FDS JJ.
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Meu sobrinho de 6 anos tá aqui do meu lado e mostrei, e ele disse: "nada a ver". Confesso que tem algumas semelhanças, mas acredito que tenha sido coincidência mesmo...

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu sobrinho de 6 anos foi mais sensato que o cantor Jaime Ciero. Parabéns pra ele!
      Beijos.

      Excluir
  8. Eita! Não sabia disso.. Mas acho (e espero) que não tenha sido plágio.

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design