terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Séries e estações do ano











As estações do ano estão presentes até mesmo em vocábulos americanos ligados às séries de TV. Elas ajudam a dividir períodos e fases de exibição de seriados, definir as programações da TV norte-americana, mas também a organizar estreias, pausas e os hiatos de cada produção. 

Aliás, o hiatos (hiatus em inglês) ocorre nos feriados de finais de ano, antes ou perto do natal, e duram até meados de janeiro ou fevereiro. Ele coincide também com as férias e é um momento de descanso e descontração. O hiatus serve para organizar melhor a história e enredo, consolidar a audiência, mas também para que os fãs não fiquem tanto tempo sem assistir às séries. Se ele não existisse, ao invés das produções acabarem em maio, elas seriam finalizadas em janeiro. Ou seja: os espectadores teriam que esperar 9 meses por algo novo (Bastante tempo, né?).





Cada um dos períodos e fases de exibição de séries estão ligados diretamente à uma estação do ano. Claro que por serem produções americanas, as épocas do ano dizem respeito ao hemisfério norte. Por exemplo, o hiatus ocorre no inverno; a summer season e summer finale no verão; a mid season na primavera; a winter season no inverno; a spring season na primavera; e a fall season no outono. 

A partir de agora falarei de alguns desses períodos e como eles interferem no mundo das séries.


Summer season




Summer season é um período que compreende os meses de junho a agosto e diz respeito ao verão e às férias escolares americanas, mas também quando  as séries concluem suas temporadas. Conhecido como zona morta, na summer season quase não há lançamentos de novas produções. Os canais abertos norte-americanos, nessa época, costumam exibir reprises e episódios de séries canceladas. Já os canais fechados apresentam novos produtos. 

Durante esse período também há séries que entram em hiatus e param seus trabalhos no meio da temporada. O episódio que antecede a summer season é conhecido como summer finale ou "final da temporada de verão". 

Summer season é conhecido por ser um período de estreias de séries não tão badaladas, mas que podem cair no gosto do público. Este pode até chegar a dizer: "Humm... até que não é tão ruim".

Séries da summer season: Under the dome, Sherlock, Masters of sex, Outlander, The Knick, Orange is the new black, The Leftovers e The Strain.



Mid season





É chamado também de temporada do meio, compreendendo os meses de janeiro a maio e ao inverno e primavera. A mid season está entre uma fall season e outra e surgiu na década de 1960 quando os produtores executivos transformaram as vendas dos espaços publicitários. É durante ela que são anunciadas as renovações, cancelamentos e lançamentos de novas séries. É nesse período que muitos espectadores ficam na bad ao descobrirem que sua série preferida foi cancelada. 

Séries da mid season: Game of Thrones, House of Cards, Silicon Valley, Girls, Faking It, Agent Carter, iZombie, Empire e Demolidor.



Fall season





Um dos períodos mais esperados do ano para os fãs de séries, pois é quando as novas temporadas das produções renovadas estreiam e quando há lançamentos de novas. Fall quer dizer cair e está ligado ao outono, quando as folhas caem das árvores, sendo assim, Fall season refere-se diretamente ao outono e as novidades na telinha. Ela compreende os meses de setembro e outubro. Na natureza, refere-se à transição e colheita; no mundo das séries, à alegria. 

Séries da fall season: Doctor Who, Supernatural, Grey's Anatomy, Downton Abbey, Agents of S.H.I.E.L.D., The Good Wife, CSI, The Big Bang Theory, Scandal, The Originals e The Vampire Diaries.



 Séries e estações do ano





Os canais televisivos criam períodos e fases que utilizam as estações do ano com inúmeros objetivos, o principal deles é a consolidação da audiência. De fato, o momento mais badalado da tv americana é a fall season, mas isso não quer dizer que possa estrear algo excelente na summer season ou mid season, por exemplo. 

Cada uma das divisões possuem uma função, objetivo e tipos de programas que irão ao ar. Por ser a summer season um período de férias, as séries que estreiam são mais leves e com enredos menos interessantes que as lançadas logo após as férias, em setembro com a fall season. A mid season, por sua vez, é a temporada do meio, um momento de transição, mas dela podem surgir grandes sucessos. 

O Jovem Jornalista em breve passará por um período de pausa e descanso, será o Hiatus de verão - um momento off de organização do blog, pautas, descanso e possíveis novas diretrizes para 2018. Entendo que se o hiatus é importante para as séries, ele também o é para o JJ


Espero que eu tenha conseguido fazer a relação entre as séries e as estações do ano. E vocês, já conheciam esses vocábulos do mundo das séries? Já sabiam os significados de cada um? Digam nos comentários! J-J






Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Ultimamente tenho gostado mais de várias series do Mid Season que da Fall Season.

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Emerson,
    Bacana o post, é bem interessante ver as temporadas neh
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Emerson
    Não sabia nada disso das séries, ahahah Nunca entendi mesmo, mas agora deu pra compreender muito mais, muito obrigada! ahahaha
    Beijos no coração!
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que entendeu, Sheyla. Meu objetivo foi alcançado, então.

      Excluir
  4. As influências do Hemisfério Norte atingem quem mora no Sul. Na Argentina o seu campeonato de futebol segue o calendário europeu onde uma temporada começa num ano e termina no outro. No Brasil há gente que defenda a mesma ideia ao Campeonato Brasileiro, mas descartada de vez por conta de nosso clima. Hoje vi no programa "Encontro" (Globo) a sugestão de um especialista em vendas a uma moça que vendia produtos de verão. A dica que ele deu é mirar seus negócios ao mercado americano e europeu onde lá estará mais quente em junho a agosto enquanto o frio estará aqui neste período. Não por acaso a comida no Natal é pesada, pois lá no Norte está frio enquanto é quentíssimo em dezembro. É por isso que os "hits" musicais estrangeiros, as copas do mundo e as olimpíadas surgem no meio do ano. Parabéns pelo registro, Emerson. É material para bastante suíte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário bastante enriquecedor e importante, colaborador Layon Yonaller. Quem sabe em um futuro próximo não surjam mais suítes sobre isso? Durante a Copa do mundo será bem interessante perceber como isso funciona.

      Excluir
  5. Ainda não assisti Scandal e Grey´s Anatomy. Comecei assistir Punisher ontem. Você já fez uma review dessa série?

    Inté!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, Gisley. Estou bem atrasado com as séries da Marvel. Falta eu ver a segunda de Demolidor, Punho de ferro e Os Defensores, além dessa e de tantas outras. Um dia farei um review dela, prometo.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design