terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A bossa nova no mercado sonoro gospel




Um dos ritmos brasileiros mais consagrados de todos os tempos, a bossa nova, tem ganhado espaço no mercado sonoro gospel. Em janeiro do ano passado (2017), por exemplo, o cantor André Valadão lançou o Bossa Worship - que consiste em uma obra do estilo, com regravações de hits famosos na língua inglesa. De acordo com André, foi desse modo a seguir que o projeto foi concebido (com grifos):

"A língua inglesa é a mais falada em todo mundo, e o nosso ritmo brasileiro #BossaNova é agradável ao ouvido de todos! Durante um bom tempo relutei em começar a registrar isto que sempre tive no coração. Mas a hora chegou! O tempo de #Deus é perfeito! (…) E a minha oração é que estas canções que já tocam a vida de milhões de pessoas, agora toque também com o nosso ritmo."


O cd tem a melodia que já se conhece da bossa nova, com teclados, saxofones e baterias que são tocados na sonoridade do samba - mais melodioso, ambiente e calmo. 

A ideia do cantor foi de exportar esse ritmo totalmente Made in Brazil para o exterior. Esse lançamento é uma forma de difundir ainda mais a cultura musical brasileira, mas em uma língua universal e bastante conhecida. 


Uma publicação compartilhada por Bossa Worship (@bossaworship) em



É importante ressaltar que Tom Jobim e Vinícius de Moraes eternizaram Garota de Ipanema (1962) - que tornou-se o hino da bossa nova e parte do legado brasileiro. Ela foi uma canção tão significativa que foi tocada em várias produções gringas (filmes, séries, etc) e até mesmo relançada em inglês (Versão cantada por nada mais, nada menos que Frank Sinatra).  






Esse é o seu poder. Capaz até mesmo de atingir o público gospel.




Um pouco de história


A bossa nova é um gênero musical genuinamente brasileiro originado no final dos anos 1950 e lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e cantores e/ou compositores da classe B da zona sul carioca. Ela tem influências do samba e do jazz. De acordo com informações da Wikipédia, era um ritmo conhecido por beber de outras fontes:

"[...] o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba na época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano."


Esse estilo musical possui sofisticação e complexidade ímpar, e combina bastante com ambientes da alta sociedade e até mesmo restaurantes requintados.  

Já parou pra pensar o por quê de utilizar-se o termo "bossa nova" para esse ritmo? Nova é um termo bastante óbvio e refere-se a uma novidade musical. Já o termo bossa tem a ver com os sambas de breque, baseados no talento de improvisação. A palavra apareceu pela primeira vez na década de 1930, na música São coisas nossas, de Noel Rosa:

 "O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...)".



Todas essas características são visíveis no álbum Bossa Worship, de André Valadão. Um projeto, que apesar da originalidade, não foi a primeira obra gospel do gênero.


Outras Bossas Nova gospel...


André Valadão, um pouco antes do lançamento da obra, disse que Bossa Worship tratava-se do "primeiro disco de bossa nova gospel que existe". Contudo, realizei várias pesquisas e descobri que tiveram pelo menos dois cds bossa nova gospel antes deste. São eles, Novidade de Vida (1982) da dupla Edson e Tita e Amado da minha alma (2014) de Eliene Nunes.



Novidade de Vida (1982)






Este é o primeiro cd de bossa nova gospel brasileiro. Ainda em formato de vinil, ele contou com a participação de vários cantores e compositores e em 2015, foi considerado  por vários historiadores, músicos e jornalistas como o 17º maior álbum da música cristã brasileira. Na parte instrumental, o cd contou com flauta, violão, trompete e fliscorne. 

Abaixo trago-o completo (O cd foi disponibilizado no Youtube). A obra possui musicalidade, arranjos bem elaborados e um ótimo vocal. Ouça:







Amado da minha alma (2014)







Em seu primeiro cd a cantora Eliene Nunes trouxe como diferencial de adoração a "MPB, bossa nova e samba", de acordo com sua fanpage. É interessante perceber a influência musical da artista, que em sua foto de capa posa em frente a uma estante que contém um disco da Jovem Guarda, por exemplo. 








Escolhi a música Promessas para ilustrar o álbum. Nela Eliene Nunes bebe da fonte da bossa nova e cria uma canção alegre e revigorante, mas de forma comedida. Percebe-se a leveza do samba e da MPB. Assista:







Observações sobre os cds








Bossa Worship, Novidade de Vida e Amado da minha alma trazem um estilo musical não tão comum no cenário musical gospel. Todos bebem da fonte da bossa nova, MPB e samba, contudo, uns são mais bem sucedidos que outros. 

Bossa Worship traz bons arranjos instrumentais, mas pouca originalidade nas letras, já que trata-se de regravações internacionais. Há pouca ousadia musical nas faixas que revelam certa monotonia de ritmo e melodia.

Escolhi a regravação de The River para ilustrar esse cd, pois ela é a mais diferente e a que mais gosto.







Serão lançados clipes das músicas desse cd que foram gravados no Rio de Janeiro e na região da Lapa, como mostrou uma postagem do Instagram do Bossa Worship:






Novidade de Vida, dos três, talvez seja o mais interessante. A começar pelas letras originais e a diversidade de ritmos nas faixas. Há músicas calmas e outras animadas.

Amado da minha alma, por sua vez, consegue trazer a bossa nova para canções na nossa língua. Achei a cantora Eliene simpática e com uma voz interessante. 



É válido explorar esse ritmo no ambiente gospel, uma vez que ele é conhecido no Brasil. Também é pertinente exportá-lo para outros lugares e países, seja através de músicas em português ou em inglês. Enfim, fiquei feliz por essa versatilidade no mundo gospel e por ter encontrado um novo estilo para ouvir. 

Encerro o post de hoje com o bonustrack Rio de Janeiro do Diante do Trono. A canção tem o ritmo de bossa nova e foi feita em homenagem à cidade durante a gravação de Príncipe da Paz (DT10) na Praça da Apoteose (RJ). J-J







Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. Ahh amei o post :D
    Feliz Ano Novo!!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal ter bolsa nova nesse mercado, não escuto música gospel mas quem escuta deve curtir!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Carla. Ótimo ter esse estilo no mercado gospel.

      Excluir
  3. Não sou ligada muito a este estilo musical, mas adorei o post.

    Um beijo e Feliz 2018!

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  4. Interessante, uma grande história da música :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei o Post, estou às ordens
    Eliene Nunes
    https://youtu.be/V0Ju_qcjqa4

    ResponderExcluir
  6. https://youtu.be/_VqbzBeuqXw
    "Je te chante" Album Amado da minha alma - Eliene Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvirei a música com todo o carinho em breve.

      Excluir
  7. Querido, muito obrigada pela citação. ÀS ORDENS 61 999846767

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design