quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Arquiteto italiano Federico Babina cria ensaio para discutir doenças psíquicas e mentais



O arquiteto e designer italiano Federico Babina recentemente chamou a minha atenção por criar uma série de ilustrações para um ensaio intitulado Archiatric (Arquitetônico), em que faz diversas analogias entre doenças mentais e psíquicas com construções e obras arquitetônicas. Resolvi trazer esse ensaio por estamos na campanha Janeiro Branco - um projeto dedicado à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental (Você pode ler mais a respeito aqui).





Antes de falarmos do ensaio propriamente dito, é importante perceber o estilo de Federico Babina. Ele é um amante das formas e estruturas e suas obras são inspiradas na arquitetura. Possui um estilo geométrico bastante próprio e único ao utilizar elementos surreais, além de trazer certo humor ao seu trabalho. Abaixo separei algumas ilustras para que entendam suas peculiaridades:





Babina, então, criou o projeto Archiatric com 16 ilustrações que ao mesmo tempo são abstratas e fantasiosas, mas também reais, principalmente para quem vive na pele algum desses transtornos. 

Imagino a dificuldade do artista italiano de apresentar as doenças visualmente, uma vez que só quem sabe o que significam é quem já sofreu por causa delas. Mas ele consegue, com tato e delicadeza, ilustrá-las, além de trazer um conceito que todos nós podemos refletir: que o nosso corpo é uma casa que precisa ser cuidada e preservada e que muitas vezes ele, assim como a casa, pode ser destruído, abalado, mas também reconstruído. 

Desse modo, Babina ilustrou as seguintes doenças: Bipolaridade, Fobias, Paranoia, Dislexia, Transtorno Alimentar, Transtorno Dissociativo, Transtorno de Gênero, Narcolepsia, Ansiedade, Depressão, Insônia, Demência, TOC, Alzheimer, Esquizofrenia e Autismo. Abaixo você pode conferir a representação de cada uma delas:


































































Para dar mais veracidade e entendimento ao seu trabalho, Federico Babina criou um vídeo no Youtube que traz cada uma das ilustrações em movimento. O resultado ficou mais reflexivo e espetacular ainda. Assista:






Vejo que em um mês como esse (Janeiro Branco), o projeto Archietric é fundamental para a conscientização das pessoas sobre doenças psíquicas e mentais, bem como acalora e torna mais evidente as discussões sobre Saúde Mental, algo de suma importância para a humanidade.

Gostou do ensaio? Ele chamou sua atenção? Diga nos comentários! J-J


Mais informações
Site



Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. Projeto interessante e impossível não chamar a atenção!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que bom que você você se identificou com o ensaio.
      Beijo!

      Excluir
  3. Nossa, muito interessante, pode parecer estranho, mas é de arrepiar ao observar os detalhes..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá JJ tudo bem???


    Feliz Ano Novo!!!

    Não conhecia essa artista, mas gostei da ideia dele...


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com o trabalho, é realmente algo sério a ser tratado e observado, existem pessoas as vezes próximas a nós que passam por certas situações e não sabemos.

    Amei a matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Conhecer mais desses transtornos é fundamental.

      Excluir
  6. Meu irmão tem autismo e adorei a ilustração dele sobre o tema, lindo trabalho!

    http://www.barbaradoblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. Espero que continue sabendo como lidar com ele.

      Excluir
  7. Nossa, que encantador. Muita inteligência e sensibilidade.

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou besta com a precisão que ele revelou o estado emocional de cada pessoa que enfrenta esses distúrbios mentais. O da depressão e da ansiedade foram os melhores na minha opinião.

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design