terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Janeiro Branco: A saúde mental e emocional precisa ser discutida



Janeiro é o primeiro mês do ano. Um tempo de reflexão, planejamento de objetivos e metas. Desde 2014, nesse período, diversas iniciativas são realizadas a fim de discutir assuntos ligados à saúde mental e psíquica, é o chamado Janeiro Branco. Esse projeto é seríssimo e importante, uma vez que a depressão, suicídio e doenças mentais tem crescido na sociedade contemporânea.

Esse post terá o intuito de discutir os seguintes tópicos: Origem do Janeiro Branco; O que é?; Objetivos; Por que janeiro e por que a cor branca?Ações; e Vídeos e propagandas sobre o Janeiro Branco.


Origem do Janeiro Branco


A campanha Janeiro Branco é recente, tendo sua origem em 2014 em Minas Gerais. Nessa época, profissionais da saúde, psicólogos e psiquiatras perceberam a necessidade de discutir e alertar sobre temas de saúde mental e psíquica. Em seu início foram realizadas palestras e divulgação online do tema. 

Atualmente a campanha ganhou maior aderência de colaboradores, psicólogos, psiquiatras e pessoas comuns. O interesse em ajudar na divulgação cresceu, bem como aumentou o número de palestras e mesas de debate sobre o assunto.

Institucionalmente, a campanha tornou-se oficial em Campinas (SP) em setembro de 2016, a partir da lei 15.303 - conhecido como mês Janeiro Branco. Creio ser interessante a legalização dessa data por todo o Brasil, pois quanto maior a divulgação e conscientização, maiores as possibilidades de manter a mente saudável e menores os índices de adoecimentos e suicídios.


O que é?


Por ser uma campanha recente, é possível que muitos não saibam o que o Janeiro Branco significa. Ele nada mais é do que uma mobilização em favor da saúde mental, de modo que esta se evidencie durante todo o mês de janeiro através de reflexões e discussões. 

A saúde mental é uma área de extremo valor, mas que não é tão discutida e/ou cuidada. Geralmente nos preocupamos com a saúde física, por ela ser visível e "mais fácil" de ser tratada, mas não com a saúde mental. Esta última também merece ser conhecida e tratada, uma vez que ela é um estado de equilíbrio capaz de gerar bem-estar ao indivíduo e à sociedade como um todo. 

Ainda nos dias atuais a saúde mental, bem como as doenças psicológicas e psiquiátricas são tabus. Preconceito e falta de conhecimento são perceptíveis. Muitos não querem discutir esses temas, muito menos lidar com pessoas com depressão, ansiedade, fobia, pânico, esquizofrenia, entre tantas outros transtornos psicossomáticos. Por esses motivos, a campanha Janeiro Branco tem seu valor, ao quebrar tabus, desvendar os olhos da população, esclarecer dúvidas sobre esses temas, além de mostrar a importância da saúde mental e de consultas em sets terapêuticos para todos (Existe o preconceito que pessoas com a saúde mental em ordem não podem frequentar psicólogo. Algo totalmente errado).

A entidade Viva Bem elaborou um vídeo explicando mais sobre o Janeiro Branco. Assista:







O conceito de Saúde mental engloba o que?






Desde o início desse texto falo desse conceito, mas o que ele realmente significa e engloba? Basicamente duas vertentes, são elas: a ausência de transtornos mentais e a capacidade de reação equilibrada e adequada às circunstâncias, condições e obstáculos da vida. 

Em minha opinião, a saúde mental é uma necessidade de todos os indivíduos em vários âmbitos (social, familiar, espiritual, laboral, etc), uma vez que ela é de suma importância para atuarmos com equilíbrio e capacidade. 


Objetivos

O objetivo principal do Janeiro Branco é a reflexão da importância da saúde mental e o conhecimento das emoções e sentimentos. Além desse, o site Psico Online listou outros 5. Abaixo eu os reescrevi para facilitar o entendimento: 

1- Definir janeiro como mês de reflexão e iniciativas contra o adoecimento emocional das pessoas; 

2- Alertar sobre temas de saúde mental e emocional;

3- Incentivar as pessoas a refletirem sobre suas vidas e se elas investem em saúde mental e emocional;

4- Invocar as mídias e instituições sociais sobre a importância da campanha na vida das pessoas; e

5- Contribuir para a construção, fortalecimento e disseminação da Cultura da Saúde Mental. 




Por que janeiro e por que a cor branca?

Janeiro é conhecido por ser um mês reflexivo, mas também por significar recomeços e inícios de novas atitudes. É com esse propósito que ele foi escolhido para reflexão sobre saúde mental: é possível reconstruir a saúde mental através de novas oportunidades. 

Além disso, o primeiro mês do ano é naturalmente terapêutico. A proposta, então, é criar uma campanha que o use como ponto de partida inspirador e motivador. E nada melhor que começar o ano com a possibilidade de ser mais saudável mentalmente falando, né?

Mas por que a cor branca foi escolhida para representar a campanha? Sabemos que o branco é a cor que origina todas as demais. Ela é o somatório de todas as outras. Levando para o sentido da campanha, significa o agrupamento de projetos e experiências de um indivíduo. 

É uma folha branca que nos dá a possibilidade de criar ideias, realizações e colocarmos nossa criatividade em ação. Assim, a partir dessa folha qualquer pessoa tem a chance de escrever ou reescrever histórias. Levando para o Janeiro Branco, as pessoas podem escrever ou desenhar uma nova percepção de saúde mental sem tabus ou preconceitos.





Ações da campanha

Elas compreendem diversas atividades criativas, como: palestras-relâmpago de 20 minutos em ambientes públicos ou privados; rodas de conversa e dinâmicas interativas rápidas em empresas; exibições de filmes sobre Educação e Saúde mental em escolas; distribuição de poesias em ampolas em praças; exposição de arte e oficinas artísticas em ambientes terapêuticos, CAPS e hospitais-dias. 

O site Janeiro branco disponibilizou vários exemplos de ações que podem ser desenvolvidas durante a campanha. Gostei das possibilidades, contudo não da forma em que elas foram dispostas. Ao invés de vídeos com explicações em off, textos seriam mais eficazes, mas dá para extrair bastante coisa interessante.


Vídeos e propagandas

Em pesquisas na internet encontrei vários vídeos e propagandas sobre o Janeiro Branco. Veja algumas delas:


Psico Online.com


Em apenas um minuto essa entidade conseguiu resumir o que é o Janeiro Branco, objetivos da campanha, etc. Veja o vídeo Qual a cor da sua emoção? desse ano:






Também tem esta abaixo, onde se pergunta: Qual é a cor da sua emoção? e se fala que a vida tem a cor que a gente pinta. Também a achei bastante interessante. Aprecie:







Janeiro Branco 2017



Você teria o poder de impactar alguém em apenas 15 segundos? Os idealizadores desse vídeo conseguiram. Assista:








Janeiro Branco: Ações em saúde mental (Translog)


Esta traz uma boa mensagem, excelente música (Paradise- Coldplay) e belas captações de imagens. Vale a pena ver:








Janeiro Branco - O que te faz bem? (Cruz Vermelha Paraná)


Achei muito interessante como a peça visual é construída a partir da pergunta O que te faz bem? e a resposta de várias pessoas. Essas foram variadas, criativas e surpreendentes. Assista:







Como a campanha Janeiro branco pode ajudar as pessoas?







Já parou para pensar como essa campanha pode ajudar as pessoas? É um projeto que tem muito a colaborar e acrescentar na sociedade. Várias iniciativas, propagandas e ações criativas podem ser colocadas em prática para melhorar a vida das pessoas e suas saúdes mentais e emocionais. Com uma pequena atitude você pode fazer alguém feliz e melhor.


Já conhecia o Janeiro Branco? Gostou das ações e vídeos a respeito? Diga nos comentários! J-J


Mais informações
Site
Canal no Youtube


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Importante essa atenção especial para a Saúde Mental. Achei bacana demais a campanha!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar, mas achei super interessante. Há curiosidades muito engraçadas!


    Beijinho || Daniela Silva | Blog

    ResponderExcluir
  3. Nada vale a nossa saúde mental. Não conhecia de fato, mas muito legal essa campanha.

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada vale mesmo. Nossa saúde mental é muito importante.
      Obrigado por comentar.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não sabia da campanha, mas adorei. Acho muito bacana ter várias datas e campanhas ligadas à saúde mental, durante o ano, pois só assim pode ocorrer uma mudança.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que legal JJ, acho muito bacana esse mês tirado para conscientização da população sobre certos problemas que existem em nossa sociedade!

    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design