segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Prevenção ao suicídio pode, sim, ser apoiada com sorriso nas redes sociais e isso não é ficar de brincadeira!

ATENÇÃO: É necessário interpretar o post a seguir para não haver entendimentos errados. E para os depressivos que lerem esse texto, saibam que podem contar com meu sorriso, ombro amigo e ouvidos.


Os "elementos" do post de hoje.



Semana passada (13) publiquei uma foto de perfil temporária no Facebook em apoio à campanha do Setembro amarelo. Bastou isso para uma pessoa me criticar e dizer que "eu estava de brincadeira com o suicídio nas redes sociais", talvez por conta do meu sorriso, gesto ou legenda. Essas são as hipóteses e deve ser por conta delas mesmo a crítica. Acontece que  a prevenção ao suicídio pode, sim, ser apoiada com sorriso nas redes sociais e isso não é ficar de brincadeira e eu vou explicar o porquê no post.

Preciso deixar claro nessa introdução que a única pessoa que será exposta nos comentários da minha postagem será eu, porque acredito que o que o indivíduo disse é mais importante do que ele é íntima e profissionalmente. Desse modo, não irei levar (Em hipótese alguma!) a discussão para aspectos pessoais e/ou profissionais.

Neste post, então, falarei desses assuntos: a minha foto de perfil temporária; a crítica que recebi, as compreensões; e também que a prevenção ao suicídio pode ser apoiado com um sorriso no rosto.  



A foto temporária 'polêmica' de perfil



Essa foi a foto que postei em apoio ao Setembro amarelo. Um sorriso largo no rosto e o meu dedo apontando para a minha garganta. Ela não é uma imagem recente. Creio que seja de 2015 - inclusive a coloquei no post Setembro amarelo: ilumine o mundo de boas ideias ano passado. Quem lembra? Irei utilizar a própria explicação passada para a foto:

"Eu, por exemplo, atualizei a minha foto de perfil com uma imagem pra apoiar o evento - camisa amarela e apontando para a minha garganta, 'por que falar é a melhor opção'." 


Foi por conta do slogan Por que falar é a melhor opção que eu apontei para a minha garganta (A voz não sai da boca, mas das cordas vocais!). O slogan fora criado juntamente com o início da campanha, em 2014, com o objetivo de incitar o desabafo das pessoas depressivas, e o estar aberto a ouvir. Veja o que O olho da história falou sobre o Setembro amarelo:

"Assim surgiu o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção."


O motivo de ter sorrido na imagem não foi para ficar fotogênico, muito menos para menosprezar o suicídio, mas para mostrar às pessoas depressivas que elas podem contar com a minha alegria e o meu sorriso. 

Por último, escrever "Você não quer morrer! Fale comigo pelas redes sociais ou pelo Whatsapp", não foi com o intuito de diminuir a pessoa depressiva ou de "ficar de brincadeira nas redes sociais" com o suicídio, mas de mostrar que, na verdade, o que elas querem é acabar com o sofrimento e que elas podem contar comigo, mesmo que eu não seja um psicólogo formado, até porque as pessoas saem do fundo poço, em primeiro lugar com a ajuda de um psicólogo e depois com a de amigos, familiares, etc

Mas nem todo mundo entendeu isso...



Crítica




Procurei interpretar o comentário da pessoa minuciosamente para compreender, realmente, o que ela quis dizer e não intercorrer em erros interpretativos. Na minha resposta não procurei ofender o indivíduo, muito menos fugir do que ele havia dito no comentário. Irei transcrever a crítica:

"Eu entendo que esse é um assunto muito sério para ficar de brincadeira nas redes sociais."


Em uma análise minuciosa, percebi que o autor do comentário se referia a três aspectos da expressão "ficar de brincadeira" e eu irei comentar cada um deles. Vamos lá?


1- A "brincadeira" de ajudar as pessoas nas redes sociais por meio do diálogo: Uma das primeiras interpretações que veio à minha mente foi esta, por conta do que escrevi na legenda da foto. Entendi que um leigo não pode ouvir uma pessoa depressiva e que esta é uma tarefa somente para psicólogos. Sim! Profissionalmente essa alçada é da psicologia, mas pessoas próximas ao depressivo o ajudam ao escutá-lo, compreendê-lo e fazer com que se sinta importante. 


2- O "menosprezo" ao suicídio: Essa hipótese pode ser dada ao que falei no início da legenda (Você não quer morrer!). Para essa pessoa, isso soou como menosprezo ao suicídio e à dor, mas eu mostrei justamente o contrário no tópico anterior.


3- O tom 'tá de brinks né?' da foto: Para a pessoa eu não poderia sorrir, nem apontar para a minha garganta ao falar de "um assunto muito sério". O que é uma ideia totalmente errada.


É interessante alguém demonstrar sua opinião começando-a com a expressão "EU ENTENDO", pra logo depois vir com críticas severas e infundadas de uma má interpretação das coisas. A minha resposta foi a seguinte (com grifos):

"Não há brincadeira em quem está pronto para ouvir, oferecer um sorriso e um ombro amigo."


Foi com esse sentido que postei a foto, sem rodeios, filtros ou segundas intenções. Fiquei em paz porque tiveram pessoas que compreenderam realmente a foto...



Compreensões





A foto temporária de perfil obteve 19 CURTIDAS e 2 COMENTÁRIOS compreensivos (até a composição desse post). Irei transcrevê-los agora:

"Isso mesmo! Dizer que se importa é o primeiro passo! Ouvir é o caminho para descobrir, juntos, uma saída!"


"Obrigada, amigo!!!"



Comentários que interpretaram corretamente o que havia escrito e apresentado visualmente. Comentários de pessoas que perceberam que eu não "fiquei de brincadeira com um assunto sério". Pelo contrário, FUI SÉRIO, SINCERO E AMIGO!





Amizade e estar 'a todos os ouvidos' que podem ser vistos nessa resposta:

"Por nada, amiga. Estou aqui para o que precisar."



Prevenção ao suicídio e o sorriso no rosto


De onde saiu a ideia que não se pode ser lúdico, sorrir ou demonstrar alegria ao apoiar a prevenção ao suicídio? Aliás, a série 13 reasons why foi duramente criticada por retratá-lo de forma teatral e romântica. Tal retrato não significa que a produção deixou de ser séria ou de alertar sobre um problema sério. Por outro lado, um psicólogo e um fotógrafo criar um ensaio artístico e teatral sobre depressão e doenças mentais e emocionais, não quer dizer que eles "ficaram de brincadeira" com o tema. 

O Setembro amarelo não é, necessariamente, somente aderido por psicólogos e entidades de psicologia. É certo que a campanha foi criada por esses profissionais, mas qualquer pessoa leiga, comum ou famosa pode abraçar e apoiar a causa, de forma séria, sincera e importante. É claro que ninguém ocupará o espaço de um profissional e meterá o bedelho em questões técnicas, científicas e profissionais. Há um certo limite que deve ser obedecido. Ou seja, há diferença entre receber um sorriso e um ombro amigo de alguém e receber as instruções profissionais de um psicólogo. Mistério nisso não há!

A abordagem da prevenção ao suicídio - seja na mídia, redes sociais ou qualquer outro meio - é o grande cerne da questão. Saber como tratá-la sem incitar a prática é um desafio. Como falar do tema? Com a cara séria? Sem mostrar cenas chocantes? Sorrindo? Não há uma forma única, mas sim a conveniente e que procura informar e alertar. E isso pode ser de maneira lúdica, entretida e divertida. Por que não?

Fazendo pesquisas na internet me surpreendi como o tema foi retratado (Não só por psicólogos ou entidades de psicologia) e já adianto: com sorrisos, dedinhos felizes, música e flores... FLORES AMARELAS.

A primeira propaganda que chamou a minha atenção foi a da Polícia Federal divulgada no dia 01 de setembro desse ano no Twitter que traz duas amigas se abraçando e - adivinhem só? - sorrindo! Sorrindo não, GARGALHANDO!


"Falar é a melhor solução. Ouvir é a melhor ajuda". Quer slogan mais forte que esse?




A segunda propaganda que me surpreendeu foi da Cruz Azul: Saúde e Educação. Nela tem muitos aspectos lúdicos e divertidos, como a composição do design e os dedinhos com rostinhos felizes. Veja se não é a coisa mais fofa do mundo:






Por último, a cantora Ana Nóbrega espalhou alegria e descontração no Instagram com posts de apoio ao Setembro amarelo em que estava sorrindo, com flores amarelas e também cantando um trecho de uma bela canção. 



Eu amo a Bíblia porque ela conta todo tipo de história: as mais lindas, e as mais trágicas também. Por que? Porque é um livro sobre a nossa vida, a passagem do ser humano nesta Terra, e este enfrenta aqui dias bons e dias maus. Sabe o personagem #Jó ? Ah, se você nunca leu, nao sabe o que está perdendo! A Bíblia diz que ele tinha tudo do bom e do melhor. Tinha esposa, filhos, bens, muitas riquezas, e era um homem temente ao Senhor. Mas... Mas um dia ele perdeu tudo. Tudoooooo! E ainda ficou muito doente! Coisa pouca, não! E começou a desejar a morte, bem como amaldiçoar o dia em que nasceu. Também, pudera! Era muito sofrimento. Só que #Jo não sabia que tudo estava no controle do Senhor e que em meio a toda aquela angústia terrível, ele conheceria a Deus como nunca antes. É tanta lágrima que embaça o aprendizado, não é? Agora, veja só: o livro de #Jo termina dizendo que o final de sua vida foi melhor que o começo. #Jo teve tudo, tudo, tudo outra vez, só que uma condição: muito melhor do que antes! Já pensou se ele tivesse desistido? Já pensou se tivesse morrido? Ele não viveria tudo que já estava preparado. Os seus melhores dias lhe aguardavam! Uhuuulllll! Não quero minimizar o seu sofrimento, mas se você está com pensamentos de morte, depressão, pânico, achando que é o fim, eu digo que NÃO É! Você nem imagina o que Deus tem preparado se O buscar de todo coração. Eu sei que #vocenaoquermorrer ; #vocesoestacansado .💛 #setembroamarelo #Jesus #VidaAbundante #EuOroPorVoce #ProcureAjuda #TrocoAsRosasVermelhas #PelasAmarelas
Uma publicação compartilhada por Ana Nóbrega (@ananobrega) em

Confesso que o sorriso da Ana foi mais bonito e acolhedor que o meu, mas tá valendo. Destaco um trecho do que ela disse na legenda:

"Eu sei que #vocenaoquermorrer ; #vocesoestacansado .💛 #setembroamarelo #Jesus #VidaAbundante #EuOroPorVoce #ProcureAjuda #TrocoAsRosasVermelhas #PelasAmarelas"




"“Eu disse: “Misericórdia, Senhor! Cura-me, pois pequei contra ti”.” ‭‭Salmos‬ ‭41:4‬ _____ Eu convivi com uma pessoa que sofria de depressão. Ela frequentava a igreja, sorria para todos mas quem a conhecia mais a fundo, sabia as batalhas emocionais que ela enfrentava. Eu me perguntava: "Por que a cura do Senhor não penetra o seu ser? O que há de errado?" E outras indagações me perturbavam a respeito daquela pessoa. Eu a amava e queria vê-la bem! Um dia fiquei sabendo que, no passado, ela havia (sem mais detalhes) tomado o marido da sua própria irmã. Antes de julgá-la, olhe para as suas misérias e debilidades. O fato é que esse acontecimento a empurrou para um poço profundo e quase eterno da perturbação emocional. Ela ficou com o amor de sua vida, mas os demais amores ( sua família, amigos da família, e o amor para consigo mesma) foram estremecidos. São episódios como esses, ou outros quaisquer, que desencadeiam processos depressivos, angustiantes, que nos levam a desejar a morte. Depois do frisson de conseguir o que tanto quer, o ser humano começa a ponderar tudo o que fez, cai nas prisões da culpa e vergonha, e pensa que não há nada a ser feito. Isto é MENTIRA! "Há tempo de matar, e há tempo de CURAR" As pessoas que você ofendeu, magoou, feriu, estão esperando um pedido de perdão, um abraço, uma mensagem, um retorno seu. E nisto está a CHAVE DA SUA CURA! Você precisa crer no poder que há por detrás de uma atitude como esta. Foi por isso que Jesus se entregou: para pedir perdão ao Pai em nosso lugar. Ele, que não tinha pecado, assumiu todos os nossos erros e diante do Pai clamou e clama por nós: "Perdão!" Precioso Ministério da Reconciliação! Ele sabe como é bom "ficar de bem" com o Pai e com o nosso próximo PARA QUE TENHAMOS PAZ. Você quer paz? Pense bem e aja! Reconcilie-se com Deus e com seus irmãos. Os próximos dias podem ser sobrenaturais! Amo vcs! #setembroamarelo #trocoasfloresvermelhas #pelasamarelas #vocenaoquermorrer #soestacansado #Jesus
Uma publicação compartilhada por Ana Nóbrega (@ananobrega) em

Este post também foi muito legal, mas nele Ana não está sorrindo.







Neste a artista colocou um trecho do clipe da música Isso é que é viver em apoio às pessoas depressivas, disponível no Você Adora. Ana canta com entusiasmo e alegria, assim como a canção suscita. Vamos a um trecho da legenda (com grifos):

"Setembro já chegou e com ele, a conscientização contra o suicídio. 💛🌻 [...] A caminhada, muitas vezes, não é fácil, não é mesmo? Enfrentamos muitas dificuldades, momentos de tristezas e aflições. Mas enquanto os nossos olhos estiverem nas circunstâncias e não em Jesus, fracassaremos. Que os nossos olhos estejam sempre na cruz! Te convido a correr no canal do Você Adora e conferir o vídeo “Isso É Que É Viver”. #setembroamarelo #issoequeeviver"


Já que ela nos convidou, então vamos ver o clipe né?!








Sorria!


Não há problema algum em sorrir e demonstrar alegria ao apoiar a prevenção ao suicídio. Sorrir nessa ocasião tem um motivo: o de contagiar o outro com bons sentimentos. E quem, nessa situação, recusaria um sorriso, abraço ou ombro amigo?! Aliás, agir assim pode ajudar, e muito, a pessoa depressiva. Até mais do que falar e expressar-se verbalmente. Demonstrar carinho e dizer pra ela "Eu posso te ouvir, posso ser seu ombro amigo. Desabafe comigo" tem efeitos inimagináveis e inenarráveis.

É claro que o depressivo deve procurar ajuda especializada de um psicólogo, do Centro de Valorização à Vida (CVV) ou pode ligar no 141 , mas em conjunto com isso pode contar com amigos e familiares.

E pra finalizar, quero que os programadores do Facebook coloquem o mais rápido possível a reação Aff para curtir comentários como esse que recebi. 'Né non'? J-J







Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. Oiii Emerson, então eu cheguei vê milhares de fotos no Facebook incentivando a campanha, achei muito bonito, eu acho que as pessoas estão querendo é causar saber, a gente não pode postar nada que somos bombardeados até mesmo num gesto lindo que você fez, sempre vai ter alguém falando coisas desagradáveis..ta chato esse mundo moderno.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Acho tão acolhedor quando você esta pra baixo e tem alguém pra te ouvir com um sorriso amável.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Apoio essa campanha pelo Aff, viu? A sua iniciativa foi muito bacana, não se intimide nem fiquei triste pelo comentário sem noção. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito essa nova reaction. Não fiquei triste. Pelo menos eu expus meu pensamento.

      Excluir
  4. Acho a iniciativa bem bacana, mas acho que só adicionaria que quem faz isso tem que estar disposto REAL à ouvir sabe? Ano passado vi muita gente compartilhando mas na hora H saía de fininho e claro, se não sabe o que falar tente indicar um psicólogo ou psiquiatra conhecido ou gratuito.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou em um ponto muito importante. Não adianta atuar nas redes sociais e dizer que se importa e na hora h fazer justamente o contrário.

      Excluir
  5. Eu acho que é MUITO importante a gente estar à disposição para oferecer um sorriso e ouvir a pessoa. Porque é aquela coisa, a pessoa que se suicida ela não quer acabar com a vida, ela quer acabar com a dor. E ter alguém pra dividir essa dor, pode ajudar muito.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana essa campanha, Emerson... tanta gente precisando de um sorriso, apoio;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a intenção de ajudar e de importar de verdade podem, sim, fazer o dia de alguém melhor. <3

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Sem sombras de dúvidas, Clara.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design