quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Desenhos nos objetos




Você já enxergou desenhos em nuvens, objetos ou cenários? Essa é uma prática comum entre algumas (Não todas!) pessoas, embora todos nós possamos sentir esses efeitos. O artista Keith Larsen tem chamado a atenção por conta de suas ilustrações. Ele enxerga desenhos em objetos. Ele criou um Instagram recentemente (9 de junho), onde coloca suas artes, ao lado dos objetos reais. Já são 20 ilustrações e 30 mil seguidores na rede social.

Keith Larsen realiza um trabalho criativo, assim como o desenhista Javier Perez que já foi falado aqui no blog. A obra de Perez tem semelhanças com a de Larsen: ambos utilizam objetos do cotidiano; mas também tem diferenças: Perez agrega o objeto à sua arte e Larsen faz uma arte baseada no objeto.

O artista é americano e também trabalha com mídia e som, além de fazer poesias a partir das imagens criadas por ele. Veja como Larsen se descreveu a próprio punho em seu site. Obrigado pela tradução, Thiago Nascimento! (com grifos):



"Hey, eu sou Keith Larsen. Obrigado por visitarem meu site! Eu estou escrevendo isso a mão para mostrar agora o quanto eu admiro vocês tirando o tempo para navegar. Eu espero que vocês gostem do meu trabalho e apreciem o tempo e esforço que eu coloco em tudo que faço.

Por que áudio? Música e som sempre tiveram um grande impacto na minha vida. Ou Música ressoaria com o meu humor, ou me ajudaria a me desafiaria. Eu sempre apreciei isso, e quero estar envolvido em fornecer esses sentimentos especiais.

Áudio é uma arte que sempre vai me interessar. Tem sido uma das coisas mais desafiadoras para aprofundar, e eu amo um desafio. Som é um daqueles fenômenos naturais que você não consegue parar de aprender. Todo dia eu aprendo algo novo e melhoro constantemente.

Obrigado!"


Keith Larsen tem uma condição psicológica conhecida como Pareidolia, que é a capacidade do seu cérebro de criar rostos em objetos inanimados, a partir de um padrão codificado. Veja o que significa esse conceito segundo o Wikipédia (com grifos):

"A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares."


Para saber se você tem essa condição, analise a imagem abaixo:




Pra você: é apenas um relógio ou uma cara triste? Se você respondeu a segunda opção você tem pareidolia, assim como o artista! Ele não enxerga uma mochila apenas como uma mochila, uma maçaneta apenas como uma maçaneta, rochas como rochas. Confira algumas das suas ilustrações (para ver o objeto real inspirado, clique na setinha):
















“Pegue meu bico se estiver lavando roupa. Você quase não me vê, talvez uma vez por semana. Como eu não posso ter esse olhar desapontado? Sequei suas roupas enquanto você lia um livro. Eu sou um pato seco e, por um pouco de dinheiro, eu seco as camisas que você lava. Lide com a conta se quiser meu serviço, vire à esquerda para começar. Vejo você na próxima semana, mas por favor, sem vômito da próxima vez”.





Keith Larsen é um artista ao quadrado! Além de criar as imagens, ele ainda escreve poesias divertidas, engraçadas, bobas e fúteis de suas imagens.

O artista viu nessa condição o motivo de seu trabalho e hobby, ele pretende criar mais imagens a partir de sua conta no Instagram, como explicou esse post do Acta Mundi (com grifos):

"Para Larsen, esse fenômeno é a inspiração para sua arte, e fornece um terreno amplo para criar algumas criações divertidas e fantásticas de estilo de desenho animado. [...] E este é apenas o começo para Larsen. Ele criou uma conta no Instagram para crônica de rostos em lugares."



Discussões sobre pareidolia


Pode não parecer, mas esse post pode gerar debates e discussões. Ninguém enxerga algo da mesma forma que o outro. Existem pontos de vista e perspectivas que são diferenciadas de uma para outras pessoas. Por exemplo, os ditados "Está procurando chifre em cabeça de cavalo?" e "Tá achando que focinho de porco é tomada?" nunca fizeram tanto sentido quando se fala de pareidolia

Enxergar desenhos em objetos e nuvens pode ser subjetivo. Creio que já surgiu divergências entre duas crianças, quando uma enxergava um cachorro em uma nuvem, e a outra não enxergava nada e dizia: "Aonde que você viu isso? Não consegui ver nada!". Só essa frase já era motivo pra confusão. Confira o que disse o Wikipédia sobre (com grifos):

"[...] O fenômeno psíquico, diante de uma figura com dados aleatórios, pode variar segundo o ângulo do observador. [...] Dependendo das figuras observadas, podem assumir um aspecto muito subjetivo que varia de observador para observador ao passo que outras mais claramente nítidas, possuem uma mesma interpretação ótica em comum entre vários observadores. Portanto, muito tem que ver com a condição psicológica de cada observador, do que se passa em sua mente."


Uma matéria da Mundo Estranho discutiu por quais motivos algumas pessoas conseguem enxergar desenhos nas nuvens. Mais do que ser um processo aleatório, isso está ligado à experiências e conexões anteriores (com grifos):


"Quando percebemos um som ou objeto, nossos sentidos não analisam as informações captadas de forma isolada. Elas são integradas com conhecimentos e experiências anteriores. Além disso, motivações, emoções, expectativas e o contexto são importantes. Por isso, um fã de mapas pode ver o desenho do Canadá em uma nuvem, enquanto um fazendeiro vê uma ovelha deitada."



E você, também enxerga rostos em tudo à sua volta? Gostaram do trabalho do artista americano? J-J



Mais informações

Site: https://www.keithlarsen.me/ 
Facebook: facebook.com/thefaceswithinplaces
Instagram: https://www.instagram.com/thefaceswithinplaces/



Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Que legal! =) eu sempre enxergo tmb, talvez não no nível hard assim, mas sempre vejo um monte de 'cara' nas coisas hahah


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gente isso é coisa de maluco e eu achei que só eu tinha essas manias. hahahah Eu sempre vejo, principalmente que na casa da minha mãe as portas eram de madeira e elas tinham umas manchas toda vez que ia deitar pra dormir ficando vendo algum rosto me observar a dormir, ai acendia a luz era só a madeira mesmo hahahaha . Amei o trabalho dele! Bom post JJ!
    Abraços

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui o teto também é dessa madeira e vez ou outra eu vejo imagens também rs

      Excluir
  3. Que bacana, vou dar uma olhada no Instagram dele. Às vezes eu vejo umas carinhas por aí rs (principalmente nas nuvens), e nesse relógio vi logo a carinha triste;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você tem paleidolia! Confesso que nas nuvens eu quase não vejo.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design