segunda-feira, 6 de junho de 2016

Vibe humor: aberturas de séries



Essa temporada do Vibe humor (2016) está bem inovadora e diversificada. Estamos experimentando muitos estilos de playlists e temas. Já misturamos música e game, cinema e música e jogo de dança e música. A lista de hoje traz mais uma combinação: série e música! Mais especificamente, abertura de série e música. Antes de começar, já podemos pensar em uma outra lista (e eu conto com a ajuda de vocês): Músicas que marcaram séries, para não focarmos somente na abertura. Mas vamos ao post!



Todo mundo tem uma abertura marcante de série, né? Que marca seja pela música, como pelos aspectos visuais. Na lista de hoje, pretendo falar tanto da música, como da abertura de séries famosas. Só pra adiantar, hoje teremos Friends, The Big Bang Theory, Dr. House, Jeannie é um gênio, e muito mais! Vem curtir essa nostalgia comigo!



I'll Be There For You, embala essa icônica abertura de Friends. A música é bem animada e tem uma pegada de The Beatles e rock jovial. Dá pra sair dançando por aí. "I'll be there for you (when the rain starts to pour) I'll be there for you (like I've been there before) I'll be there for you ('cause you're there for me too)" (Eu estarei lá por você (Quando a chuva começar a cair) Eu estarei lá por você (Como estive lá antes) Eu estarei lá por você (Porque você está lá por mim também)). 

Abertura: Fala sério! Quem nunca teve vontade de protagonizar ou fazer uma releitura dessa abertura? Ela apresenta os 6 amigos com muita alegria e descontração. Quem não queria sentar naquele sofá?!


A música de abertura de Charmed, How Soon Is Now, tem uma pegada sombria e um rock eletrônico e elétrico. "I am the son And the heir [...] I am human and i need to be loved Just like everybody else does [...] See i've already waited too long And all my hope is gone" (Sou o filho E herdeiro [...] Sou humano e preciso ser amado Como qualquer outro [...] Veja, eu já esperei demais E toda minha esperança se foi).

Abertura: Traz uma sequência de símbolos, cenas e ícones representativos da série, além do símbolo principal representado pela troque triquetra, três figuras que se entrelaçam. Também contém várias cenas de ação que combinam com a vibe da música-tema.


Barenaked Ladies é quem canta a canção de abertura de TBBT, The Big Bang Theory Theme Song. A música é animada e rápida. Mesmo que a gente não saiba cantá-la corretamente, pelo menos tentamos. O ritmo dela é alegre e traz uma pegada jovem. "Our whole universe was in a hot dense state, Then nearly fourteen billion years ago expansion started. Wait... The Earth began to cool, The autotrophs began to drool, Neanderthals developed tools, We built a wall (we built the pyramids), Math, science, history, unraveling the mysteries, That all started with the big bang!" (Todo nosso universo estava num estado quente e denso Até que há cerca de 14 bilhões de anos atrás a expansão começou. Espere... A Terra começou a esfriar, Os Autótrofos começaram a babar, Neanderthais desenvolveram ferramentas, Construímos a muralha (Construímos as pirâmides), Matemática, ciência, história, revelando os mistérios, De que tudo começou com o Big Bang!). A música da abertura termina por aí, mas é muito interessante ver o restante da história da criação, confira.

Abertura:  É rápida mas marcante e contém uma linha do tempo na base do vídeo e várias invenções e planetas, mostrando a evolução da humanidade e chegando até o grupo de amigos.


Quem não se lembra da música Save Me que embalou 10 aberturas da série Smallville? É difícil se esquecer dessa música com estilo jovial, bem como várias outras que embalaram cenas de romance da série. O toque dela traz instrumentos com toques precisos e um ritmo de pop rock. A bateria, a guitarra, o contrabaixo estão bem marcados na canção. "Somebody save me Let your warm hands break right through and Save me I don't care how you do it Just stay, (stay with me), stay Oh come on I've been waiting for you I've made this whole world shine for you Just stay (stay with me), stay Come on" (Alguém me salve Deixe suas mãos quentes abrirem bem o caminho Alguém me salve Não me importa como você faz Apenas fique, fique Vamos Venho esperando por você Fiz esse mundo todo brilhar pra você Apenas fique, fique Vamos). Não tem como a gente cantar com toda intensidade: "Somebody saaaave meee".

Abertura: O cartão de visitas da série mudava de temporada pra temporada e trazia cenas e personagens que tinha a ver com aquele bloco de episódios.


Secret, da abertura de Pretty Little Liars, é outra canção bastante conhecida. O ritmo é bem dançante e folk. Traz meio que um acordeon e uma sanfona. Não sei vocês, mas quando ouço essa música já sinto sinal de treta e terror no ar. Got a secret. Can you keep it? Swear this one you'll save Better lock it in your pocket Taking this one to the grave If I show you, Then I know you wont tell what I said Because two can keep a secret if one of them is dead (Tenho um segredo. Você pode mantê-lo? Jura que esse você vai guardar. Melhor trancá-lo em seu bolso, Levando isso para a sepultura. Se eu lhe mostrar, Então eu sei que você não vai dizer o que eu disse. Porque duas pessoas podem guardar um segredo se uma delas estiver morta). Essa música caiu como uma luva para a série!

Abertura: Marca nos detalhes de um corpo feminino: passando batom nos lábios, maquiagem nas sobrancelhas, atando a sandália, passando chapinha nos cabelos e esmalte nas mãos. O detalhe importante vai para as mãos que fecham os olhos de uma mulher e o caixão. Mistério na certa! 

Curiosidade: A abertura de PLL (2010) tem muitas semelhanças a de Anjo Mau (1997), confira


A música instrumental da abertura de Fringe realmente é memorável. Ela traz elementos de suspense e mistério, por meio do piano e violino. É uma abertura que empolga!

Abertura: Contém conceitos e palavras-chaves que vão ser melhor explicados nas temporadas, além de ícones como a digital de uma mão, um sapo e uma flor, que são utilizados durante as partes de cada episódio. O legal é que a série trouxe várias aberturas diferentes, com vários assuntos, como você pode ver aqui




A música de House of Cards foi composta por Jeff Beal e também é instrumental, como a anterior. Ela é digna de uma grande produção cinematográfica, que traz a qualidade de uma orquestra clássica, com violinos, pianos e trombones. Eu particularmente gosto muito dela!

Abertura: Apresenta-se muitos cenários e locações icônicas da política americana. O movimento de câmera é fabuloso e traz nuvens, carros e sombras passando rapidamente, o tremular de bandeiras, o balançar de árvores, o jorrar de fontes, entre outros. Enfim! Uma belíssima abertura trabalhosa, com apenas natureza morta, mas que chama a atenção.


A trilha de abertura de Sense8 também é instrumental e traz um ritmo e uma vibe um tanto quanto misteriosa e de suspense, por meio do piano e o toque do violino arrebatador, além do canto poético de pessoas em alguns trechos.

Abertura: Tem muita semelhança com a anterior, exceto por trazer paisagens e locações de diversos lugares do mundo e pessoas com diferentes culturas e nacionalidades. Achei interessante ver a inclusão sexual e cultural. 


A música-tema de Coven também é instrumental e provoca arrepios e aflição em quem a ouve. Traz rangidos de portas e sussurros e o leve ritmo compassado ao fundo. Sério! Quem não sente medo desse som?

Abertura: Assim como a música sombria, a abertura contém imagens macabras e umas coisas bem escrotas, que não dá nem pra descrever.


Quem não se lembra dessa música instrumental de Dr. House que ficou 8 temporadas no ar? Esse toque é bem emblemático no mundo das séries. Ele foi retirado da música Teardrop, da banda Massive Attack, que tem um estilo trip-hop, ou seja, jazz, soul e batidas eletrônicas. Se vocês perceberem, tem um ritmo envolvente, com sons metálicos/psicodélicos e um eletrônico mais leve. Ouçam a música original

Abertura: Traz várias partes do corpo humano e da anatomia, de forma minimalista e interessante.


Tudo bem que a abertura de Greys Anatomy ficou pouco tempo no ar (até a 3ª temporada para liberar tempo), mas não tem como se esquecer da música Nobody Knows que embalou seu cartão de visitas. "Nobody knows where they might end up Nobody knows Oh oh, suppose you'll never know" (Ninguém sabe onde puderam terminar acima Ninguém sabe Oh oh, suponha que você nunca saberá). Gosto muito do toque da música e da forma que ela é cantada. 

Abertura: Traz elementos da medicina, mas também da vida pessoal dos médicos, como o delineador de sobrancelhas, salto alto vermelho e a taça de bebida. A parte mais legal é a dos médicos em uma cama de hospital tendo relações íntimas. A mistura entre vida profissional e pessoal está bem marcada.






A música-tema de Orphan Black, Two Fingers, também é instrumental com um ritmo mais eletrônico e jovem. A canção traduz psicodelia e viagens muito loucas em quem a ouve. Essa trilha chegou a me hipnotizar. 

Abertura: As imagens  são bem montadas e trazem um tom de mistério, melancolia e clonagem, mesmo que subentendida. Gosto como a música consegue conversar com a abertura ao realizar movimentos, explosões e desconstruções. É interessante ver também como a duplicação é presente nas imagens que aparecem.


Com certeza a música-tema de Um maluco no pedaço é um hip hop que passou por vários anos e ainda produz nostalgia nos ouvidos de quem a ouve. É impossível não dançar e tentar cantar essa música! O interessante é que em 1min30seg de abertura o cantor consegue cantar quase toda a letra. "I'll tell you how I became the prince of a town called Bel Air" (Vou te contar como me tornei o príncipe de uma cidade chamada Bel-Air).

Abertura: O cartão de visitas da série traz o ator Will Smith, que interpreta o protagonista, em várias aventuras e contando sua história de como se tornou um príncipe na cidade. 


Mais uma abertura nostálgica que não poderia deixar de estar nessa playlist! A música -tema de Jeannie é um gênio traz um ritmo dançante e das arábias, da década de 60. Outra que não tem como ficar parado!

Abertura: É toda feita em animação e conta a história de como Jeannie tornou-se esposa de um astronauta. Gosto muito de como é contado isso!


A música-tema de The Walking Dead me dá medo pelo seu toque (depois falamos das imagens rs). O violino enlouquecedor deixa a trilha sonora um tanto quanto sombria. Já tive a oportunidade de ter esse toque no celular, mas deixei pra lá.

Abertura: Ela é muito interessante ao trazer o cenário devastado por zumbis e um tom mais sépia e amarelado de fotografia. Tem detalhes bem sombrios que merecem ser reparados.


A música de abertura de Dexter traz violão e tambores que são tocados de forma lenta e VIOlenta também. Tem uma pegada meio praiana e espanhola. Alguns sons de objetos da abertura interferem na música, o que a deixa mais interessante ainda.

Abertura: Uma das melhores que já vi de todos os tempos! Ela é cheia de detalhes minimalistas e provocativos e traz vários objetos e ações do cotidiano que não tem a ver com crime, nem o universo que a série se propõe, mas que rapidamente a gente faz relação. 




A canção de abertura de True Blood (assista no Youtubetem uma pegada mais country e os instrumentos também afirmam isso: guitarra, gaita e bateria. A voz do cantor é bem regional e sertaneja e traz uma sensualidade e um lado erótico. "I wanna do bad things with you" (Eu quero fazer coisas ruins com você).

Abertura: Contém várias cenas aleatórias de paisagens, animais e pessoas, em cenas quentes, como de sexo, de culto pentecostal, de um rato morto, de um sapo sendo engolido por uma planta carnívora e até uma criança comendo uma fruta e ficando com a boca toda vermelha. Achei bem provocativo.


A música-tema de Teen Wolf empolga e te deixa elétrico. Um triller de suspense que te deixa com medo e aflito, seja por conta da bateria ou do violino mais seco.

Abertura: Começa com alguns closes no rosto e no olho de um dos atores e depois apresenta os demais em câmera lenta e slow-motion, o que a deixou bastante interessante.

Espero que tenham se divertido com o post de hoje e gostado da minha análise de cada série. Agora vocês sabem que uma música-tema de uma série precisa estar intimamente ligada a sua história, e que a abertura, de uma forma geral, precisa estar congruente com o universo que a série planeja passar. 


Se lembram mais de alguma abertura marcante? Até a próxima! J-J





Por: Emerson Garcia

17 comentários :

  1. Super seleção, adoro a música de Friends, The Big Bang... mas são todas realmente marcantes. Gostei de saber mais sobre essas "musiquinhas" que não saem da nossa cabeça;)
    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post e sem dúvida nenhuma a música tema de abertura a série Friends é muito marcante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Pretendo ver essa série algum dia. Tem muitas referências legais.

      Excluir
  3. mininoooooo posso te contar uma coisa?
    eu não assisto series,na verdade ta todo mundo falando,mais não consigo parar pra assistir começo e já desisto... aff!
    mais as musicas são bem marcantes!valeu o post!
    bjinhos...
    boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou viciado em série rsrs Acho que é até um mal, mas não fico sem ver.
      E essas músicas são incríveis mesmo.

      Excluir
  4. Boa tarde,

    Assisti Gossip Girl inteiro e o The Vampires Diaries incompleto mas, adorava as músicas. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito da abertura de GG, embora não tenha música.

      Excluir
  5. Quando a música é boa, a abertura fica ainda melhor, né???

    ResponderExcluir
  6. Apesar de detestar Friends eu gostava muito da abertura deles.
    Mudei o endereço do blog.

    Beijos :*
    Blog: www.tanoscript.blogspot.com.br
    Face: www.facebook.com/blogtanoscript
    Insta: @vanimonique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Todo mundo fala bem dessa série.
      Ok. Vou continuar te visitando.

      Excluir
  7. Adoro a de TBBT, sempre canto junto rs. Nunca curti Friends nem Smallville mas a trilha é épica! A de Um maluco no pedaço também =D

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tá vendo que mesmo a gente não acompanhando, a gente sabe as músicas de abertura?

      Excluir
  8. Que legal seu post, está bem completo !
    A abertura de friends eu adorava hahaaha :P
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  9. Melhor playlist! A bad que bate em ouvir a abertura das séries que você já terminou :(

    www.arrasandodeallstar.blogspot.com - Voltei!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design