sábado, 25 de junho de 2016

Redesign de marcas: gradiente, flat e minimalista

As tendências que serão discutidas hoje.


Em 2016, o colaborador Layon Yonaller recriou a marca do Jovem Jornalista. Para quem não se lembra, ela trazia o nome do blog em apenas uma cor e estilo de letra.


Em uma madrugada, o Layon trabalhou na logo e tornou os dois 'J' iniciais em um novo design, como se o J fosse nossa identidade visual, de modo que todos que o visualizarem, se remetam ao blog. 



Uma simples mudança que fez toda a diferença. O J - como já puderam perceber em vários momentos - é temático e muda de acordo com as datas. Confira abaixo algumas adequações da nova marca:




Layon acertou em cheio, já que é tendência as marcas se adequarem a datas comemorativas e especiais.

Falando em marcas, parece que 2016 é o ano de mudanças de layout e design de muitas logos de empresas famosas, como o Instagram, Giraffas, Oi e Tim. A tendência comum entre elas, são as cores gradientes e projetos minimalistas. Como viram, o JJ também seguiu essa linha, ao trazer um J leve, simples, minimalista e eficaz. Todas essas mudanças podem não agradar a todos, daí a ideia desse post. Iremos ver: a tendência gradiente de marcas, logos minimalistas e o que podemos aprender com esse redesign de marcas.


Gradiente polêmico

Recentemente, o Instagram mudou a sua logo já tão famosa e conhecida. Ele aposentou a câmera, que confesso achar bonita  e já estava acostumado com ela. Agora, a marca traz uma câmera minimalista e um festival de cores sem fim.



As cores do gradiente variam do lilás, rosa pink, laranja até chegar no amarelo. A marca tornou-se jovem, atual e moderna. Mas para outros, tornou-se brega. 

O Instagram também adaptou seus aplicativos derivados, como o Boomerang e Layout. Acho importante a mudança de todas as plataformas quando uma marca recria sua identidade visual. O Insta fez isso. Por exemplo, quando tenho uma nova notificação do aplicativo no celular aparece o novo layout. Quando o JJ mudou a sua marca todas as fotos de perfis do Facebook, Instagram e Twitter foram atualizadas. 




Mesmo que a mudança tenha causado estranheza, tem que se levar em conta que essas marcas estão há um bom tempo no mercado e que houve um estudo anterior, antes de um redesign. Segundo os idealizadores da nova marca do Insta, o motivo foi deixá-la mais simplificada e também mostrar como as fotos e as histórias narradas pelos usuários da marca são diversas, assim como o arco-íris em degradê.

“O visual atualizado reflete o quão vibrante e diversa se tornou a narração de histórias de seus usuários.”, Instagram.


Talvez a mudança soou estranha pra mim, já que no meu celular (Android) o ÚNICO aplicativo em gradiente é o Instagram. Já para os usuários do IOS, parece que o aplicativo ornou com os demais, já que o IOS7 traz aplicativos com gradiente cítricos e um degradê em seu aspecto visual. (Quando ficar rico, compro um Iphone e me acostume com a nova marca do Instagram). 

Interface do meu celular e de um Iphone


Vocês devem ter visto que a Oi também aderiu ao gradiente, só que em minha opinião, não foi uma mudança radical, como a do Instagram.



Essa, talvez, seja a mudança mais significativa desde 2002 - ano do lançamento da marca. E aí, qual das duas (Instagram/Oi) causou mais estranheza pra vocês?

Veja como foi o projeto de criação da nova marca da Oi:

"O logo da Oi tem um conceito muito bom, partiu da ideia das entonações, timbres e intensidade da voz. Resultando num espectro de cores e formas orgânicas mutáveis", (Leonardo Santtos, Design Culture).


Já que o degradê tornou-se tendência, veja como ficariam outras marcas famosas com esse recurso. Depois vocês comentam no post se gostaram ou não.




Logos Minimalistas

Nunca neguei a minha paixão por tattos, marcas, objetos, pôsteres minimalistas (O JJ agora traz uma marca minimalista). Assim como marcas gradientes, as minimalistas podem funcionar bem, ou não. 

As logos do Instagram e Oi, discutidas no tópico anterior, não deixam de ser minimalistas, mas foram analisadas sobre o aspecto do gradiente e degradê. Quero trazer nesse tópico a Tim, Giraffas e Apple

Os idealizadores da nova marca da Tim merecem aplausos por redesenhar uma imagem que não nos remetia ao T - mesmo que significasse ondas sonoras. Agora, ela traz um T simples, eficiente e cheio de significado.


Não é um T propriamente dito. Na primeira vez que vi a nova logo, achei que fossem apenas "simples riscos". É incrível perceber como a nossa mente liga e completa as coisas. Creio que esse símbolo foi estudado por meio das propriedades da Gestalt - inclusive já fiz um trabalho nesse sentido e divulguei no blog. 

Emerson Garcia



O interessante da nova marca da Tim é que ela pode ter sido inspirada na cultura chinesa antiga. Discussões e polêmicas à parte - A quem pertence o símbolo? - a nova marca ganhou meu voto positivo. 




Vamos à uma marca minimalista que não funcionou agora: Giraffas! Chegou a hora de darmos adeus às girafas alegres, simpáticas e divertidas por essas:




Gostaram? Eu não. Parece que as girafas não tem vida e estão amassadas como um pastel. Em uma conversa que tive com o próprio Layon, ele me disse que sentia vontade de bater um papo e conversar com as girafas antigas, mas não com as novas. É interessante perceber que nem sempre o minimalista é a melhor saída.

A nova logo é moderna e baseada no design flat, mas peca por trazer girafas tão sem sal. Dá pra perceber que a tipografia das letras mantêm-se praticamente igual, deixando-a dinâmica e divertida; que deixaram as imagens planas e minimalistas, mas creio que poderiam mexer mais nos animais.


O design flat foca em imagens planas, tipografia e cor, simplifica elementos e faz uma abordagem minimalista. Os idealizadores da marca da Giraffas utilizaram somente a cor laranja, tipografia e o desenho. 

Se trabalhassem mais nos animais, como fez o ilustrador Luciano Ramos, talvez a nova marca seria mais atrativa.




A prática de deixar as marcas mais minimalistas, não é de hoje. Veja (E se surpreenda) como era a marca da Apple e o que ela se tornou:





Fala sério?! Quem trocaria a maçã mordida pela imagem do lado? (Alô, Samara Andressa!) Engana-se quem pensa que a mudança da marca foi APENAS porque a fruta é mais bonita do que a ilustração de livros antigos. Foi feito um estudo de branding, de um conceito elevado e alto nível de profissionalismo. Ou seja, houve MUITO ESTUDO.


O que se aprende com o redesign de marcas

Precisamos levar em consideração que as marcas não foram desenhadas por acaso e de qualquer maneira. Houve todo um estudo de branding nos bastidores. Até mesmo o design do JJ, um blog não tão conhecido, foi realizado com esforço e pesquisa.

Mesmo que não gostemos do layout das novas marcas, devemos compreender seu processo e o que elas significam. Tais significados devem ser bem trabalhados, para que não haja outro tipo de interpretação. A nova marca da Gol, pode ser bonita e inovadora, mas é preciso entender que os dois círculos que se entrelaçam formam a palavra GOOL, e não GOL. Muito cuidado com tudo isso. J-J








Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. Adorei o post! A pouco tempo dei inicio a minha loja ecommerce, que leva o nome do meu blog e sei bem que trabalhar a marca é algo muito importante, requer muito estudo. Até porque, esse logo tem que transmitir muita coisa, para que as pessoas possam associar de fato a marca. Não é algo tão simples.

    Bom find! Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

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  2. Uma ótima maneira de inovar, criatividade é tudo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

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  3. Oi oi! Sou novo por aqui, acabei de criar um site. Se puder me dar umas dicas :)

    Http://blogrobsonvascovith.blogspot.com

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  4. Gostei da postagem, como boa publicitária, sempre fico de olho nas novidades das marcas. A única ai que não tinha visto ainda era o do giraffas. Na verdade o que mais me incomodou foi o da Tim, não sei se ficou tão bom, mas com certeza ficou bem atual :)

    www.vivendosentimentos.com.br

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  5. sinceramente, tb já estava acostumada com o logo do insta como estava antes ASHAUHAUAHA

    http://www.16primaverasblog.com/

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  6. Acho que o redesign funciona em alguns casos e em outros, infelizmente não. É sempre um risco mudar algo já tão conhecido (e às vezes amado) pelo seu público.

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  7. Não gosto dessas marcas muito coloridas (efeito gradiente), gostava mais da câmera do Instagram. A logomarca do seu blog é linda, adoro a cor;)
    Bjs!

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  8. Oi Emerson! Eu ri bastante quando você falou da nossa conversa. As girafinhas do Giraffas são sem vida e gostei da alternativa de Luciano Ramos que mantem o design atual, porém com mais vida e simpatia. Parabéns pelo post porque gosto muito desse assunto de marcas e logotipos.

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    Respostas
    1. Esse assunto também me atrai bastante, Layon. Ansioso pelo próximo post sobre o assunto.

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  9. Sou publicitária e sempre fico de olho nessas mudanças de identidade visual das marcas pra saber o que está em alta ou não. O minimalismo está bombando, né? Confesso que gosto bastante! O gradiente já não me agradou muito, principalmente a logo do Instagram, achava melhor a anterior. A logo do seu Blog ficou demais, parabéns :))
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

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    Respostas
    1. Sim. Minimalismo é o que há! Uma pena que não veremos mais a câmera do Instagram né?
      Obrigado pelo elogio a logo! Os elogios também são estendidos ao autor da logo: Layon Yonaller.

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