segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Peanuts e as coisas simples da vida



Um conceito que chamou-me a atenção quando soube do lançamento do novo filme do Charlie Brown e Snoopy foi o de Peanuts. De 1950 até 2000 o autor e cartunista Charles Schulz já utilizava esse título (conceito) para as suas tirinhas de jornal. 



A tirinha acima traz uma situação cotidiana entre Charlie Brown e Lucy. Nela, Charlie questiona o que fazer para se encaixar no mundo. Entre divagações e filosofias, Lucy chega a conclusão que não existem outros mundos e pede "carinhosamente" para seu amigo viver nesse.

Mas, então, o que vem a ser Peanuts? De acordo com Ulisses de Carvalho essa é uma gíria americana bastante conhecida que significa "mixaria". Ele utiliza o seguinte exemplo:

That’s peanuts compared to what I spend.
Isso é mixaria comparado com o que eu gasto.


Os americanos costumam usar essa expressão para coisas banais, de pouca importância e que não deveriam demandar nosso precioso tempo. Ou seja, situações cotidianas, minimalistas e simples. A tirinha acima mostra exatamente isso bem como a produção Snoopy e Charlie Brown Peanuts- O filme



O filme retrata situações simples da vida e a história de amigos que brincam, possuem desejos e sonhos comuns sem precisar de computador, videogame, celular, redes sociais ou qualquer outro aparelho eletrônico.

A produção tem como foco o amor platônico de Charlie Brown por uma garota ruiva e a aventura imaginativa de Snoopy de conquistar a cadela Fifi e ser um excelente aviador. Amor, relacionamento, amizade são retratados no filme sem muitos recursos subjetivos, embora com computação gráfica e efeito 3D, deixando a lição que não é preciso de muita coisa para ser feliz. Sonhar grande, através de pequenas coisas.

"O mais legal de tudo é que apesar da abordagem gráfica ser outra, com uma animação computadorizada em 3D, a ideia permanece a mesma, sem informática, celulares ou qualquer mídia social. A socialização ocorre de forma real e cara a cara. É nostalgia pura". (Cinepop)





3 lições peanuts

Foram várias as lições peanuts que pude extrair do filme, mas resolvi falar de 3 delas. 

1- Vida

Os personagens possuem várias personalidades e uma forma de ver o mundo e a vida. Será fácil nos identificarmos com seus dilemas, pois as situações vivenciadas por eles são comuns às nossas. O pessimismo de Lucy e a resiliência de Charlie para lidar com situações difíceis são um exemplo disso. 




2- Amizade

Todas as crianças são amigas, deixando o preconceito e os problemas de lado. Compartilhar divagações, participar de momentos alegres, ter lealdade e intimidade são algumas de suas atitudes. Charlie e Snoopy tem uma amizade duradoura e forte. Charlie e Lucy é o tipo de amigo "a gente se odeia, mas se ama". Enfim, para ser feliz nas amizades não é preciso muita coisa.





3- Amor


O primeiro amor, puro, genuíno e simples também é retratado na produção, tanto quando Charlie se apaixona pela "menininha de cabelinho ruivo", como quando Snoopy por Fifi. Amar é sublime, mas também é algo simples que precisamos fazer todos dias. Como bem retratado em Peanuts amar é saudável e não precisa de grandes coisas para provar esse sentimento. Como exemplo dessa lição peanuts cito: a cena em que Charlie Brown lê o livro Guerra e Paz para agradar seu amor platônico e devolve a caneta da menina ruiva e quando Snoopy salva Fifi do perigo. 

Ambos esses amores não correspondidos trazem uma lição:

"Um amor não correspondido pode ser o que [...] precisa para mudar a si mesmo. Uma experiência negativa com o amor pode fazer você se sentir indigno de ter o mesmo sentimento em troca – assim como Charlie Brown –, mas é importante saber encarar a situação com outro olhar". (Brasil Post)





Saber lidar da melhor forma com a vida, possuir amizades duradouras e fortes e amar, não importa quem, são coisas simples da vida que devemos colocar mais em prática. Talvez a lição peanuts mais importante, que eu ainda não falei, é saber viver a vida com simplicidade e nunca desistir dos sonhos, mesmo com os problemas e a incapacidade. Como bem Charlie Brown nos ensinou devemos ter dedicação, força de vontade e resiliência sobre o pessimismo para atingirmos os locais mais altos em nossas vidas. Voe de forma simples! J-J


Por: Emerson Garcia

19 comentários :

  1. É muito fofo e as lições também. Ainda não assisti o filme, mas quero em breve :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir essa fofura;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito assistir esse filme!

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não tive essa "fase" do Snoopy. Nunca fui de assistir, e não lembro se não me interessava ou se não passava nos canais que tinha em casa. Nunca dei muita bola, mas sei que é um clássico, cheio de morais lindas e construtivas.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre me lembro dessa animação e dessas tirinhas. E o mais legal em saber que não é uma animação infantil, e sim para todas as idades.

      Excluir
  5. Peanuts é amor demais, cheio de pequenas lições de carinho e amizade. Sou apaixonada por essa turminha. <3

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis saber o que significa Peanuts e essa palavra combina muito bem mesmo com a essência das tirinhas de Charlie Brown.
    Ainda não assisti o filme, achei bacana a sua análise.
    Abs, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Postagem maravilhosa amei, DEUS abençoe a sua semana.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro que eu assistia o desenho. Não vi o filme ainda, mas é um da minha lista que tá ali querendo ser assistido desde quando lançou.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre achei a história linda e eu costumava ver muito os desenhos na infância e quero muito assistir o filme também! O que sempre me chamou muita atenção foram as lições de vida e depois de ler os quadrinhos do autor eu comecei a achá-lo um gênio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lições que a gente pode levar pela vida toda. São grandes ensinamentos.

      Excluir
  10. Quero ver o filme...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Ainda não vi, mas quero muito ver !!!! E um dos personagens de funko que estou mais vendendo :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito dessa abordagem. Não sabia que tinha tanta coisa legal por trás de peanuts, achei mais gracinha ainda (:

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design