segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Peanuts e as coisas simples da vida



Um conceito que chamou-me a atenção quando soube do lançamento do novo filme do Charlie Brown e Snoopy foi o de Peanuts. De 1950 até 2000 o autor e cartunista Charles Schulz já utilizava esse título (conceito) para as suas tirinhas de jornal. 



A tirinha acima traz uma situação cotidiana entre Charlie Brown e Lucy. Nela, Charlie questiona o que fazer para se encaixar no mundo. Entre divagações e filosofias, Lucy chega a conclusão que não existem outros mundos e pede "carinhosamente" para seu amigo viver nesse.

Mas, então, o que vem a ser Peanuts? De acordo com Ulisses de Carvalho essa é uma gíria americana bastante conhecida que significa "mixaria". Ele utiliza o seguinte exemplo:

That’s peanuts compared to what I spend.
Isso é mixaria comparado com o que eu gasto.


Os americanos costumam usar essa expressão para coisas banais, de pouca importância e que não deveriam demandar nosso precioso tempo. Ou seja, situações cotidianas, minimalistas e simples. A tirinha acima mostra exatamente isso bem como a produção Snoopy e Charlie Brown Peanuts- O filme



O filme retrata situações simples da vida e a história de amigos que brincam, possuem desejos e sonhos comuns sem precisar de computador, videogame, celular, redes sociais ou qualquer outro aparelho eletrônico.

A produção tem como foco o amor platônico de Charlie Brown por uma garota ruiva e a aventura imaginativa de Snoopy de conquistar a cadela Fifi e ser um excelente aviador. Amor, relacionamento, amizade são retratados no filme sem muitos recursos subjetivos, embora com computação gráfica e efeito 3D, deixando a lição que não é preciso de muita coisa para ser feliz. Sonhar grande, através de pequenas coisas.

"O mais legal de tudo é que apesar da abordagem gráfica ser outra, com uma animação computadorizada em 3D, a ideia permanece a mesma, sem informática, celulares ou qualquer mídia social. A socialização ocorre de forma real e cara a cara. É nostalgia pura". (Cinepop)





3 lições peanuts

Foram várias as lições peanuts que pude extrair do filme, mas resolvi falar de 3 delas. 

1- Vida

Os personagens possuem várias personalidades e uma forma de ver o mundo e a vida. Será fácil nos identificarmos com seus dilemas, pois as situações vivenciadas por eles são comuns às nossas. O pessimismo de Lucy e a resiliência de Charlie para lidar com situações difíceis são um exemplo disso. 




2- Amizade

Todas as crianças são amigas, deixando o preconceito e os problemas de lado. Compartilhar divagações, participar de momentos alegres, ter lealdade e intimidade são algumas de suas atitudes. Charlie e Snoopy tem uma amizade duradoura e forte. Charlie e Lucy é o tipo de amigo "a gente se odeia, mas se ama". Enfim, para ser feliz nas amizades não é preciso muita coisa.





3- Amor


O primeiro amor, puro, genuíno e simples também é retratado na produção, tanto quando Charlie se apaixona pela "menininha de cabelinho ruivo", como quando Snoopy por Fifi. Amar é sublime, mas também é algo simples que precisamos fazer todos dias. Como bem retratado em Peanuts amar é saudável e não precisa de grandes coisas para provar esse sentimento. Como exemplo dessa lição peanuts cito: a cena em que Charlie Brown lê o livro Guerra e Paz para agradar seu amor platônico e devolve a caneta da menina ruiva e quando Snoopy salva Fifi do perigo. 

Ambos esses amores não correspondidos trazem uma lição:

"Um amor não correspondido pode ser o que [...] precisa para mudar a si mesmo. Uma experiência negativa com o amor pode fazer você se sentir indigno de ter o mesmo sentimento em troca – assim como Charlie Brown –, mas é importante saber encarar a situação com outro olhar". (Brasil Post)





Saber lidar da melhor forma com a vida, possuir amizades duradouras e fortes e amar, não importa quem, são coisas simples da vida que devemos colocar mais em prática. Talvez a lição peanuts mais importante, que eu ainda não falei, é saber viver a vida com simplicidade e nunca desistir dos sonhos, mesmo com os problemas e a incapacidade. Como bem Charlie Brown nos ensinou devemos ter dedicação, força de vontade e resiliência sobre o pessimismo para atingirmos os locais mais altos em nossas vidas. Voe de forma simples! J-J


Por: Emerson Garcia

19 comentários :

  1. É muito fofo e as lições também. Ainda não assisti o filme, mas quero em breve :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir esse filme!

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não tive essa "fase" do Snoopy. Nunca fui de assistir, e não lembro se não me interessava ou se não passava nos canais que tinha em casa. Nunca dei muita bola, mas sei que é um clássico, cheio de morais lindas e construtivas.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre me lembro dessa animação e dessas tirinhas. E o mais legal em saber que não é uma animação infantil, e sim para todas as idades.

      Excluir
  4. Peanuts é amor demais, cheio de pequenas lições de carinho e amizade. Sou apaixonada por essa turminha. <3

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis saber o que significa Peanuts e essa palavra combina muito bem mesmo com a essência das tirinhas de Charlie Brown.
    Ainda não assisti o filme, achei bacana a sua análise.
    Abs, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que eu pude esclarecer a sua dúvida.

      Excluir
  6. Postagem maravilhosa amei, DEUS abençoe a sua semana.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro que eu assistia o desenho. Não vi o filme ainda, mas é um da minha lista que tá ali querendo ser assistido desde quando lançou.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também via o desenho. São tantos filmes, não é mesmo?!

      Excluir
  8. Sempre achei a história linda e eu costumava ver muito os desenhos na infância e quero muito assistir o filme também! O que sempre me chamou muita atenção foram as lições de vida e depois de ler os quadrinhos do autor eu comecei a achá-lo um gênio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lições que a gente pode levar pela vida toda. São grandes ensinamentos.

      Excluir
  9. Quero ver o filme...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Ainda não vi, mas quero muito ver !!!! E um dos personagens de funko que estou mais vendendo :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo. Eu ainda não vi eles em Funko, mas deve ser legal.

      Excluir
  11. Gostei muito dessa abordagem. Não sabia que tinha tanta coisa legal por trás de peanuts, achei mais gracinha ainda (:

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design