sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Eu vi #13: O novo Jornal Nacional, telejornais locais da RecordTV, Brasil Urgente repaginado, filmes sem número de partes na Globo e erro de português corrigido a tempo




Resgate de detalhes captados na televisão. | montagem: LAYON YONALLER





EM PRIMEIRO LUGAR: peço desculpas pelo longo período distante. O que devia ter saído em julho ou agosto só saiu agora. Os imprevistos da vida nos puxam a milhas de distância do que gostamos.

Em breve virá o Eu vi #14.

EM SEGUNDO: Agora o quadro Eu vi terá o número de contagens assim como no Registrado [1]. O objetivo é que o leitor do Jovem Jornalista tenha a oportunidade de fazer consultas a textos anteriores a este quadro do blog. Esta é a nossa 13ª edição onde percebi mudanças na tela da TV, além de contar outras coisas da telinha.


O novo Jornal Nacional com referências passadas



Desde o dia 19 de junho de 2017 o Jornal Nacional (Globo) estreou seu novo cenário, vinhetas, grafismos. Se você quiser saber mais sobre as novidades implantadas clique aqui [2], porque o que será abordado é o que vi e lembrei ao ver a nova roupagem do noticioso.

Começo pela trilha: ao menos desde 1º de janeiro de 2003 o tema sonoro já era usado para as edições especiais como posses presidenciais, casamento real britânico, mortes de líderes e outros assuntos. Confira:






















Agora a trilha especial substitui a anterior usada desde a década de 1990. Outra referência do novo JN ao passado, foi as linhas que interagem com o cenário na abertura e encerramento do telejornal: o recurso foi usado no estúdio especial do Grupo Globo em 2016 durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


Linhas que interagem com cenário do JN foram usados em 2016. | Rede Globo



Além das linhas, o Jornal Nacional possui os mesmos monitores transparentes que foram usados pela TV Globo e GloboNews nas eleições de 2016. Veja:


Monitores transparentes estreavam em 2016. | Rede Globo/ GloboNews



Uma das coisas que notei de novo foi o uso do GC animado "O QUE DIZEM OS CITADOS" no canto esquerdo inferior no dia 20 de julho de 2017, onde ao final de uma matéria [3] os apresentadores falam da versão dos citados sobre denúncias de corrupção:


GC adverte a versão de citados em matérias do telejornal. | Rede Globo



E para encerrar o assunto, o GC que mostra o nome e função/ localidade da pessoa no vídeo foi posicionado no canto extremo da área de segurança (safe area) da TV. Para quem ajustou sua imagem nos televisores analógicos convertidos para o formato antigo notou que o “J” do JN ficou “escondido”:


O “J” do JN ficou de fora da safe area no vídeo do telejornal. | Rede Globo



O novo telejornal local da RecordTV


Os Praça Record foram repaginados. | Emissoras RecordTV



Em 25 de julho de 2017 a RecordTV e suas emissoras reformularam o formato de seus telejornais locais noturnos. Em São Paulo, o SP Record voltou após a emissora reformular sua grade no final de tarde e disputar audiência com seus concorrentes.







Em Salvador, o Bahia Record agora se denomina BA Record. O padrão das vinhetas é flexível em relação aos nomes “maiores e mais palatáveis” de se dizer, como nos casos do Rio Grande Record e o Pará Record.



Brasil Urgente repaginado e padronizado


No mesmo dia, 19 de junho de 2017, o Brasil Urgente (Band) fez estreia de seu cenário, renovação da vinheta e na linha coerente do pacote gráfico presente nos telejornais da Band e BandNews TV. O estúdio recebe gráficos interativos com o apresentador para ilustrar as notícias. Confira:


Brasil Urgente renovado e GC padronizado. | Band



“Esse filme tá em que parte mesmo?”


Eu reparei a partir do dia 17 de julho de 2017 – mas enfatizo que já observava e desconfiava meses antes – que a TV Globo não exibe mais em que parte as sessões de filmes e seriados estrangeiros estão. Se está na parte 1, parte 2 ou no final não se sabe mais, a não ser que veja o filme ou seriado do início ao fim. Assista:






Aliás, não mostrar em que parte está o filme já era feito pelo SBT há décadas. A Band idem. Apenas a RecordTV mostra em que parte o filme está, mas só faz isso uma vez e quando repete os créditos no rodapé da tela esta informação não retorna.

LEMBRANÇAS PESSOAIS – Geralmente reparei que os filmes exibidos na Globo se dividem em quatro partes incluindo o final; no passado já foram em seis partes. Outra coisa que me recordo foi no ano 2000, quando o filme Titanic [4] foi exibido pela primeira vez na TV brasileira.

A Globo o dividiu em duas partes (o filme tem 195 minutos e daria umas quatro horas na televisão) e naquele dia não foi exibido o “parte 1”, “parte 2”, “parte 3” e por aí vai. Eu esperava em vão ver “parte 10” na tela da Globo.



Erro de português corrigido a tempo na RecordTV


De tantos erros de português catalogados nos textos do Eu vi este é mais um, porém é especial. No programa Domingo Show, em 21 de maio de 2017 às 15h10, na mensagem do rodapé estava escrito “veêm” (forma errada da antiga escrita “vêem”). Logo após, a palavra foi corrigida. Compare:


Erro de escrita corrigido a tempo. | RecordTV




Novidades


Em breve terá o Eu vi #14 com novos detalhes televisivos flagrados, além de uma novidade para 2018. Que novidades são essas? Fique conosco no Jovem Jornalista. J-J

















Por: Layon Yonaller, colaborador especial do Jovem Jornalista

6 comentários :

  1. Acho que todos os jornais estão se inovando né?

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Oi Carla! A renovação é uma constante para atrair atenção dos telespectadores e o mercado publicitário. Obrigado por ler!

      Excluir
  2. Tem tanto tempo que não assisto jornais que nem sei como andam, rs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Aqui pelo menos você sabe e de muito mais. Obrigado por estar aqui.

      Excluir
  3. Interessante comparar esses parâmetros.. e tudo que evoluí, muda e o que é parecido entre as emissoras..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design