terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Eu tenho amor e ódio por meu 'Samsumg Galaxy Gran 2 Duos'!




Não troco o meu celular já faz 3 anos e meio. Ele é um Samsung Galaxy Gran 2 Duos que me acompanha por todo esse tempo. Já passei por altos e baixos: meu celular já me salvou de situações, mas também me deixou na mão; já fiquei feliz, chateado e criei uma relação de amor e ódio com ele. Meu smartphone, de forma geral, tem vantagens e desvantagens, pontos positivos e negativos.

Em 2017, por exemplo, ele me trouxe mais momentos de ódio, que de amor. Logo no início do ano, fiquei sem o celular por dois meses, quando ele foi para a assistência por conta de travamento, bateria inchada (Esta foi a terceira vez!) e desempenho de duração baixo. Meses depois de sanados esses problemas, o travamento persistiu e percebi um consumo exacerbado de bateria, mesmo ela sendo nova. Dessa última vez foram três semanas para resolver o problema.

Sinto que está perto de eu mudar de telefone. Já estava acostumado com uma série de problemas dele, pois dizem respeito à suas próprias características, mas sinto que agora ele tem apresentado dificuldades que tem atrapalhado o meu rendimento de trabalho, já que utilizo-o bastante na profissão.













O site Tudo celular apontou algumas características do Galaxy Gran 2 Duos, veja:

"O Samsung Galaxy Gran 2 é um smartphone Android mediano, ideal para quem não tem muitas exigências mas não abre mão de um bom display touchscreen. As funções oferecidas pelo Samsung Galaxy Gran 2 são mais ou menos as mesmas oferecidas em outros dispositivos avançados [...]"


Quem sabe 2018 não seja o ano em que mude de aparelho? Mas uma coisa não irei abrir mão (e o Samsung Galaxy Gran 2 Duos me ofereceu isso): tela ampla! Enquanto não realizo essa compra, nesse post apontarei os motivos que me fazem ter 'amor' e os que me fazem ter 'ódio' pelo meu celular.


Amor


Tela

No início foi difícil me acostumar com o tamanho de tela do Samsung Galaxy Gran 2 Duos, pois meu celular anterior era bem menor. Hoje em dia estou acostumado às 5 polegadas de tela, ideal para manuseio de aplicativos, para navegar sem esbarrar com o dedo ou digitar com facilidade no teclado (consigo até mesmo digitar com ambos os polegares!). 

Trabalhar por ele também é cômodo: consigo postar notícias no aplicativo Wix e até mesmo editar textos no Google Docs e por email. Os momentos de diversão e entretenimento também são prazerosos: tela grande e com boa resolução para ver filmes e vídeos no Youtube e Netflix, entre outros.

O touchscreen (capacitativo), por sua vez, é funcional, embora algumas vezes exista um delay entre usá-lo e abrir um aplicativo, por exemplo. 


Aplicativos recentes

Esse talvez seja um motivo bem simples e todo celular (ou a maioria) possa ter essa função, mas clicar no botão do meio e ver os aplicativos recentes tem adiantado bastante a minha vida, principalmente na hora de postar notícias para o blog em que trabalho e preciso estar com o Chrome, o bloco de notas, o Gerenciador de páginas do Facebook e o aplicativo Wix abertos ao mesmo tempo. 

O celular, nesse sentido, tem bastante vantagens, seja com os aplicativos recentes, a multitela (em que você trabalha com vários programas ao mesmo tempo) e ícones para acesso rápido na tela de bloqueio.


Organização de menus




Acho interessante a organização de menus do Galaxy Gran 2 Duos, embora eu mesmo tenha personalizado da forma que achei mais funcional. Creio que com o celular novo não perderei essa capacidade de organização de menus. Gosto, por exemplo, de deixá-lo apenas com duas páginas de área de trabalho e de dividir os aplicativos que mais utilizo por pastas e categorias. No meu menu não pode faltar Configurações e Meus arquivos!


Ódio


Sistema operacional




Se me perguntarem quantas vezes meu celular já atualizou desde que o comprei em 2014, respondo: NENHUMA! Isso porque a Samsung resolveu que meu celular não merecia nenhuma atualização. Sempre que tento fazer isso aparece a seguinte mensagem: "Não existem novas atualizações disponíveis". Então, desde sempre o SO é o Android 4.3 Jelly Bean

Com isso tive vários prejuízos, como: não conseguir baixar aplicativos essenciais para o meu celular; e não aproveitar as novidades de alguns programas. Desse modo, nem posso pensar em fazer uma live no Instagram ou Facebook, porque o Jelly Bean não suporta; muito menos utilizar o superzoom, outras funções e filtros do Instagram, pois meu SO não tem arquitetura para isso. 

A última dor de cabeça que tive com meu SO, foi quando perdi os aplicativos Wix e Google Docs, após uma formatação, pois eles "não eram compatíveis com meu dispositivo". Pensa o problemão?! Daí tive que entrar no site APK e pesquisar por versões dos programas compatíveis com o Jelly Bean. Graças a Deus que no final deu tudo certo! 

Sei que perco bastante por ter um SO tão antigo. De pensar que depois dele já tiveram vários novos Androids e tipos de doces... (Hahaha!)



Câmeras


Logo que comprei o celular, achei a câmera dele interessante, mas depois de um tempo vi que posso não ter feito um bom negócio. A câmera traseira tem 8 megapixels e a frontal 2 megapixels. Talvez para a época isso fosse uma vantagem, mas atualmente existem celulares com qualidade de imagem e vídeo bem superiores. Pra ser sincero, não acho a resolução do meu aparelho boa, muito menos o zoom. Sem contar ainda que quando se utiliza a câmera frontal a imagem fica muito próxima, não tem profundidade nem nada.

O site Tecnoblog apontou outras desvantagens a respeito da câmera (com grifos):

"A câmera principal do Gran Duos [...] faz fotos boas o suficiente em ambientes bem iluminados. Não dá para exigir todo o detalhamento do mundo, especialmente no tamanho original, em que é fácil de notar ruído. [...] E, nas cenas de ampla gama dinâmica, ela também sofre para se adaptar: ou ficam muito claras, ou muito escuras. [...] As fotos feitas à noite com iluminação escassa ficaram cheias de ruído, com os pontos de luz estourados na imagem. Com o modo noturno ativado, elas ficam mais claras, mas esses problemas não desaparecem."


Essa, com certeza, é uma falha bem visível do aparelho, que não atendeu as minhas necessidades e expectativas. Precisava de um smartphone com boa capturação de imagens e vídeos, mas acabei iludido no final. Quase não o utilizo para esse tipo de trabalho e demanda.


Armazenamento


Talvez você já tenha se deparado com as seguintes mensagens: "Armazenamento insuficiente" e "Impossível baixar o aplicativo. Não há espaço disponível". Esse é um problema visível do meu celular, que possui apenas cerca de 5 GB de memória interna - mesmo que as especificações do produto digam que ele pode ter 8 GB - e de 2 GB de memória externa (RAM). 

A falta de armazenamento é algo que me deixa bastante chateado e tem prejudicado o meu desempenho de uso do celular. Sempre tenho que limpar as memórias cachês de aplicativos e utilizar o aplicativo CCleaner - caso queira baixar um download de imagem, arquivo ou atualizar algum aplicativo. Por esse motivo, deixo a opção de "Atualizações automáticas" desmarcada. 



Bateria



Esse é um dos ódios que mais me tira do sério acerca do Samsung Galaxy Gran 2 Duos! O desempenho de bateria não é algo "Uau" ou "sensacional". A máxima "A bateria depende do seu uso" raramente funcionou com o meu celular, já que mesmo em standby ou sem utilizá-lo, a bateria consume da mesma forma. Contudo, já tiveram momentos em que ela durou por cerca de 12 horas ou até mesmo até o outro dia, se eu o desligasse enquanto fosse dormir. De forma geral, o uso variou bastante: 12 horas, 8 horas e até mesmo 4 horas - isso quando a bateria estava inchada ou com problemas.

Sobre a bateria, o site Tecnoblog disse (com grifos):

"A bateria de 2.100 mAh terminou o teste de uso moderado com 74%. Em uso intenso, terminou nos 49%. As duas marcas são razoáveis mas, no dia a dia, a impressão pode ser diferente por conta da intensidade de uso; ir e voltar do trabalho ouvindo música e mexendo nas redes sociais deve resultar em chegar em casa com quase nenhuma carga."


Ou seja, não é um celular recomendado para quem utiliza muitos aplicativos ou funções, como eu. Se você ouvir somente música durante todo o dia, tudo bem, mas se como eu precisa utilizar aplicativos, aí já é outra coisa. 

Recentemente no mês de novembro tive um grande problema com a bateria. Mesmo nova e original, ela estava consumindo bastante e o celular esquentando muito, isso com pouco tempo de uso ou ouvindo apenas música. Quando a bateria atingia 20%, em poucos minutos ela já era zerada, sem falar que ela só durava cerca de 4 horas. Levei em duas assistências técnicas, e elas disseram que só trocando a placa para resolver isso. Na terceira finalmente conseguiu resolver o problema, mesmo que tenha demorado três semanas. Era a peça do termistor que já estava gasta. O site Tellematica explica o que é:





E hoje? Sinto uma melhora consubstancial no desempenho da bateria. Se até pouco tempo tinha que carregar o celular duas vezes por dia, agora somente uma, assim como era antes.


Sei que atualmente existem celulares com desempenhos melhores e talvez eu precise de um com duração de bateria superior ao meu. 


Engasgos e travamentos


Com certeza esse é um calcanhar de Aquiles da Samsung que não sei se ela já conseguiu resolver ou se existem estudos para isso. O celular, vez ou outra, engasga e trava, demorando minutos para que um aplicativo volte a funcionar ou para que a tela reacenda. Nem reiniciar o aparelho é possível. Realmente é algo bem tenso!


Futuro


No futuro próximo é bem possível que mude de celular, pois colocando na balança os motivos que me fazem ter amor e ódio pelo Galaxy Gran 2 Duos sinto um equilíbrio entre ambos os lados e, às vezes, ela pende para o lado do ódio. Contudo, não quero perder as boas funcionalidades e vantagens que ele oferece, muito menos minha agenda telefônica. 

Acredito que chegou a hora de eu arriscar e obter um aparelho da Motorola ou de outra marca, além da Samsung, ou até mesmo de comprar o Iphone mais recente (Aquele sonhador! kkk) e migrar de vez para um outro tipo de SO: o iOS! Pessoas com Iphone quase não reclamam da vida, nem dessas coisas que falei, sem contar ainda das inúmeras vantagens que ele pode oferecer. 

Eu, assim como os colaboradores do Jovem Jornalista, estamos abertos a fazer um celular drive (Existe isso? kkk) e experimentar os aparelhos mais tops do momento! Então, Samsung, entre em contato conosco, tente se redimir e mostrar os seus melhores produtos. Motorola e outras marcas, façam o mesmo. E Apple, nos envie smartphones de última geração para nunca mais trocarmos vocês por nenhuma outra marca e somente termos amor, e não ódio! J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Emerson
    Imagino essa situação de amor e ódio!! Tenho um Grand Prime e estou satisfeita com ele, mas sinto falta de uma memória maior e melhor qualidade nas fotos. Por enquanto , vou me segurando com ele mesmo ahahah
    Mas espero que algum fabricante mostre suas caras por aqui, e mande vários modelos para seu teste drive ahahah Boa sorte!!
    Beijos,
    Feliz Natal e um maravilhoso 2018!
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que alguma marca faça sua boa ação de ano novo rsrs

      Feliz 2018 pra você, Sheyla!

      Excluir
  2. Boa tarde. Admirando a beleza natural e maravilhosa da sua publicação/texto/poema, passo também, para desejar um ANO NOVO de 2018, muito feliz, extensivo a família e amigos..
    .
    hoje: * Embriaga-me nas tuas Emoções *
    .
    Continuação de boa festas.
    .

    ResponderExcluir
  3. Bem diferente mas muito boa a postagem :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Seu post é uma utilidade pública! Acredito que pode ajudar muita gente na hora de optar por esse aparelho. Esse era o meu celular desde o inicio desse ano, mas vendi ele justamente pela falta de atualização. Sem chance fica refém da Samsung, que mesmo com o celular tão bom resolve não atualizá-lo. E isso faz com que a gente acaba perdendo um monte de atualização dos apps, o ódio venceu. hahaha Realmente uma pena!

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Ótimo você compartilhar o mesmo drama que eu vivo. Eu somente perco com a falta de atualização do celular e dos aplicativos, ainda mais que sou jornalista e dependo de alguns programas. Espero que em 2018 consiga trocar de celular, se Deus quiser.

      Beijos!

      Excluir
  5. Eu sei como é isso. Salva e também deixa na mão KKKK
    Fiquei acho que uns cinco anos com um iPhone 4 até que esse finalmente tive que trocar porq não tinha quase nenhum appp para a versão dele UAUHAHU-qq

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Apple realmente tem isso de deixar de atualizar os modelos mais antigos né? Li algo bem polêmico da marca recentemente. A matéria dizia que clientes foram até a justiça porque a empresa travou os celulares de propósito. Uma pena que uma marca tão conceituada aja assim, né?

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design