quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Documentário: Hiroshima- BBC History of World War II



Vou falar um pouco sobre um documentário que me marcou e trouxe uma nova compreensão para mim chamado Hiroshima- BBC History of World War II (Netflix, 2005). 

Gosto desse gênero porque ele traz a clareza pelo fato da junção de imagem, testemunho e exposição de certo tema. O documentário faz você ter curiosidade e explorar mais sobre acontecimentos históricos e sociais, às vezes pouco falados em sala de aula ou em casa, ajudando na compreensão de histórias importantes. 

É incrível e espantoso o que a ambição, o orgulho e a submissão podem trazer a uma nação. No caso do Japão, em 6 de Agosto de 1945, verdadeiro caos e terror.

Apesar da vitória sobre a Alemanha nazista, os Estados Unidos tinha mais um inimigo, o Japão que vinha sendo resistente a conquistas em seu território. Eles tinham uma arma infalível: homens dispostos a morrer pelo seu imperador (Kamikazes) - jovens treinados para explodir tanques de guerra com bombas alojadas em seus corpos. 

Paralelamente, os EUA trabalhava no desenvolvimento de um projeto intitulado “MANHATTAN”. Cientistas e engenheiros do mundo inteiro projetaram esse armamento a partir da fissão de Urânio e Plutônio.  Fontes históricas relatam que só foi feito um teste e a partir disso o presidente Henry Truman deu a ordem para o lançamento da primeira bomba nuclear da história levada em um avião carinhosamente apelidado de “ENOLA GAY.”




Houve um segundo ataque em outra cidade japonesa, Nagasaki. Dessa vez, o alvo não foi acertado, mas estima-se a morte de 50 mil pessoas, sem contar as que morreram pelos efeitos da radiação. Soldados americanos daquela época afirmaram que estavam felizes. A guerra acabaria ali e milhares de outras vidas seriam poupadas, em especial as de jovens soldados de seu país.

Aquela manhã tranquila tornou-se em um cenário de terror. Alguns sobreviventes que deram seus testemunhos sobre o acontecido trouxeram a mente fatos chocantes. 

“Enquanto eu continuava a puxá-la, o fogo se aproximava rapidamente. Eu podia ver, ouvir e sentir o cheiro do fogo. Eu estava quente, e não conseguia respirar, e não podia continuar lutando.” 


Um relato escrito por Shige Hiratsuka, que se referia a filha de 6 anos. Ela perdeu duas filhas e o marido com apenas 29 anos.

Não existe números concretos de mortos, mas somando com aqueles que morreram no bombardeio, mais os que foram envenenados pela chuva radioativa, sabemos que foram milhares. 




Hiroshima- BBC History of World War II é um documentário muito bem produzido que fez jus aos prêmios conquistados. Ele faz você levantar algumas questões, como: Será que realmente era necessário o uso de uma bomba nuclear? E será que valeu a pena sacrificar a vida de milhares de pessoas simplesmente por orgulho, e não aceitar se render? Por que o ser humano, para conseguir o que quer, tira a vida do próximo? J-J






Por: Késia Ferreira, especialmente para o Jovem Jornalista

7 comentários :

  1. Fato importantíssimo sobre a história mundial aqui levantando.

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho! Muito bem escrito, e com conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da sua matéria.
    Daqui a alguns dias farei um trabalho gigantesco sobre esse assunto. Acho ele um pouco complexo!

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  4. Profundo e muito bem escrito!
    Parabéns ��������

    ResponderExcluir
  5. Interessante demais o documentário, assistirei com certeza!

    ResponderExcluir
  6. Acho que vale a pena olhar o documentário com outros olhos, amigo.
    Foi uma produção totalmente tendenciosa para os Estados Unidos.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design