terça-feira, 25 de outubro de 2016

"Cadê a 1 hora que estava aqui?": observações sobre o horário de verão

 
A partir de hoje eu amo o horário de verão (eu em desenho). I Bitmoji 

Uma semana se passou após o advento do horário do verão desse ano. Posso dizer que ou o amamos, ou o odiamos. Confesso que durante a última semana, tive muita dificuldade de ajustar meu relógio biológico e minha agenda, mas agora estou bem adaptado. E não é que agora até gosto do horário de verão?!

Por incrível que pareça me sinto mais motivado quando é 5 ou 6 da tarde para fazer qualquer atividade. O sol forte de 6 da tarde (na verdade o sol é típico de 4 ou 5 da tarde) me dá energia, disposição e alegria. Sou muito mais produtivo. 

O fato de eu não ter me adaptado ao horário de verão na última semana, foi pelo motivo de não estar acostumado com essa realidade, afinal isso só acontece em 4 meses do ano. Tudo que é novo, nos causa incômodo. Em um primeiro momento, não sabia se ao acordar tomava café ou almoçava. Acordava com sono e dormia sem sono. Normal.

Feito esse pequeno relato pessoal, no post de hoje falarei sobre: a origem do horário de verão; o nosso relógio biológico; e o mito ou realidade de economia de energia.


Origem


 O responsável pelo horário de verão, George Vernon Hudson. Reclamem com ele! 


A primeira menção ao horário de verão - ou ao Daylight Saving Time - surgiu por Benjamin Franklin em 1784, mas essa ideia não foi muito aceita na época. Somente um século depois, em 1895, que pensou-se novamente no tema. O autor da proposta do horário de verão foi George Vernon Hudson, um entomologista da Nova Zelândia, que percebeu que o sol tinha valor fundamental para sua pesquisa com insetos. A partir de então, ele começou a reivindicar sobre o adiantamento de uma hora do relógio. 

O primeiro país que adotou o horário de verão foi a Alemanha, em 1916. Hoje em dia, cerca de 73 países adotam-no.


Estados brasileiros que aderem ao horário de verão. Ilustração I G1 


No Brasil, a primeira vez em que adiantou-se os relógios foi em 1º de outubro de 1931. Desde 1985, o horário de verão é utilizado anualmente, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Ele não foi adotado nas regiões norte e nordeste, porque não surtiriam efeitos de economia de energia:

"A medida é mais eficiente nas regiões distantes da linha do equador, porque nestas regiões os dias se tornam mais longos, e as noites, mais curtas.
Já nas regiões próximas à linha do equador, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano, e a implantação do horário de verão nesses locais traz muito pouco ou nenhum proveito". (Ana França, Uol)


Relógio biológico

Especialistas afirmam que nosso corpo demora de 3 a 7 dias para se adaptar ao horário de verão. O primeiro dia pra mim foi terrível: não consegui me concentrar nas minhas atividade e vi o dia passar rapidamente. Já no quarto dia estava de boa com essa nova realidade. 

"Nos primeiros dias, há dificuldade para acordar, falta sono para dormir à noite e o apetite também sofre alterações". (endocrinologista Cristina Formiga)


Essa dificuldade ocorre porque o nosso organismo já está sincronizado com o tempo e os nossos hormônios já estão habituados com a entrada e saída de luzes solares. Cada organismo tem seu próprio funcionamento e sua forma de adaptar-se. Hoje meu corpo já habituou-se a levantar disposto, antes mesmo dos primeiros raios solares. 

Aprendi a ver o horário de verão pelo lado positivo. Por exemplo: tem algo mais legal do que tomar um café reunido com a família às 6 da tarde? Pode parecer estranho, mas o meu relógio biológico do horário de verão me diz para lanchar às 6 da tarde, e eu acho isso uma maravilha!


Horário de verão economiza energia?





O horário de verão proporciona uma série de benefícios. Não me aterei a todos, somente ao de economia de energia. Será que ele realmente proporciona isso?

De acordo com especialistas, o horário de verão reduz o consumo de energia no período mais crítico, o chamado horário de ponta, que vai das 6 as 9 da noite, além disso, o uso de usinas elétricas de iluminação é diminuído. Ana França exemplificou bem isso em seu artigo (com grifos):

"Nas grandes cidades, as pessoas começam a chegar em casa por volta de 18 horas, ou seja, no início da noite. Chegando em casa a pessoa liga a luz elétrica interna. Nessa mesma hora, entra em operação a iluminação pública, placas de luminosos comerciais, etc. Além disso, as indústrias continuam trabalhando.
Com o horário de verão, as cargas de iluminação pública e das residências passam a entrar após 19 horas, justamente quando o consumo industrial começa a cair. Com isso há a redução na carga nesse horário". (Uol)


De acordo com o site Lacerda Sistemas, a diminuição estimada para o período 2014/2015 foi de R$ 278 milhões, uma redução de 0,4% de consumo de água de hidrelétricas e economia de 4,5%, que representam 2.595 megawatts. Essa economia de energia (4,5%) está dentro do previsto, que é entre 3,5 a 5%. 

Mas, ao contrário do que se pensa, a economia não afeta nossas contas de energia elétrica, mas está além dessa questão financeira: diminuição da poluição e do uso de recursos naturais e artificiais.

O governo federal estima uma economia de R$ 147,5 milhões para 2016 (só espero que esse dinheiro seja bem investido, e não amarrado no rabo do burro). 


Outro lado

Há o outro lado da moeda, dos pessimistas que dizem que o horário de verão não economiza energia, que esse decreto já deveria ter acabado há muito tempo.

"Não se consegue nem sequer comprovar algo tão objetivo quanto a se o horário de verão realmente economiza energia elétrica no país. Tudo o que se divulga no tocante à economia são estimativas, sem comprovação científica". (Brasil Verde e Amarelo)


Um estudo realizado pela Comissão de Energia da Califórnia (EUA), divulgado na Scientific American, demonstrou que não há economia de energia elétrica com o horário de verão.   


Veja pelo lado bom

Ao invés de ficarmos com raiva e dizermos: "cadê a 1 hora que estava aqui?!", que tal vermos o horário de verão pelo lado positivo e aproveitarmos, da melhor forma possível, essa 1 hora a mais de sol? J-J


Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. No começo eu também sofri para me adaptar a mudança de horário,mais agora eu consegui me organizar e de certa forma estou me dando muito bem com isso.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aqui no nordeste não tem, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  3. Eu adoooro o horário de verão! Porque dá 19h e ainda está claro <3 isso é muito bom, parece que o dia dura mais. E eu acho que economiza sim, porque aí é 1 hora a mais com a luz do dia, então 1 hora a menos na conta de luz, hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua opinião, Thami. Horário de verão em lugares que tem praias deve ser perfeito né?

      Excluir
  4. Eu não assisto mais televisão como antes, então não me incomoda, mas quantos aos serviços eu sofro, aqui não tem e eles seguem o horário de verão.

    Beijos
    Lua Mariano
    www.meumundodalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma questão complicada e um problema. Talvez falemos disso no blog em um próximo post.

      Excluir
  5. A sensação que o dia dura mais é inexplicável. No meu estado não há mais horário de verão, mas lembro como era bom largar do colégio e ainda ter o sol no sol. Era tão bom...

    Um ótimo post, muito bom saber a origem do horário de verão e sua função.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não fazia ideia de quem tinha criado o horário de verão... rsrs
    Gostei bastante do post! Super útil!

    Um beijo.
    www.anneabreu.com.br

    ResponderExcluir
  7. Onde moro nao tem horário de verão. Então, é bem difícil ver o relógio uma hora adiantada e fazer algo uma hora antes sem saber, ahahahah.

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  8. Agora que vc mencionou, eu parei para pensar a respeito e notei que sou mais produtiva também, já que o sol fica bombando até mais tarde, porém às vezes pega muita gente aqui porque o sol vai até quase 20:30 e a gente achando que é 17hs kkkkkkkkkkkkkk!!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas isso foi mais na primeira semana, que as pessoas não estavam acostumadas.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design