terça-feira, 24 de novembro de 2015

Novembro azul: informações e ações publicitárias



campanha Novembro Azul é destinada para promover o exame de câncer de próstata nos homens. O câncer de próstata é um dos motivos de mortes de homens no Brasil. Cerca de 12 mil homens morrem porque não realizam o procedimento. Se fossem a tempo no urologista, teriam 95% de chances de sobreviverem. Somente 50% dos homens frequentam a urologia. Os dados são assustadores:



O público-alvo do exame são homens a partir dos 40 anos de idade. O Novembro Azul tem seu ápice no mês de novembro, quando empresas, institutos e organizações realizam ações interativas, publicitárias e de marketing, para informar e conscientizar sobre a importância de exames periódicos. Mas afinal, o que é o câncer de próstata? Como tratá-lo?


Câncer de próstata

O que é próstata?
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas. Ela localiza-se abaixo da bexiga, no início da uretra, e sua principal função é produzir o esperma. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.



O que é câncer de próstata?
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens. Ele aparece quando as células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Em sua fase inicial, o câncer tem uma evolução assintomática, daí a necessidade de fazer exames rotineiros após 40 anos.


Fatores
O fator genético é uma das causas. Homens que possuem familiares com esse histórico tem mais propensão de ter a doença. Além disso, homens negros também tendem a desenvolver mais a doença do que brancos.


Sintomas e prevenção
Alguns dos sintomas são: dor ou queimação ao urinar, sangue na urina, jato urinário fraco e vontade frequente de urinar.

Os homens podem prevenir a doença com uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais com menos gordura. Especialistas também recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.


O tão temido exame

Muitos não realizam o teste para o câncer de próstata por conta do procedimento utilizado para detectar a doença. Ou seja, preferem morrer do que realizar o famoso toque. E como seria esse exame? Existem outros que são eficazes?

O toque
Antes de falar do exame propriamente dito, preciso dar os parabéns a Unimed pela bonita campanha, que despreza o preconceito e o machismo da sociedade:



Sim! O exame tradicional é feito com o dedo indicador no ânus. O médico que o realiza é profissional e usa uma luva de látex devidamente lubrificada. O procedimento não dura mais que 15 segundos, e se existir o tumor, o médico sentirá um tecido rígido na região da próstata. Se confirmar o diagnóstico, o urologista poderá solicitar exames complementares, como a biópsia da próstata. Confira o local da próstata indicado pela cor laranja nas imagens abaixo:






Outros exames
Já aviso de antemão, que embora existam outros tipos de detecção do câncer de próstata, o exame retal é o mais confiável e recomendado. 

Existe também o exame sanguíneo - que vai medir a dosagem do antígeno prostático específico (PSA); a ultrassonografia da próstata - abdominal e transrretal. Esses exames não são invasivos e podem mostrar o volume da próstata, mas não são os ideais.

De acordo com o Hospital Santa Casa (SC), 

"[...] as células cancerosas aumentam a produção de PSA, mas não é somente o tumor que tem esta capacidade. Tumor benigno e prostatite também podem elevar a contagem desta substância, porém somente o câncer causa o endurecimento do tecido da próstata. Por este motivo o exame de toque não pode ser substituído [...]"


Tratamento
Caso a doença seja comprovada, o médico poderá solicitar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal.


Ações interativas no Novembro Azul

Já mencionei a campanha da Unimed, mas tem muitas outras tão legais e interessantes, quanto essa. Confira:


Playstation




A Playstation estimulou seus clientes homens a deixarem seus bigodes crescerem, juntamente com Galahad, do jogo The Order:1886. Para quem não sabe, o bigode azul é o símbolo da campanha. O ilustrador Tom Mac também ajudará nessa mobilização, fazendo ilustrações da edição limitada, de caras bem conhecidas da Playstation. Para saber mais, clique aqui





Banco do Brasil
A campanha abaixo é do BB e está rolando no Facebook:




Dudalina
A famosa loja de roupas, Dudalina, também entrou na onda e confeccionou vários modelos de blusas, onde parte do dinheiro das vendas será revertido para instituições de prevenção e tratamento do câncer. Fizeram parte da campanha vários atores famosos:




Monumentos azuis
Vários monumentos e pontos turísticos do Brasil também foram iluminados com a cor da causa, como aconteceu em outubro:








Kildare
Para finalizar, essa campanha da empresa Kildare é genial:




Homens leitores desse blog, por falta de informações e campanhas sobre o tema vocês não poderão mais reclamar. Esse é um assunto que merece ser abordado e tocado (HÁ!). Deixe seu preconceito de lado e vá fazer o exame. J-J


Por: Emerson Garcia

20 comentários :

  1. Post muito importante, gostei bastante da campanha feita. Também fiz um post especial no início do mês.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Creio que todos os blogueiro deveriam fazer posts assim.

      Excluir
  2. Parabéns pelo post, acho que toda informação é louvável. O machismo impera muito mais no que das mulheres e acho louvável posts como esse. Muito bom.
    Bjokas,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Tanto é que as mulheres vivem muito mais tempo que os homens.

      Excluir
  3. Ótimo post para a conscientização de todos sobre esta campanha que deve se estender por todo o ano. O câncer está atacando muitas pessoas atualmente e é necessária a prevenção. Com esta divulgação e muitas outras, tudo se espalha de forma viral. Parabéns!
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está aí a magia da publicidade! Isso muito me admira. Também concordo que a campanha deveria ser todo ano.

      Excluir
  4. Muito importante essa conscientização. geralmente os homens não costumam ir ao médico, só quando estão com muita dor, daí, muitas vezes, é tarde demais.
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Quando a doença já está no seu estágio final, infelizmente.

      Excluir
  5. Muito importante essa conscientização, tenho um vo que morreu disso. Na verdade,lembro pouco dele, mas sei que foi isso.

    Bjuuuuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  6. É importante conscientizar os homens assim como fazemos no outubro rosa.
    Tenha uma linda quarta
    Kisses

    ResponderExcluir
  7. Acho muito bom o assunto estar tão em alta. Todo esse preconceito é bobeira e falta de informação.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão! Espero que tenha conseguido clarear a mente de muitos homens.

      Excluir
  8. É realmente muito importante divulgar o Novembro Azul! Talvez um dia consigamos a mesma visibilidade do Outubro Rosa, salvando mais vidas com o diagnóstico precoce.

    Te indiquei para responder uma TAG: http://gatitaecia.blogspot.com.br/2015/11/tag-habitos-de-leitura.html
    Espero que goste!
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo que a divulgação do novembro azul não é tanto como do outubro rosa, mas já teve muitos avanços.
      Obrigado, irei responder em breve.

      Excluir
  9. Eu não sabia muito sobre o câncer de próstata e esse post explicou bem a doença e com certeza vai ajudar bastante os homens que tem dúvidas.Quanto as campanhas,eu já vi muitas bem geniais e legais como essa da Kildare que ficou bem incrível na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa da Kildare foi uma das melhores que já vi.
      Que bom que o post te esclareceu. :)

      Excluir
  10. Oi!
    Estou tentado conscientizar o meu pai a fazer o teste para o câncer de próstata. Mas ele é um cabeça dura!
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A campanha é muito válida, mas ás vezes 40 anos é tarde. Já tive amigos que descobriram com 38 por ai que tinhas.. em exame de sangue, por isso acima de tudo é sempre bom todos os anos fazer exames de sangue.
    Eu tive um tio que teve, e o tratamento foi bem complicado, agora ele se cuida e tudo certo, mas temos que prevenir com certeza, as campanhas são bem válidas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua consideração. Talvez 40 anos seja tarde demais mesmo. Sou a favor da ida periódica ao urologista e também de exames sanguíneos periódicos. Exame de sangue não diz tudo, mas diz muita coisa sobre a pessoa.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design