Em nossa vida, temos que ter alguns cuidados para uma existência vitoriosa e sem intercorrências. São coisas que aumentam a nossa sanidade mental e trazem saúde física, psicológica, emocional e social. Dia desses, uma pessoa postou a imagem acima que me fez refletir bastante e concordar com cada coisa escrita.
Sozinho, cuide da sua mente. A nossa mente tem uma capacidade enorme de absorver e criar teorias, que muitas vezes nos colocam para baixo e com autoestima reduzida. Isso é uma grande verdade pois já passei por experiências onde ela me enganava e onde me sentia submerso por sentimentos e pensamentos que não eram verdadeiros. Minha mente ficava pesada e desesperançosa por inúmeras vezes. Foi necessário ver situações por outros ângulos e estar em grupo, porque sozinho me deixava levar por esses sentimentos e pensamentos.
Em grupo, cuide da sua postura. Se sozinho temos que cuidar da nossa mente, em grupo temos que ter uma postura ilibada, correta, politicamente correta e aprazível. Temos que possuir etiqueta para não darmos nenhuma invertida, pisarmos na bola ou agirmos de forma desconexa, irresponsável e com total vergonha alheia. Essa dica é preciosa se desejamos manter um relacionamento saudável com as pessoas.
Conversando, cuide das suas palavras. Já dizia uma passagem bíblica que nossa língua tem um poder enorme de edificação e destruição, por isso é importante cuidarmos dela, sabendo refreá-la, dizer as palavras certas e na hora certa, não magoando e não ferindo ninguém.
Com raiva, cuide de suas reações. Somos humanos e a raiva é inerente a todos nós, mas temos que dosar sentimentos como raiva, ódio e tudo o mais, não que você não vá sentir tudo isso, mas é importante sabermos viver a vida não represando esses sentimentos, mas o dosando da melhor forma. A raiva é uma fagulha no palheiro, que pode colocar tudo a perder se ela não for comedida. É só lembrar desse sentimento em Divertida mente e como ele é devastador...
Com dificuldades, cuide das suas emoções. As frustrações, desilusões, tristezas, lutas e fracassos são inerentes em nossas vidas. Não há como passar inerte e incólume nessa vida sem esses ingredientes. Por isso, é importante que ao enfrentarmos as dificuldades da vida, cuidemos das nossas emoções não explodindo, não extravasando, mas tendo controle emocional, pois só assim lidaremos com elas.
No sucesso, cuide do seu ego. Se as dificuldades podem acontecer na vida, o sucesso também pode acontecer. E é importante não ficarmos iludidos e com o ego inflado quando o sucesso vier. É necessário sermos humildes, termos o pé no chão e sabermos que a única coisa que se pode fazer ao subir uma montanha e estar no cume do monte é descer.
Essas dicas são preciosas e tornam a vida mais leve e agradável. Que possamos praticar todas elas para sermos seres humanos melhores. Que em 2026 isso possa acontecer! J-J
Por: Emerson Garcia






Um texto muito bom, com dicas interessantíssimas.
ResponderExcluirBoa semana e um Feliz Ano Novo.
Um abraço.
Feliz dia de São Tomás Becket! https://sintrabloguecintia.blogspot.com/
ResponderExcluirBoa tarde, Emerson
ResponderExcluirDicas maravilhosas, precisamos cuidar das palavras, falar sempre o que edifica, tem uma frase que diz: "se não tiver algo de bom para dizer a alguém, não diga nada". Desejo um 2026 cheio das bênçãos de Deus, obrigada pela preciosa amizade, um forte abraço.