Pode conter spoilers!
Hoje é dia de falar do podcast de jornalismo investigativo veiculado pela Folha de S. Paulo, Caso das 10 mil. Trata-se de um podcast narrativo sobre o maior processo judicial de aborto do Brasil. Ele investiga a história da Clínica de Planejamento Familiar em Campo Grande (MS), que atendia cerca de 10 mil mulheres, e as repercussões do caso, incluindo o impacto político e social da prisão de prontuários e o debate sobre aborto no país. Caso das 10 mil foi lançado em agosto de 2023 e contém 6 episódios, de em média 45 minutos cada um.
Em 2007, uma reportagem denunciou a Clínica Planejamento Familiar onde, durante duas décadas, abortos ilegais foram feitos em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Era o início de uma investigação que expôs os dados de 10 mil mulheres e se tornou o maior processo criminal de aborto do Brasil.
A produção é incrível, forte, intensa e pode deixar as pessoas de boca aberta e com vários gatilhos. Em seis episódios, as jornalistas da Folha, Angela Boldrini e Carolina Moraes, investigam os desdobramentos pessoais, políticos e sociais desse caso que ganhou repercussão nacional. O podcast conta a história da vida dessas milhares de pacientes, de como o acordo silencioso entre uma médica e uma cidade foi rompido, e de como o aborto foi para o controle de uma disputa política que dura até os dias atuais.
A médica Neid Mota Machado operou clandestinamente na clínica por quase 20 anos. A operação policial apreendeu 9.896 prontuários de pacientes. A série enfoca nas histórias das mulheres afetadas e no estigma social e consequências legais que elas enfrentaram.
Os episódios podem ser encontrados nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Apple Podcasts e Deezer, além do site da Folha de S. Paulo. J-J
Por: Emerson Garcia








0 mostraram o dom. Quer mostrar o seu? :
Postar um comentário
Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)
Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram