quinta-feira, 7 de março de 2024

Quinta de série: Falas femininas

Pode conter spoilers!

Na véspera do Dia da Mulher (08) apresento o especial Falas femininas exibido no dia 8 de março de 2021 pela Globo e Globoplay. O vídeo reuniu histórias de 5 mulheres das 5 regiões do Brasil, a fim de homenageá-las e gerar inspirações. A atração foi comandada pela atriz Fabiana Karla, com direção de Antonia Prado e Patrícia Carvalho.  

No especial Falas femininas mergulhamos nas histórias reais e cotidianas de Carol Dall Farra, Cristiane Oliveira, Gleice Silva, Maria Sebastiana da Silva e Sebastiana Oliveira. Estas mulheres representam o país em sua diversidade social, racial e religiosa. O especial reuniu todas essas mulheres, juntamente com Fabiana Karla para discutir dilemas femininos atuais. 


Mas não são só os dilemas que são discutidos, mas a força de vontade, otimismo, alegria e força de cada um desses seres. A escolha dessas cinco mulheres partiu de alguns critérios, são eles: trabalho informal, jornada dupla e famílias chefiadas por mães solo. Uma curiosidade é que o especial foi feito durante a pandemia do coronavírus e o fato de 84,7% dos auxiliares e técnicos de enfermagem serem mulheres e atuarem na linha de frente, também foi abordado. 

LEIA SOBRE OUTRAS FALAS


A ideia foi que as telespectadoras se identificassem com algum dos perfis retratados. A idade das mulheres, na época, eram variáveis... 44, 26, 29, 47 e 59 anos. Suas lutas, dramas, alegrias e trabalhos são apresentados com muita feminilidade e humanidade. 

O especial aproxima cada vez mais da brasileira real: batalhadoras, que trazem dinheiro para o seu lar, cuidam dos filhos, limpeza, comida. Dão tudo de si, e quase sempre não recebem nada em troca. Elas suam, se doam, mas não podemos deixar de lembrar que elas tem muito a falar, elas sonham, traçam metas e projetos. A ideia foi de mostrar essa feminilidade, não um feminismo que luta contra o machismo. 


Com uma equipe majoritariamente feminina, Falas femininas possui um formato documental, com bela fotografia, imagens e sons. Por meio de uma câmera documental, sensível e cúmplice, o especial valoriza a mulher brasileira, provocando uma conversa franca sobre muitos assuntos. J-J



Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Se não me engano eu vi um episódio dessa série no Fantástico... Ou será que estou confundindo? Enfim hahahah!
    De qualquer maneira muito legal a proposta!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson!

    Não conheço. Fiquei curiosa pela forma como apresentou.
    Vou ver...
    Obrigada pela sugestão.

    Abraço
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
  3. Que proposta super bacana, achei bem interessante

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Menino, fiquei com vontade de ver.
    A maioria das mulheres estão representadas nesta série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho importante que se produza programas desse tipo. Ficaram claríssimas, nos últimos tempos, as dificuldades que muitas mulheres ainda enfrentam pelo simples fato de serem mulheres.

    Beijão e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. Achei bacana a iniciativa.
    Parece que vai ser interessante.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  7. Acredito que vai ser bom .Obrigado da dica

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design