quinta-feira, 28 de março de 2024

Quinta de série: Cocoa life - o futuro está em cada pedacinho

Pode conter spoilers!


Já pensou numa série que aprofunda a história do cacau e chocolate? Na Quinta de série de hoje falo da série documental Cocoa life - o futuro está em cada pedacinho da Lacta, disponibilizada na Globoplay. Com apresentação de Rodrigo Hilbert, a produção apresenta o programa de sustentabilidade do cacau da Mondelēz International, além de trazer a história e a evolução do fruto e sua cadeia produtiva. Disponível em 5 epísódios, a série tem direção de André Inácio e Chico Gomes; e roteiro da Modernista Creative. Cada episódio tem em média 20 minutos.  

Em Cocoa life acompanhamos Rodrigo Hilbert e convidados especiais numa road trip pelo universo sustentável do cacau no sul da Bahia. Por trás de um simples chocolate, há um universo amplo que poucas pessoas conhecem, e o objetivo da produção é o de mostrar isso. Cada pedacinho importa, literalmente, porque traz histórias inspiradoras de pequenos produtores rurais, desenvolvimento socioeconômico de comunidades inteiras, preservação ambiental, ciência e diversos desafios. 


A série é leve e informativa, trazendo infográficos, entrevistas e bate papos, regados com chocolate Lacta e até mesmo bebidas feitas do cacau. Rodrigo entrevista pessoas com histórias reais e emocionantes. O gerente sênior de Cocoa Life Latam, Jens Hammer, falou mais da produção:

   “É a primeira vez que uma marca de chocolate retrata de forma tão humana a cadeia do cacau no Brasil. Queremos levar aos telespectadores uma imersão nos avanços significativos que o programa tem feito na construção de uma cadeia de suprimentos de cacau mais produtiva e sustentável”.


As fontes das entrevistas vão desde os produtores rurais, protagonistas da série, até figuras conhecidas do meio público, como Zeca Camargo, João Pedrosa, Isaquias Queiroz e Iberê Thenório.

O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking entre os países que mais produzem cacau no mundo inteiro. Quase 5 milhões de toneladas são produzidas anualmente no mundo. O sul da Bahia é uma das regiões em que as plantações de cacau compõem a paisagem das cidades, gerando renda e progresso para as famílias e comunidades locais. 



Programas de sustentabilidade do cacau, como o Cocoa Life da Mondelēz, apoiado por Lacta, trabalha com a união de produtores para criar oportunidades sustentáveis para toda a cadeia de fornecimento do cacau no país. Veja o que Liel Miranda, presidente da  Mondelēz Brasil, disse:

“O Cocoa Life [...] promove preservação, reflorestamento e manejo adequado da Floresta Amazônica e Mata Atlântica. O objetivo primordial do programa é garantir que todo o cacau utilizado em nossos produtos seja produzido de forma sustentável. Mas, além do cultivo, temos outras grandes vantagens aqui no país: uma delas é a nossa parceria com universidades e institutos de pesquisa que desenvolvem e compartilham tecnologias para o aumento da qualidade e da produtividade das lavouras, impactando diretamente o cenário econômico e social das famílias agricultoras do cacau e de suas comunidades. Outra vantagem é que, por meio do plantio local, substituímos a importação e reduzimos a pegada de carbono”.


    


Hoje em dia, 70% da demanda global de cacau para chocolate da Mondelēz é suprida pela Cocoa Life. A meta é chegar a 100% até 2025. 


Episódios


Em Plantando sementes Rodrigo vai ao encontro de Seu Jânio, um produtor que sofreu com a praga da vassoura de bruxa, mas conseguiu superá-la. Também há um bate papo inspirador com o jornalista Zeca Camargo. 

Teoria e prática vai tratar da troca de conhecimentos com a capacidade de modificar o futuro do cacau. Hilbert conversa com o professor Dário e a chocóloga Adriana. Além das entrevistas, há o desafio de Rodrigo à Iberê Thenório para fazer um chocolate. 

Em Aprender e ensinar, o apresentador explora a necessidade do aprendizado para o desenvolvimento do cacau. Há entrevistas com o técnico agrícola Érico, a produtora Vicentina e o mestre em educação João Pedrosa. 

No episódio a seguir, Somando forças, Rodrigo mostra como a união de produtores e pesquisadores faz a força do cacau. Há entrevistas com a ex-presidente de cooperativa Ana Paula, o produtor Rubão e o chef Thiago Castanho. 

Finalizando, em De olho no futuro o apresentador encontra Edson, um produtor que une conhecimentos tradicionais com métodos modernos, Ivan, que desenvolve técnicas revolucionárias e o medalhista olímpico Isaquias Queiroz. 


Crítica


Para quem quer conhecer mais sobre as propriedades do cacau, semeadura, colheita e como funciona a sua produção, a série é um prato cheio. Rodrigo tem muito bom humor e sabe levar o programa de forma descontraída, leve e interagindo com os telespectadores. A série tem cárater informativo, além de te deixar com água na boca. Recomendo! J-J

 


Por: Emerson Garcia

2 comentários :

  1. Bah, não sabia dessa série. Bem legal deve ser!
    Hoje já 6 feira Santa e desde já, aproveito pra desejar uma abençoada e feliz Páscoa! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Cacau é um tesouro nacional. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design