quinta-feira, 14 de maio de 2020

Entre Frames #26 #universoFelipeSassi: YoYo - Gloria Groove feat. IZA







Depois de Lia Clark e Wanessa se vingarem de um político preconceituoso e serem presas; depois de Gloria fazer uma rebelião na prisão e libertar-se, assim como Lia e Wanessa; e depois de IZA passar um tempo na praia, chegou a hora de dar continuidade ao #universoFelipeSassi iniciado com Bumbum no ar, Coisa Boa e Brisa. Chegou a hora de saber como essa estória continua em YoYo de Gloria Groove com participação de IZA.

YoYo é o quarto clipe dessa cronologia. Lançado em 12 de junho de 2019, possui mais de 42 milhões de visualizações, 804 mil curtidas e 19 mil descurtidas. A direção e roteiro foi de Felipe Sassi, a direção de fotografia de Daniel Primo e coreografia de Flavia Lima. 

Yoyo é um ode ao final de Telephone de Lady Gaga feat. Beyoncé, lembra? A Beyoncé chega de carro na prisão onde estava Gaga e o clipe termina com um "Continua" que nunca continuou... Pois é! Essa continuação existe agora, mas com Gloria e IZA em um clipe de pop brasileiro. Assista:





Agora, vamos às minhas observações!


História



YoYo é claramente a continuação de Coisa boa, mas para entendê-lo é preciso assistir e compreender Brisa, o clipe anterior dessa série. Coisa boa termina com a rebelião na "prisão dos excluídos" e com a Gloria abrindo as grades com um pé de cabra. No início de YoYo vemos que Gloria mudou de figurino e está com o pé de cabra (0:00 - 0:08). Há barulhos de sirene e do instrumental de Coisa Boa no diálogo entre IZA e Gloria.

Daí ela entra na caminhonete e dá de cara com quem? Isso mesmo! IZA. E logo fala pra ela: - Ué. Tu não tava na praia, não? Daí IZA responde: - Garota, tu achou mermo que eu não ia te cobrir nessa? (0:14). Há uma clara referência ao clipe de Brisa, quando a morena estava na praia. 

Depois disso, Gloria fala pra IZA: - Próxima fase? E ela diz: - Próxima fase! (0:20 - 0:23). A próxima fase diz respeito às próximas ações das cantoras de um plano muito maior que permeia os seis clipes. Assim, IZA e Gloria rackeiam o sinal de um canal de TV com o objetivo de passar sua mensagem. E qual seria? Fazer com que as diferenças de orientações sexuais sejam aceitas por toda a sociedade. Foi preciso um crime no hospital (Bumbum no ar), uma rebelião na prisão (Coisa boa) e uma TV pirata (YoYo) para que isso acontecesse. 



Estética



O clipe é bem colorido por conta das locações e figurinos. A primeira cena já apresenta cores muito intensas como o rosa, azul e verde neon. Já a segunda apresenta uma paleta de cores mais sóbrias, como marrom e amarelo queimado. A terceira um contraste entre preto e verde. A quarta tons de marrom e amarelo que contrastam com rosa.

A ambientação de YoYo nos leva diretamente para os anos 70. A família representada se veste com as roupas da época e o programa da TV pirata tem todo um aspecto retrô, seja por conta dos objetos ou figurinos, como brincos de argola, calças boca de sino e muito, muito, MUITO glitter. 

Assim, o clipe faz referência à grandes ícones da época como Cher e Diana Ross. 




Antes de rackear a TV




Antes do evento de Gloria e IZA na TV uma família tradicional dos anos 70 estava assistindo à um jornal. E o jornal é o mesmo que apareceu em Bumbum no ar. Ou seja, o Bafão News. O repórter deu a notícia que TERREMOTOS assolavam o território brasileiro (0:26 - 0:29). E terremoto faz referência ao que? Isso mesmo! Ao último clipe a ser analisado do #universoFelipeSassi, Terremoto com Lia Clark e Gloria Groove!

Agora eu quero falar da família tradicional (0:24 - 0:25). Ela é uma família, digamos, presa aos valores de família e de sociedade. Ela é quadrada e retrógrada mesmo para a época dos anos 70. O programa de Gloria e IZA passar na programação seria uma afronta, ainda mais sendo uma drag queen e uma mulher que gosta de rebolar a raba. Quebrando todos os estereótipos e padrões, Gloria e IZA rackeiam a TV.




YoYo é multicolorido, seja visualmente, como pelos figurinos e cenários. De alguma forma, há todas as cores do arco-íris, casando com a ideia principal do clipe que é a diversidade e liberdade de expressão. 


O canal pirata




O canal tem o símbolo de coração com dois anéis, um rosa e um amarelo (0:30 - 0:31). Acredito que o ícone tem a ver com o amor livre e liberdade. E digo para você: ele aparecerá em outros clipes! Aguarde! Mais tarde (2:25) o símbolo do coração aparece na TV pirata.

Depois da TV ser rackeada, entendemos como o canal foi ao ar: uma equipe trabalha em computadores em um galpão abandonado. Tudo muito clandestino, para não dar pistas aos produtores de TV, muito menos para a polícia. Não se esqueça que Gloria agora é uma foragida da polícia!

O ambiente em que Gloria aparece no início do clipe é bem tecnológico - apesar de ter computadores antigos - e é uma referência ao clássico Matrix


IZA ensaia sua coreografia 




Ao contrário de Gloria, IZA dança em um ambiente clássico, que se assemelha à um teatro da época por contar com cavaletes e um sofá com um forro rosa. O local também parece estar abandonado, para que a polícia não saiba de onde está está vindo a transmissão. 




A família tradicional





A família, em um primeiro momento, fica perplexa e com cara de paisagem quando a TV é rackeada (0:35 - 0:38), mas depois ela é contagiada quando Gloria canta "Levantá do sofá essa bunda e vem dançá" (0:56). Aí é diversão na certa. Os valores, ideias e dogmas são deixados de lado e a família começa a remexer o corpo gradualmente. Primeiro sentada mexendo os ombros (0:56), depois se levantando e começando a dançar (1:17), até se empolgar (1:45) e imitar a coreografia das cantoras (2:08), chegando ao êxtase (2:47). Por fim, quando as cantoras terminam de passar a mensagem e param de dançar a família se senta exausta no sofá (3:04). 

Acredito que a família tradicional é uma alegoria para a sociedade tradicional e, à medida, que são apresentados novas orientações e comportamentos, ela pode se tornar (ou não) mais flexível a eles. 


Coreografia



A coreografia pode ser dividida em três momentos. O primeiro, quando Gloria canta num galpão junto com dançarinos (0:40); o segundo, quando IZA aparece em um galpão dançando com seus dançarinos (1:33); e o terceiro, quando Gloria, IZA e os dançarinos iniciam a coreografia novamente no estúdo de TV (2:51). E sempre as coreografias são imitadas pela família tradicional.

A dança de YoYo é bem bolada, sendo envolvente, sensual e robótica. Envolvente, porque ver Gloria e IZA dançando faz com que se tire "a bunda do sofá". Sensual, porque ver IZA rebolando a raba e fazendo movimentos sensuais com o corpo e a língua (1:48) faz qualquer um passar mal de tesão; e robótica, porque tem Gloria, né mores? E ela faz umas coreografias robotizadas (1:12 - 1:16), seguindo o ritmo da música. 




Com referências à disco music, não há como ficar parado com essa coreografia. Sobre ela, tenho alguns apontamentos. Acompanhe:


- IZA faz um movimento de dança do ventre (1:37): IZA diva muito com esses movimentos e me remeteu a coreografia de Bumbum no ar, quando Lia faz algo parecido. Ao lado de oito dançarinos, IZA promove um momento de hipnose usando apenas  movimentos precisos e sua "ginga". 



- "Hoje é dia de bumbum mexer, bebê" (1:47 e 2:09): quando essa parte é cantada, IZA mexe muito a bunda.





- A cada toque, um movimento: a coreografia é cheia de "barulhinhos", como diz Thaynara OG e cada um deles é marcado por um movimento. A cada toque da música acontece alguma coisa. No primeiro, o pessoal que está no computador levanta e assim sucessivamente. Destaco quando as luzes do centro de rackeamento passam a piscar no som da música e os dançarinos parecem cachorros no cio (1:24). 



- A coreografia é muito contagiante (2:51): a coreografia é tão contagiante que até mesmo a câmera do programa de TV entra no ritmo (2:33). Ela fica tão animada que esboça vários sorrisos. 




Enfim, a dança de YoYo tem todo os requisitos para ser chiclete e pegar todos. Que tal fashmobs com YoYo nas pistas de dança, hein?


Satélite




Em 1:59 Gloria aparece com um look que remete a um satélite por ser na cor azul prateado e ter uma ponta no adereço de sua cabeça. Aos 2:00 ela parece um satélite apontando para o céu. De forma excêntrica e com um look cyberpunk, Gloria lembrou muito os looks de Lady Gaga - que aliás é a sua ídola. Entendi que o look de Gloria tem tudo a ver com o conceito de tv pirata, sendo ela quem transmite o sinal para a televisão.   

Desse modo, foi assim que o canal pirata foi ao ar.


Figurinos



Durante toda a exibição do clipe (3 minutos) IZA usa três looks, enquanto Gloria quatro. Vamos à eles? IZA usa um look esportivo com casaquinho em tons rosa choque, um biquini rosa e uma peruca ruiva (1:32) e um macaquinho rosa com umbigo de fora (Parece que IZA gosta bastante de rosa, hein?) e peruca black power (2:25). Já Gloria um look verde neon com animal print e uma peruca de dread verde, um look preto sensual com armações; uma fantasia azul e brilhante com uma máscara (estilo de drag); e um conjuntinho roxo e peruca balck power (2:25). 


Closes!




O clipe conta muito com closes nas cantoras. Entre eles estão:

- Foco no rosto da GG usando a máscara (2:11);
- Foco no rosto de Iza (2:59); e
- Foco no rosto de Glória (3:00).


Simetria e assimetria






O clipe possui cenas simétricas e assimétricas. Entre as assimétricas destaco o momento que os dançarinos e a IZA não ficam  uniformemente distribuídos e os elementos ficam mais à direita do vídeo (1:39). 





O fim





No final da performance das cantoras a cinegrafista comemora as filmagens (3:01 - 3:03) e há um efeito de tv sendo desligada, encerrando o videoclipe (3:05 - 3:06). 


Referências e o #universoFelipeSassi




O clipe é um presente aos fãs que esperam a continuação de Telephone, principalmente pela cena inicial. Sendo assim, é cheio de referências, principalmente ao #universoFelipeSassi construído a quatro clipes atrás, como o nome da TV, relação com Terremoto e o pé de cabra de Gloria. 

Aliás, Felipe apelidou essa saga de "Vingadoras do pop" por trazer grandes mulheres do pop atualmente que tem revolucionado a estória do Brasil. 


Letra



YoYo é bem "farofa" e chiclete, isso porque a letra é repetitiva. Dá vontade de dar o replay várias vezes. O refrão não é tão interessante, pois se resume à uma mistura de "lomba, lomba" com "YoYo" e "You You", nada que agregue muito. Destaquei alguns trechos:


"Esse é o pique da pista
É brincadeira que te faz dançar e conquista
Oi desce desenrolando pra subir depois fica
Pode tremer a lomba lomba, trava e quica 
Chego junto pra inspirar, disparar, flow que te faz viciar
Fórmula, máscara, que eu dou grito pra tirar
Levanta do sofá essa bunda e vem dançar
Se soltar, pode pá, deixa o grave te levar"

O início é bem ritmado e  cantarolado. É cheio de barulhinhos e palavras encaixadas.



"Essa lomba lomba desce e sobe tipo um YoYo
Mexe todo corpo quando joga com seu YoYo
Essa lomba lomba desce sobe tipo um YoYo
YoYo, Yo, Yo!"

Esse é o refrão bem chiclete, mas pouco interessante. O ato de descer e subir é claramente uma referência ao rebolar. 




"Desce, sobe no rolê 
Só na malemolência, treme e joga aê
A gente na pista, pista
Não deita, deita
Acende, queima, pega fogo"

IZA entra nesse trecho, toda poderosa.



"Imperatriz e GG vão dizer 
Que hoje é dia de bumbum mexer, bebê
Quando ela dança, quan-quando ela dança
Essa lomba lomba desce e sobe tipo YoYo"

Imperatriz é IZA e GG Gloria Groove. 



Música




A música é dançante e ritmado e tem algumas partes de música eletrônica. É a segunda parceria entre Gloria e IZA, sendo que a primeira foi Rebola. Para a drag queen esse foi um momento histórico e inovador. Gloria e IZA tem uma química muito boa e são amigas frente e fora das câmeras.  




Esse foi o Entre Frames de hoje. Até o próximo com Loko! J-J















Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Excelente sua análise. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu amo esse clipe, amo a música e amo as artistas, para mim é um exemplo de arte. E sem dúvidas amei a sua análise.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Dá um trabalho para fazer, mas amo esse quadro.

      Excluir
  3. Oi Émerson, fui nos posts dos três clipes anteriores e deixei meus comentário lá. Gostei de entender a história e a sequência dos vídeos. A música é bem dançante e eu já estou doida para ver as próximas duas fases.
    Muito obrigada por sua análise e nos proporcionar esse olhar.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Chris. Realmente o Felipe Sassi se superou com essa sequência de posts.

      Excluir
  4. Se vc também reparar, os dançarinos também se vestem como as dançarinas passando a impressão de que todos somos iguais. Ótima análise! Beijos Monalise Nogueira (Vem assistir meu novo vídeo do canal) https://youtu.be/ZEIgbCxa0Ik

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação, Monalise. Não tinha reparado nisso. O Felipe pensou nos mínimos detalhes com o clipe.

      Excluir
  5. Boa tarde meu nobre. Entrei no seu blog e aproveito a oportunidade de segui-lo.

    ResponderExcluir
  6. Emerson!! Lembrou muito o comecinho do clipe com o da Lady Gaga e da Beyoncé mesmo. Amei o clipe e amo a Iza! A Gloria acho que ainda não conhecia, adorei já. E a família "tradicional" tá maravilhosa dançando hahaha. Muito bem feito o clipe e a música é bem chiclete mesmo hahaha! Vou ficar o fim de semana todo com ela na cabeça hahaha! =D

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As músicas pop tem esse poder de nos hipnotizar. Grato por sua observação.

      Excluir
  7. Nunca tinha visto, ficou bem bacana. A Isa tem uma voz tão bonita!

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Não conheço as artistas
    Tenho que ouvir com mais atenção.
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design