segunda-feira, 11 de maio de 2020

O novo Blogger, ideal para dispositivos móveis




O JOVEM JORNALISTA está hospedado no Blogger desde sua origem, ou seja, desde 2008. São 12 anos que produzo, edito e atualizo as postagens por aqui. Já me adaptei às funções, HTML e ferramentas que o Blogger oferece. 

Recentemente, no final de abril e início de maio o Blogger mudou. Confesso, que em um primeiro momento essa mudança me espantou. O Blogger, em todo esse tempo que o utilizo teve poucas alterações, sendo essa nova a mais drástica. Depois de muito analisar percebi que o Blogger mudou para melhor. E explico o por quê. 

Logo ao acessar a edição do Blogger, você navega pela barra à esquerda e abaixo de Ajuda e Feedback tem um botão laranja escrito "Conheça o novo Blogger". Ao clicar nele aparece a seguinte mensagem:























"CONHEÇA O NOVO BLOGGER

O Blogger têm lançado novas páginas que funcionam bem nos dispositivos móveis. Clique no ícone de ajuda na barra superior para nos enviar seu feedback.

Continuar"


A mensagem explicita que o novo Blogger é ideal para dispositivos móveis, e isso talvez explique o meu estranhamento em um primeiro momento. A primeira vez que experimentei o novo Blogger foi do meu computador pessoal e não senti muito conforto ao utilizá-lo. Mas quando acessei do meu telefone móvel, foi amor à primeira vista.

Sim! O Blogger finalmente funciona bem em dispositivos móveis! Posso dizer isso, logo após o fracasso do seu aplicativo, o Blogger app. Esse aplicativo é muito disfuncional e pouco usual, isso porque ele não permite fazer edições mais finas e pontuais, ou seja, ao editar pelo aplicativo não tem as mesmas funções (Fonte, tamanho de fonte, cores, vídeos e HTML) que na versão Web. Isso fez com que as pessoas utilizassem a versão dos seus computadores pessoais, retirando delas a oportunidade de criar posts em qualquer lugar.



O novo Blogger - apesar de não ser um aplicativo porque é acessado de uma página da internet - tem tudo para dar certo e, quem sabe, torna-se um aplicativo em breve. A partir de agora, apresentarei as funções do novo Blogger e por quê o Blogger mudou para melhor, principalmente para dispositivos móveis. 


O primeiro visual

Logo que apertamos o botão laranja vemos a primeira mudança. Agora as postagens contam com uma foto de capa. Para editar o post basta clicar em cima do mesmo. Se quiser visualizar basta clicar no olhinho, e para fazer um novo post basta clicar no mais dentro de um círculo laranja. Veja a imagem abaixo:





















Para adicionar marcadores a sua postagem, basta clicar na etiqueta acima do primeiro post e adicionar quantos marcadores quiser. Já para selecionar posts em massa clique no quadradinho abaixo da etiqueta. 

Na versão mobile o Blogger aparece assim:



O legal é que para ver novas postagens basta rolar o dedo, que novas postagens são carregadas. A versão para mobile conta com o botão de compartilhamento, em que é possível compartilhar os posts em outras redes sociais sem precisar acessar ao post.  

Uma coisa que senti falta foi da data das postagens, mas espero que essa questão seja resolvida logo.  


Criando um post

Quando você aperta o botão laranja com o mais vai para a página de edição de posts. Abaixo, você pode ver a diferença da página antiga de edição e a nova. Acompanhe:




Na versão web, os botões são praticamente os mesmos, mas a diferença é que na edição nova os botões ganharam apenas um tom de cor, simplificando-os e minimalizando-os. Já os botões publicar, salvar e visualizar foram substituídos pelos símbolos aviãozinho, disquete e olhinho. Já o botão fechar foi suprimido. O botão HTML da edição antiga foi substituído por setas (< >). Ou seja, tudo tornou-se mais intuitivo e fácil de mexer. 

Esse minimalismo com uso de ícones e símbolos ao ínves de palavras também é percebido na versão mobile do Blogger, como no print abaixo:




Na versão mobile os botões também são intuitivos disquete ou aviãozinho para salvar ou atualizar o post; olhinho para visualizar o post; e a engrenagem para as configurações do post.

Tem o botão negrito (B), itálico (I), sublinhado (S), tamanho de texto (tT), alinhamentos de texto, lista com marcadores e imagem. A caixa de texto é ajustada ao tamanho do seu celular, não sendo preciso redimensionar (aumentar ou diminuir) para editar. Para mim, ficou mais fácil editar e corrigir meus posts. Veja o print abaixo:



Mais formatações


Do lado do ícone de imagem tem três pontinhos, onde é possível ver mais formatações, entre elas o tachado, formato do parágrafo, cor do plano de fundo do texto, lista numerada, inserir vídeo, tabela e alinhamentos. Acompanhe:



Dessa vez, cada formatação tem um ícone e uma descrição. Sendo possível inserir as configurações facilmente.


Inserir cores 


Agora é mais fácil de adicionar e formatar o texto com cores. Antes, eu tinha que aumentar o zoom da edição e clicar com muito cuidado na cor, para não selecionar outra. Agora, basta clicar na opção cor do texto ou cor do plano de fundo do texto que abre uma paleta de cores enorme, lindíssima e funcional. Eu clico na cor desejada e voilá! Edição feita! 





Formatar fontes


Quando vi essa função na edição pelo pc não fiquei satisfeito, isso porque por um acaso a fonte Trebuchet (a fonte que uso para os textos) era a mesma da Times. Contudo, na versão mobile as fontes estão direitinhas e corretas, como no print abaixo:




Adicionar marcadores


Essa foi uma das funções que não gostei muito nessa nova atualização, isso porque ao selecionar os marcadores, eles não aparecem descritos, mas apenas selecionados com um sinal de check. Para adicioná-los, basta clicar no símbolo da engrenagem (isso na versão mobile). Veja a comparação abaixo: 



Mas isso é um pequeno detalhe que pode ser relevado ou então espero modificações em novos updates do Blogger


Inserir vídeos


A forma de inserir vídeos é praticamente a mesma. É possível fazer upload do computador (celular) e/ou do Youtube, contudo, também tenho uma ressalva. Ao adicionar um vídeo não é possível reproduzi-lo. Fica um retângulo cinza e o símbolo de play (Mas não se engane! Esse play é decorativo!)





Que venha o novo aplicativo do Blogger!

Quem diria que iria gostar de uma atualização de aplicativo? (Geralmente me acostumo mais com as versões antigas). Confesso que no primeiro momento estranhei, mas depois me acostumei, e agora tenho a garantia que posso fazer posts pelo meu celular também. Agora é aguardar para eles atualizarem o aplicativo (Que é um lixo, diga-se de passagem). Se o aplicativo ficar da forma que está a edição pela página do Blogger do celular já está de bom tamanho.

E você, usa o Blogger? Percebeu essas mudanças? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

23 comentários :

  1. Oi, Emerson como vai? Eu já uso este novo blogger e para mim é bastante funcional. Eu gosto das funções do novoblogger para mobile, pois são práticas. Excelente post explicativo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por seu depoimento. É certo que se tem muita coisa para melhorar ainda, mas já está muito bom tendo em vista de como era.

      Excluir
  2. Que legal! Não sabia desse! Vou ,com calma, dar uma olhada. Muiiiiita calma pois sou uma ANTA,rs...abração, valeu! chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Emerson
    Eu nunca tive curiosidade de olhar
    Gostei desse seu post explicativo
    Obrigada pela partilha
    Tenha um bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Meu dever é informar vocês sobre o que acontece de interessante.

      Excluir
  4. Reconheço que das milhentas funcionalidades que a google nos oferece para o blogger, só utilizo uma ínfima parte. Escrever, publicar, ver visualizações, actualizar publicações e pouco mais.

    Mas para quem gosta de vaguear pela net, reconheço que tem ferramentas extraordinários

    Gostei muito desta didáctica publicação
    .
    Bom inicio de semana
    Proteja-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma geral, também utilizo as funções mais comuns, mas vez ou outra também mexo no HTML do meu blog.

      Excluir
  5. Eu nunca faço post pelo celular, acho muito ruim na hora de redigir o texto, então ainda estou com pé atrás dessa nova versão (sou das antigas também xD). Mas quem sabe eu experimente né? Vai que...

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Eu já testei o novo blogger e também gostei muito, boa postagem JJ!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. Olá JJ!

    Eu sei que é uma questão de costume, mas ainda prefiro a versão clássica! xD

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não me tinha apercebido.
    Boa semana
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Não cheguei a testar pelo celular, mas como eu raramente entro no Blogger pelo celular, continuo preferindo a versão antiga. Felizmente vc me falou no meu post de sexta que dava para voltar e foi o que fiz.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o pc uso a versão clássica. Já no celular a mobile. Pois é, por enquanto o Blogger disponibilizou os dois modelos. Menos mal. Espero que permaneça assim.

      Excluir
  10. Ya lo probé y me hice un lió pero gracias por la información te mando un beso

    ResponderExcluir
  11. Olá Emerson, bom dia!
    Confesso que estou passando rapidinho por aqui e não deu tempo de ler o post inteiro, mas fiquei curiosa p/saber da novidade.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Já abri algumas reclamações para melhorar essa nova versão, em relação a fotos, vídeos e marcadores, para mim que uso o computador sinto falta de como era antes, achei essa nova versão bem bugada e algumas vezes confusa

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente há muito que modificar ainda. Os marcadores da versão antiga foi uma das coisas que mais senti falta.

      Excluir
  13. Olá, estou com um problemão , não consigo visualizar os marcadores como sugestão. Aparece essa mensagem: Nenhuma sugestão correspondente. Alguma ideia?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tudo bem?

      Ao clicar em cima de "nenhuma sugestão correspondente" vai aparecer todos os marcadores do seu blog em lista. Você pode selecionar os marcadores clicando em cima dele ou digitando algum marcador novo.

      Qualquer dúvida estou a disposição.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design