segunda-feira, 4 de maio de 2020

Dia da Terra- 50 anos: o que é, história, hino da Terra e como a data é comemorada


No último dia 22 de abril foi comemorado o Dia da Terra. A data foi criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson nos anos 1970 com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os problemas da contaminação, bem como conservar a biodiversidade e se preocupar com questões ambientais a fim de protegê-la. 

A Terra é o bem mais precioso que o ser humano possui. Você já agradeceu pelo céu, árvores, mares, vegetação e os animais? Como tem agradecido por essa dádiva: preservando ou desmatando o planeta Terra? Há muito tempo as pessoas tem poluído o meio ambiente, os mares e o céu e o Planeta Água tem respondido de uma forma não muito legal. 

O isolamento social que o mundo passa atualmente tem surtido efeitos positivos para o planeta Terra: o céu está mais limpo, os animais marinhos tem aparecido nas costeiras dos mares, a respiração ficou melhor, como bem refletido no post de Saul Medeiros Pandemia ou reflexão?

O Dia da Terra ganhou uma bandeira não-oficial, veja:



A bandeira traz o Planeta Terra sobre um fundo lilás. Bonito né?


O Dia da Terra completou em 2020 50 anos. 50 anos de história, comemoração e curiosidades. Esse post terá o objetivo de: contar mais sobre a história do Dia da Terra; apresentar o Hino da Terra; mostrar como a data é comemorada (vídeos, peças publicitárias e doodles do Google); atividades para o Dia da Terra; e frases. Vem comigo nessa viagem!


História

Em 1970 o senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, gostaria de criar uma agenda ambiental por meio de manifestações. Essas manifestalções envolveram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e diversas comunidades. Ao todo, foram 20 mil participantes. Os efeitos foram positivos, fazendo com que o governo dos EUA criasse uma Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis para proteger o meio ambiente. 

Fundada por Richard Nixon em 2 de dezembro de 1970, a Agência de Proteção Ambiental é uma organização federal responsável pela proteção da saúde humana e do meio ambiente (ar, água e terra). Esses últimos elementos estão bem representados na logomarca da instituição ao trazer o desenho de uma flor, com o rio e a vegetação circunscritos. 






O Dia da Terra é também chamado de Dia do Planeta Terra, Dia da Mãe Terra e Dia Internacional da Mãe Terra, sendo que a ONU (Organização das Nações Unidas) utiliza e registrou esse último nome. 

Com o passar dos anos, o Dia da Terra tornou-se mais educativo e informativo. Ecologistas aproveitam a ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta, além de proporem soluções que eliminem os efeitos negativos das ações humanas. 

Atualmente o Dia Internacional da Mãe Terra não só é comemorado nos EUA, mas em outros lugares, totalizando mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. 


Hino da Terra


O Hino da Terra foi escrito pelo poeta e diplomata da Índia, Abhay K. O hino enaltece o planeta Terra, bem como a flora e fauna e as variedades existentes no planeta. 


"O nosso oásis cósmico, a pérola cósmica azul
O planeta mais bonito do universo
O nosso oásis cósmico, a pérola cósmica azul
Todos os continentes e oceanos do mundo
Juntos flora e fauna juntos espécies tudos
Preto, castanho, branco, cores diferentes
Somos humanos, a terra é o nosso lar

O nosso oásis cósmico, a pérola cósmica azul
O planeta mais bonito do universo
Todos os povos e todas as nações do mundo
Todos por um, um por todos
Juntos desenrolamos a bandeira azul
preto, castanho, branco, cores diferentes
Somos humanos, a terra é o nosso lar."


Escutem a versão musical do hino (Apesar dele ser entoado na língua inglesa, tem pegadas indianas):






Como a data é comemorada?


Vários posters, vídeos e ações publicitárias foram criados para conscientizar as pessoas à protegerem a Terra. Separei alguns:


Cipem

A empresa produziu esse poster da hora - lindíssimo.






Upuerê

A organização falou sobre vários passos para cuidar do nosso planeta. 






Dia da Terra 2020 - A primavera continua lá fora (Cascais)


O vídeo traz paisagens belíssimas naturais e vários animais. Vale a pena assistir.





Dia Mundial da Terra (Weleda)

O vídeo reflete sobre a Terra. Muito bom!





Share America

Foi produzido esse poster líndissimo em comemoração aos 50 anos do Dia da Terra.





Doodle comemorativo dos 50 anos do Dia da Terra

Esse ano, o Google criou um doodle interativo em colaboração com a The Honeybee Conservancy de Nova York. O doodle consiste em guiar uma abelha por várias flores e fazer com que ela as polinize. O fundador e diretor executivo da The Honeybee Conservancy, Guilhermo Fernandez, explica a importância e o objetivo desse projeto:

"O que mais gostamos no Google doodle de hoje é como ele captura o impacto que uma única abelha tem nas plantas e nos habitats que ela visita. Imagino o poder polinizador que trilhões (sim, trilhões!) de abelhas tem nos escossistemas de todo o mundo!"



A equipe do Google esperou que esse doodle impactasse as pessoas, de tal modo que elas pensem na importância das abelhas e da preservação do planeta Terra. De acordo com a empresa, a ideia é que fosse um jogo infinito, que sempre gerasse modificações, onde os usuários pudessem ver a evolução da polinização das flores, que criam milhares de outras, árvores e arbustos. Fazer isso requereu da empresa otimizar seu código como garantia de inclusão desse conteúdo. 

O vídeo abaixo mostra toda a ideia do doodle. Assista-o (Ele é um pouco repetitivo. Não é preciso ver tudo). 






O doodle do Google traz informações sobre a polinização, como vocês podem ajudar a preservar a Terra e perguntas e respostas. 




Quem sabe esse doodle não inspirou você para cultivar um jardim em casa com plantas que atraiam abelhas?



Os 12 últimos doodles da Google


Pesquisei os últimos 12 da Google sobre esse tema. Percebo que eles ressaltam a flora, fauna, rios, mares e a natureza. Acompanhe:




Atividades para o Dia da Terra



Com o intuito de também comemorar o Dia da Terra deixo uma série de atividades criadas pelo site Calendarr. Veja:


1- Plante uma árvore típica da sua zona: que tal você comprar a semente de uma árvore, ir até a área verde da sua cidade e plantar? A natureza irá agradecer e você terá motivos para cuidar de uma árvore. 





2- Pinte um desenho do planeta Terra: amo desenhar e que tal desenhar o planeta Terra como você imagina ou gostaria que fosse? Mande seus desenhos para o meu email emersongaffonso@gmail.com. Vou adorar vê-los!






3- Incentive a reciclagem: vocês podem incentivar a reciclagem em sua casa, separando os materiais que utilizam por cores ou sacolas. Em muitas cidades tem os caminhões da coleta seletiva e isso facilita o trabalho dos lixeiros.  







4- Reutilize materiais como plásticos e papelões para criar objetos recicláveis: não sou a pessoa mais indicada para fazer DIY's, mas se você é fã dessa área de artesanato pode cuidar do meio ambiente também dessa forma. 






5- Faça uma limpeza na escola: as escolas do Brasil estão fechadas, mas que tal você ver a possibilidade de limpar as escolas ou ruas da sua cidade?





6- Pinte um muro com motivos ecológicos: mais uma oportunidade de libertar a veia artística que existem em você! Pinte muros da sua cidade!




7- Use menos energia e desligue as luzes quando possível: uma forma de agraciar o meio ambiente é usando menos energia e água possível. 





Frases

Várias frases do Dia da Terra chamaram a minha atenção e deixo algumas com você:



"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta."

"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais." John Kennedy

"Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta terra." Leonardo Boff


"Quando a última árvore cair, derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado, só então nos daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come."


"Olha a terra a tua volta, deita-te no chão e sente o coração do planeta a bater." Paulo Coelho

"Plante uma ideia positiva em sua vida, preserve o meio ambiente e cuide de nosso planeta."

"Preservar e usar de forma inteligente os recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta no Dia da Terra."





Essa foi um pouco da história do Dia da Terra. O que você acham dessa data? Já conhecia? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

20 comentários :

  1. Oi, Emerson como vai? Não sabia da existência deste dia comemorativo do planeta Terra. Muito bom o seu post, parabéns. Espero que quando esta pandemia findar, todos nós sejamos mais conscientes em preservar o bem precioso que nos foi dado, o planeta. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde:- Publicação didáctica. Gostei muito de ler e ficar a saber.
    .
    Uma boa semana
    Cuide-se

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por tão interessante partilha!
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo esse post,como sempre bem elucidativo! Uma data que deveria ser bem festejada, mas sobretudo a TERRA respeitada. Adorei ver todos os doodles.. abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Chica. A Terra tem que ser sempre respeitada. Fiz o post com esse intuito.

      Excluir
  5. Que bonito o Hino, eu gostei! Uma pena que ainda existem muitas pessoas que só pensam em destruir nosso planeta. =(

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do hino. Eu passei a conhecer quando fiz esse post.

      Excluir
  6. É lindo o nosso planeta azul já merecia um dia!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. Explendido post
    Gostei de ler
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Mascaras ter ou não ter...

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quanta coisa interessante. Nem sabia que existia um hino da terra. Como sempre, um excelente post.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente as ´pessoas não aprendem a cuidar da Terra, devemos amar e cuidar mais dela

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. A bandeira ficou mesmo linda e por aqui reutilizamos muitos materiais para preservar a natureza.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Buena entrada hay que cuidar nuestro planeta. Te mando un beso

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design