quarta-feira, 22 de maio de 2019

Elementos e símbolos cristãos em 'Abram os portões', de Israel Subirá



Há um mês (23 de abril) foi lançado no canal do Israel Subirá no Youtube o vídeo da música Abram os portões. No mesmo molde e plasticidade de Deus meu, já falado aqui, Abram os portões possui colagens sob um fundo estrelado e vários elementos e símbolos. Até a redação desse post o vídeo já conta com 83 mil visualizações, 15 mil curtidas e 64 descurtidas. O vídeo também é uma produção de FJR Crew por Flauzilino Jr e Trentino.

Abram os portões fala de uma passagem bíblica que diz:


"Abram os portões para que entre o rei da Glória 
Quem é esse rei da Glória? 
O Senhor, Ele é o rei da glória". 


Agora, assista ao clipe:







A partir dessa premissa elementos e símbolos cristãos foram adicionados, até se chegar ao resultado final do vídeo.


Símbolos cristãos

Em toda a duração do vídeo aparecem os seguintes símbolos cristãos: o jumentinho, Jesus com um cajado e uma ovelha, o fogo, a cruz vazia, colagem de Leão e o templo de Jerusalém. Explico cada um deles abaixo:


Jumentinho




Não por acaso, aparece a colagem de um jumentinho que faz alusão a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém em cima dele, uma semana antes de sua crucificação. O jumentinho alude ainda ao rei da glória. 


Jesus




A imagem de Jesus é aquela catolizada - com cabelos longos e vestido até os pés. O rei da glória aqui representado traz um cajado e uma ovelha nas mãos, representando que Ele, além de ser o rei da glória, ainda é o pastor de muitos. 


Fogo





O fogo é tido como um elemento cristão, pois representa o fogo do Espírito Santo. Quando Jesus subiu aos céus, Ele deixou o seu Espírito Santo na Terra e este batizou as pessoas "com Ele e com fogo". Várias igrejas pentecostais utilizam em suas logos o símbolo do fogo.



Cruz vazia




A cruz vazia representa a ressurreição e serve de lembrete aos cristãos da morte e do sacrifício de Jesus, e não somente isso, mas de sua vitória na cruz. Jesus, o rei da glória, não está mais apregoado em uma cruz, mas vive eternamente pelos séculos dos séculos. 



Colagem de Leão





Se durante a morte Jesus Cristo é conhecido como o Cordeiro, na ressurreição é visto como o Leão. E existe um trecho no vídeo em que aparece uma colagem de leão junto a de Jesus, durante a frase "Ele é Santo", que demonstra que Ele, é o Cordeiro e o Leão, mas também o Santo dos santos. 

É muito interessante o ar e a atmosfera criado nessa parte com várias colagens. 


Templo de Jerusalém





Jerusalém é tida como a Cidade Santa e um templo de Jerusalém aparece em destaque, pois chegará o tempo em que nossa pátria será Jerusalém e Jesus Cristo viverá, reinará e governará a todos de lá. 


Outros elementos

Vários foram captados por mim no clipe, como:


Templo







O clipe é iniciado com a entrada de um templo suntuoso e belo. Há uma aproximação dele, até que passamos por seus umbrais e somos apresentados à outros elementos do vídeo. É interessante como há uma sincronia entre a aproximação do portal do templo com o trecho "Abram os portões", como se o telespectador pudesse participar da ação. 


Elementos da natureza




O clipe conta com vários elementos naturais como estrelas, lua, mar e montanhas, o que demonstra que o rei da glória é dono de todo universo, de toda vida, criação e criatura (Só de ler isso que escrevi já até me arrepio).

E é assim que o rei da glória age: orquestrando e movendo céus, terra, montanhas, lua e estrelas. O interessante é que cada um dos elementos é colocado aos poucos, de forma gradual, demonstrando esse controle do Senhor de mover ou colocar elementos da natureza como bem desejar. 




Constatei outros fatos curiosos sob esse tópico. São eles: Quando se canta "Dele é o céu", imediatamente aparece na tela imagens de um planeta colorido; quando se entoa "Dele é o mar" surge um oceano subindo da base até o topo do vídeo; quando se canta "O seu rosto como sol" aparece o fogo; no trecho "Os seus olhos como farol" surge a imagem de um olho relampeando; e quando se diz "Os montes são trazidos ao chão" as colagens de montanhas vão ao chão. Recursos geniais!









Universo




O universo é um dos destaques do vídeo. Aparecem céus, mares, sol, lua, montanhas, foguetes, terras e estrelas. Tudo isso para contar a história do rei da glória. Mais uma vez, assim como em Deus meu, Flauzilino Jr e Trentino utilizam imagens da natureza, seja da fauna ou da flora. 













Detalhes que não passaram desapercebidos





Mesmo com um fundo escuro, é um clipe que conta com muitas colagens coloridas. Além delas, ajudando no tom alegre, estão as matizes de cores e degradês (Para quem não sabe me amarro em um tom degradê).

Destaco também o momento final do vídeo quando a imagem é esmaecida. 


Letra




"Abram os portões 
Abram os portões 
Pra que entre o rei da glória 
Abram os portões"

A letra é iniciada com a abertura dos portões para a entrada do rei da glória. 



"Dele é o céu 
Dele é o mar 
Dele é a terra 
E o que nela há"

Logo depois se fala que este rei é dono de todo universo. 



"Quem é esse? 
Quem é esse? 
As montanhas se escondem 
Os montes são trazidos ao chão"

Momentos depois fala-se do poderio de Jesus



"Quem é esse? 
Quem é esse? 
O seu rosto como o Sol Seus olhos um farol na escuridão"

A partir daí, a letra descreve a aparência do rei da glória. Nessa parte mostra o olho de Jesus relampeando.



"Quem é esse? 
Quem é esse? 
Que não cabe no universo 
Mas habita em meu coração"

Depois fala da dimensão de Jesus, que é imensa, mas que pode habitar num coração contrito. Daí as imagens e colagens de elementos da natureza e do universo.



"Ele é o rei da glória
O rei da glória
Que pra sempre vai reinar e em
Justiça governar o seu povo"


Essa parte fala de um futuro próximo, em que Jesus governará o mundo com sua equidade e poder. 


"Ele é santo
Ele é rei
Tu és digno
Pra sempre amém"

A música é finalizada com esse reconhecimento.



Essa foi uma singela análise do clipe Abram os portões, que contou com vários elementos e símbolos cristãos.

E você?! Já conhecia essa música e clipe? O que achou dos pontos abordados? Digam tudo nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design