terça-feira, 14 de maio de 2019

Seja o Thanos por um minuto: easter egg de 'Vingadores' do 'Google' e outros



Você já experimentou digitar "Thanos" no campo de pesquisa do Google? Ao digitar, o perfil do vilão aparece à direita e um ícone da Manopla do Infinito também. Se você clicar na manopla uma vez ela estala os dedos e... tcháram! Metade (50%) das pesquisas viram pó, mas  não é nada mecânico. Há o barulho do estalar de dedos, a tela se movimenta e faz o som das pesquisas evaporando. As perdas são bem dramáticas, assim como as que vimos no longa. O interessante é que o número de pesquisas também decresce pela metade. 






É possível reverter o efeito e recuperar as pesquisas perdidas. Para isso, basta clicar novamente na Manopla do Infinito. Ficará o símbolo do tempo verde atrás e as pesquisas retornam em uma tonalidade de verde e logo depois ficam na tonalidade costumeira (Acredito que esse efeito final foi adicionado recentemente). 









Imagino o quanto os CEO's do Google se debruçaram para criar um recurso interativo, dinâmico, com várias ações  e sons. O usuário do serviço de buscas, mesmo que não tenha conhecimento e não seja fã de Vingadores, pode interagir com a manopla e divertir-se. Para os fãs do filme, é possível incorporar o Thanos e sê-lo por poucos minutos. Já pensou se você tivesse a capacidade de ter o poder de transformar em pó metade dos seres vivos?! Claro que isso jamais seria possível, mas o Google permite a você a pelo menos transformar em pó metade das pesquisas

Para quem não sabe, esse foi um Easter Egg lançado pela empresa de busca. Easter Eggs são segredos ou "ovos de páscoa", em tradução literal, inseridos em programas, sites, jogos, DVD's, séries, filmes, animações, sites, entre outros. Eles se popularizaram entre geeks e produtos tecnológicos criados.




Não é a primeira vez que o Google faz uma jogada de marketing, mas este easter egg tornou-se memorável devido à grandiosidade de Vingadores: Ultimato e do seu sucesso de bilheteria. Vários outros foram criados e apresento alguns dos mais interessantes que podem ser acessados por um simples termo digitado no campo de busca.



Sons de animais



Sabia que ao digitar "sons de animais" no campo de pesquisa do Google é possível acessar sons de vários bichos, como antílope, galo, girafa, porco e zebra?! O intuito é educar crianças com imagens dos animais e seus respectivos sons. 



Spinner e Roleta



Se você pesquisar por "spinner" surge a figura do brinquedo que foi moda em meados de 2017 e 2018. Para brincar com o objeto virtual basta clicar em "spin". Você pode controlar a velocidade do objeto que roda de vários jeitos - um deles até vibra. 

Nesse mesmo easter egg você pode mudar a opção e criar uma roleta numérica, onde você pode escolher que ela tenha de 2 a 20 números.  



Collor picker


Você que é designer, ilustrador, diretor de arte, desenhista ou de qualquer outra área e tem dúvidas sobre os códigos de cores, basta digitar "color picker" no campo de busca que lá aparecerá todas as informações e padrões HEX, RGB, HSV, HSL e CMYK da cor desejada. É possível copiar os códigos e usá-los em códigos HTML de blogs, por exemplo. 


Nível




Quer colocar um quadro, mural e/ou suporte na parede sem que ele fique torto mas não tem um nível físico para isso?! Seus problemas acabaram com o nível digital disponível apenas para smartphones. Agora você deixará tudo retinho, bastando posicionar o celular na superfície desejada!



Jogo da velha




Um dos jogos mais clássicos está disponível à apenas uma digitação. Ao digitar "Jogo da velha" aparece uma versão do jogo digital, onde é possível que você jogue com o computador. 



Pac-Man


   
Um doodle do Google fez tanto sucesso que foi transformado em um joguinho. Lançado no dia 21 de maio de 2010, o doodle do Pac-Man virou um jogo virtual bem divertido.



Giro em 360º




Quer ver girar a tela de pesquisa em 360º? Escreva o comando "do a barrel roll" ou "z or r twice" e se surpreenda com um looping completo do buscador. Esse easter egg é uma clara referência ao jogo Star Fox, quando se aperta z ou r duas vezes e um barril é rolado. 



Askew



Experimente escrever "askew" (torto) ou "tilt" no campo de pesquisa e a tela ficará torta. A expressão tilt em inglês é utilizada por quem joga videogames e significa que houve algum erro. Para linguistas esse efeito se chamaria de metalinguagem. Quando você faz uma pesquisa por qualquer outro termo a tela "desentorta" e fica normal. 



Alguém me desconfigurou




As palavras recursão e recursividade significam repetição. Ao realizar pesquisas com esses termos o Google, "acidentalmente", as repete ao aparecer as seguintes frases "você quis dizer: recursão" e "você quis dizer: recursividade"



Qual é a resposta? 42



Qual seria a resposta para a vida, o universo e tudo mais? Para o Guia dos Mochileiros da Galáxia, coleção de livros do Douglas Adams, a resposta é 42. O Google fez um easter egg disso e quando você busca por "a resposta para a vida, o universo e tudo mais" (em inglês "Whats the answer to life the universe and everything") aparece o número 42 inserido dentro de uma calculadora. 



Google gravity



Na página inicial do Google digite a expressão "Google Gravity" e clique em "estou com sorte". Literalmente, os elementos da página desabam e sofrem com a gravidade. O efeito de desabamento é interessante. 



Anagrama na prática






Anagrama é uma expressão ou palavra gerada a partir das mesmas letras de outras. Para brincar com isso, o Google resolveu mostrar como é na prática. Ao digitar "anagrama" na caixa de pesquisa forma-se outro anagrama - "ama angra". Mais um efeito que utiliza a metalinguagem. 




Pisca-pisca



Ao digitar "blink html" na caixa de pesquisas a palavra "blink html" pisca em todos os lugares que aparecem na página, isso porque a palavra "blink" significa "piscar"



O Bletchley Park





"O Bletchley Park" é um sítio no Reino Unido onde se localizava a base de decodificação de energia do Eixo durante a Segunda Guerra, que ajudou os aliados a vencerem a guerra. Quando você digita o termo, do lado direito aparece uma mensagem que começa a ser codificada até se tornar em "Bletchley Park"



Sonic the Hedgehog





Experimente digitar "Sonic the Hedgehog" na caixa de pesquisa e do lado direito aparecerá o perfil do Sonic (Semelhante ao perfil do Thanos) e um Sonic que se movimenta e faz barulho se você clicá-lo. Se demorar para clicar, o personagem fica em posição de espera. E se clicar várias vezes seguidas ele faz um barulho e rola na tela. Se clicar por 25 vezes seguidas o Sonic se transforma em Super Sonic. 






Esses foram alguns dos Easter Eggs do Google. E você, já conhecia o Easter Egg do Thanos? E os outros? Conhece algum que não falei na lista? Digam tudo nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Que legal,confesso que eu não conhecia.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Se você não falasse não ia saber kkkkkkkkkkkkkkkkkkk e como é moda esse filme senhor!!

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  3. Eu achei a ideia bem divertida e uma boa propaganda para o filme!

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre aprendo muita coisa quando visito o espaço JJ. Não sabia metade das coisas que compartilhou com a gente... Adorei.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design