quarta-feira, 1 de maio de 2019

JJPLAY #1: Primitive Technology – a pré-história em nossos dias



 ...E o princípio era uma pedra lascada. | Primitive Technology/ YouTube


Entra no ar o novo quadro do JOVEM JORNALISTA que publicará canais de vídeos relevantes e úteis da internet. [1] Boas vindas a todos ao JJPLAY. Todo mês e no dia de quarta-feira terá uma dica de vídeo. Hoje você vai saber mais deste primeiro canal.



Paus, pedras, barro e água. Pegue o conhecimento de nossos antepassados e terá a criação de casas, ferramentas, fornos, martelos d’água e a descoberta dos metais. Junte tudo isso e terás o canal Primitive Technology – em português literal, “Tecnologia Primitiva”.



CANAL DE VÍDEOS: YouTube [2]
LINKS EXTERNOS: Blog do canal [3], Wikipédia (EN) [4]
DADOS DO SOCIALBLADE: estatísticas [5]
APOIO FINANCEIRO: Patreon [6]


Com todos os materiais extraídos da natureza, John Plant mostra como fazer de um ambiente natural e hostil um lugar civilizado. Com uma pedra faz-se machado, com esse machado é possível cortar madeira, com a madeira se levanta uma casa e por aí vai. Começando do zero se percebe o processo de construção de artefatos, plantações e ferramentas apenas com os itens encontrados na natureza.

Assim John Plant descreve seu canal:

“Primitive technology is a hobby where you build things in the wild completely from scratch using no modern tools or materials. These are the strict rules: If you want a fire, use a fire stick - An axe, pick up a stone and shape it - A hut, build one from trees, mud, rocks etc. The challenge is seeing how far you can go without utilizing modern technology. I do not live in the wild, but enjoy building shelter, tools, and more, only utilizing natural materials. To find specific videos, visit my playlist tab for building videos focused on pyrotechnology, shelter, weapons, food & agriculture, tools & machines, and weaving & fiber.” (COM GRIFOS MEUS)


As criações de John Plant com materiais oriundos da natureza. | Primitive Technology/ YouTube


Pode até se pensar que John Plant vive este estilo de vida, mas não é não. Ele vive como um homem de nossa era como qualquer outro. É mais um hobby que ele compartilha em seus vídeos que já inspiraram outras pessoas a fazerem filmagens com temas semelhantes.


Demonstração de vídeo

A caminho da idade dos metais – Em vídeo publicado dia 17 de agosto 2018 inicia-se no Primitive Technology a saga da era dos metais. Com materiais naturais, fogo e carvão, Plant recolhe os primeiros resultados metálicos de seu esforço.






Avaliação, justificativas e legado

O canal Primitive Technology transporta o internauta aos primórdios da pré-história. Faz-nos refletir quanto tempo demorou em que a humanidade chegasse ao grau de conforto, rapidez e longevidade de nossos dias. A sabedoria do homem não tem limite em atender suas necessidades e, assim que as mesmas são saciadas, sempre há um modo de aperfeiçoar.

Por que recomendo o canal Primitive Technology? Acredito que os internautas podem conhecer as técnicas utilizadas no passado e refletir o quanto foi demorado para a humanidade chegar onde estamos. Se acaso achar que sua vida é complicada, reflita e aprenda.

O legado que se deixa é em relação à consciência sobre o consumo: tudo o que temos nos satisfaz? Vivemos melhor que nossos antepassados? Nossa vida está mais burocrática? Viver na cidade ou afastado do mundo do concreto armado, da água potável, geladeiras e automóveis? Se escolher o caminho da vida natural, o que renunciar do mundo eletrônico e frenético?



O que achou? Digite e/ou sugira outros canais nos comentários.

Espero ter gostado da sugestão. Até a próxima!

UM BOM PLAY PARA TODOS! J-J



Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA

14 comentários :

  1. Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Obrigado por comentar, Monique. Este é o nosso objeto: levar e incentivar conteúdo de qualidade na internet. [L.Y.]

      Excluir
  2. Muito interessante o assunto ninguém pensa nisso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Verdade! É para isso que dedica-se aqui o espaço aos canais no YouTube que tem conteúdo de verdade. Obrigado por comentar. [L.Y.]

      Excluir
  3. Hey Layon! Tudo bem?
    Não conhecia esse canal.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Dan.

    Muitas vezes meus textos não são sobre minha vida. O texto que comentou "PRECISO FAZER!" trata-se de um desabafo de amiga que transformei em um texto com minhas palavras mas com o conteúdo que ouvi.

    Escrevi no final dele "Baseado em desabafo de amiga".

    Mas fico muito feliz com suas visitas e comentários.Volte sempre!

    Adoro seu blog com essas indicações de vídeos.Muito criativo e original.

    Beijos sabor carinho e uma noite de paz profunda para você!

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Não sei quem é Dan, mas agradeço por comentar por aqui e volte sempre. [L.Y.]

      Excluir
  5. Sempre bom compartilhar algo de utilidade Publica!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | É isso aí, Júlia! O quadro "JJPLAY" vai mostrar o que é bom no YouTube. Será uma vez por mês numa quarta-feira. Volte sempre! [L.Y.]

      Excluir
  6. Um canal super interessante... que nos faz reflectir sobre a acção do homem, no meio ambiente... e o seu grau de satisfação pessoal... que de facto, não evoluiu ao ritmo das tecnologias... não seremos hoje mais felizes, do que os nossos ancestrais... podemos ter uma vida bem menos dura... mas andamos pressionados, escravizados pelo consumismo... e continuamos tão perdidos hoje, com o que fazemos a nós mesmos, aos outros, e ao meio ambiente... como se estivéssemos perdidos mesmo, num daqueles cenários primordiais, do tempo das cavernas...
    Pensando bem... o homem, será o bicho menos bem adaptado ao seu meio... pois desde que existe... apenas o procura mudar de alguma forma... mas nunca retirando de tal, plena satisfação!... Dá que pensar! Mais uma excelente partilha, por aqui!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE | Gostei do comentário, Ana. Vou colocar na próxima edição do "JJPLAY" de junho. Um grande abraço para você também e volte sempre. [L.Y.]

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design