quarta-feira, 23 de maio de 2018

"Eu sei o que você quer no Dia dos namorados": o erro da exclusão da campanha da 'Reserva'



A grife carioca Reserva recentemente se envolveu em uma série de polêmicas ao divulgar sua peça publicitária para o Dia dos Namorados no Instagram. A propaganda publicada no dia 15 foi retirada do ar no dia 17, por conta da repercussão negativa que gerou. A Reserva, então, criou um post intitulado "PAUSA" e, horas depois, excluiu a campanha, com um pedido de retratação e desculpas. 

O post tratava-se de uma alusão ao o que casais apaixonados de namorados anseiam nesse dia e nos outros: se amarem de forma intensa, romântica e duradoura. A grife, portanto, criou uma imagem que tinha a seguinte frase: 

“O que a gente quer MESMO nesse dia dos namorados é….Complete na legenda”.


Além da frase na imagem, havia a seguinte legenda:

“Lá vem as campanhas de dia dos namorados: cheia de rodas gigantes, beijinhos na boca, coraçõezinhos… zero cara da Reserva, né? Mozão! Use camisinha & faça com amor”.






Era uma imagem com som. Quando o usuário clicava, logo era emitido o famoso Gemidão do Whatsapp - que repercutiu bastante na web em 2017. Muitos consideraram a peça de péssimo gosto. A chamaram de "sem noção", "machista", "tosca" e "infantil", além de "vergonhosa"

Na verdade, os internautas não souberam captar a mensagem corretamente, e já a consideraram machista logo de cara (O QUE NA VERDADE NÃO É!).  Além disso, não compreenderam a ideia da grife, muito menos sua identidade, cultura e essência. 


Propaganda machista?!


Me pergunto em que momento a propaganda foi machista, uma vez que o sexo e as relações sexuais fazem parte da vida da maioria das pessoas, sejam homens ou mulheres. Por outro lado, é comum que casais de namorados mantenham intimidade não só nesse dia, como nos demais. 

Quem sustentou esse argumento também chegou a dizer que a grife somente confecciona roupas masculinas, o que acarretaria em seu público-alvo ser para homens e suas mensagens também. MENTIRA!  Embora no início o público fosse masculino (Com a confecção de bermudas estilizadas), a marca ampliou - e muito - o seu público: hoje em dia há roupas para crianças e mulheres. 

Por último, como a propaganda pode ser machista, visto que trata-se de uma pegadinha do Whatsapp amplamente utilizada pelas pessoas de ambos os sexos? Pelo menos até onde sei, não é um áudio machista, mas divertido e constrangedor que serve para as pessoas trollarem as outras (Eu, por exemplo, já cai nessa). Me pergunto para que polemizar aquilo que não precisa ser polemizado?


Ideia


Para a Reserva, reutilizar o Gemidão do Whatsapp significou apresentar o amor, as relações íntimas e o Dia dos Namorados de forma divertida e descontraída, fugindo do padrão das propagandas desse tema:

“Lá vem as campanhas de dia dos namorados: cheia de rodas gigantes, beijinhos na boca, coraçõezinhos… zero cara da Reserva, né? Mozão! Use camisinha & faça com amor”.


A Reserva quis fugir de convenções e padrões, sendo criativa e inovadora. Mesmo falando de sexo, ela não fora de forma alguma apelativa. Um exemplo disso foi o post publicado no dia 16 em que traz um gif da expressão "molhar o biscoito", com a seguinte descrição: “O que a gente quer MESMO nesse dia dos namorados é….Complete na legenda”. Veja:




Houve quem aplaudiu, elogiou a frase e criou embates ao completá-la com "Molhar o BISCOITO", ao invés de "Molhar a BOLACHA". Mas também quem não entendeu o tom descontraído e a ideia inovadora da marca.


Outras campanhas ousadas



A coleção de roupas/produtos 2018 para o Dia dos Namorados da Reserva está ousada, descontraída e conversava muito bem com a peça publicitária do Instagram (Até mesmo o nome das seções está com essa vibe - "Fácil de usar & Tirar", "Faça bem feito" e "Solta a língua". Com a exclusão desta, a coleção meio que perdeu seu sentido e significado. Veja:














Uma camiseta FEMININA com a frase "O mundo precisa de amor. Faça." deu o que falar outrora. A postagem no Instagram tinha a seguinte legenda: "Quer saber? Que se AME! & se for com a @olhaoficial melhor ainda." Relembre:





Fora da temática do Dia dos Namorados, a grife já criou uma camiseta contra o preconceito racial com a frase "Diga-me a cor da sua pele e não te direi porra nenhuma". Bem forte e ousada, né?! Veja:







A Reserva já seguiu padrões em campanhas de Dia dos Namorados!


Você sabia que a Reserva já fez várias campanhas "certinhas" e que "seguiam o padrão" no Dia dos Namorados? A inovação atual da marca não impediu que ela fosse romântica e "normal" no passado. Aliás, sua identidade tem elementos como a versatilidade, contemporaneidade, sempre antenada com temas atuais (Falarei em detalhes no próximo tópico) que permite que ela transite pelos mais diferentes discursos e modelos.

Nos vídeos abaixo vocês verão que a Reserva já abordou a data de forma romântica, com direito à jantar, incentivo para escrever cartas para a pessoa amada e com eternos namorados. Tudo bem cafona, previsível, porém romântico e doce. Assista:














PERGUNTO: Que problema há em a Reserva mostrar um outro lado do Dia dos Namorados esse ano?



Identidade, cultura e essência da marca






A Reserva - que tem um pica-pau na logo - é mais que uma marca de vestuário e roupas, mas sim uma grife de comunicação, com o objetivo de dialogar com seus públicos e clientes sobre temas importantes e atuais. 

Ela já abordou vários assuntos, além de ter criado parcerias com a Um Cartão. Mais que confeccionar uma peça de guarda-roupa, ela tem um intuito de conceber ideias para que as pessoas possam usá-las em seus corpos. Para isso, estuda seu público-alvo, bem como seus gostos e estilos, para criar materiais personalizáveis, com apologia à algo e que tem a essência de quem vai vestir. 

O vídeo publicado pelo Meio & Mensagem captou bem a identidade e essência da Reserva. Assista:







Em resumo, a grife quer comunicar-se através de suas campanhas e produtos. Tendo a comunicação e o diálogo como motes, portanto, se posiciona muito mais como amiga, do que como marca. Enfim, a Reserva tem uma identidade e cultura bem peculiares, como retratado no vídeo a seguir:







A propaganda do Gemidão do Whatsapp não está fora dessa identidade da marca, uma vez que ela se autodeclara como autêntica, inventiva, criativa, inovadora e diferente. Gosto muito do trecho do vídeo que diz:


"Somos nós mesmos, mas nem sempre os mesmos. Somos a marca que não fica parada. Aquela que faz a diferença e se joga fundo na vida e nas ideias."



Desculpa pelo indesculpável



Para mim, o pedido de desculpas da Reserva não deveria ter acontecido e a retirada da propaganda do ar foi totalmente desnecessária. A grife apenas criou um conteúdo, de acordo com sua identidade, e esta atitude não apagará quem ela é. 

A postura que imaginei que ela teria é a de apagar as críticas e comentários negativos e manter a propaganda, pois ela chegou a responder o seguinte aos haters: "Nós apagamos apenas comentários desrespeitosos" e "Nós iremos apagar os comentários com xingamentos e grandes ofensas". Veja:












Contudo, a campanha que foi excluída, juntamente com anos e meses de criatividade e ideias. Após ter excluído as postagens da peça, a Reserva não informou se criará uma nova publicidade para a data. 

Se houve algum ponto positivo em sua retratação foi o fato dela ter explicado o conceito da campanha:


"Para o dia dos namorados, queríamos falar sobre amor à flor da pele e sexo [...]"



O pedido de desculpas da grife pode gerar negatividade; ela pode não ser vista pelo público com bons olhos; além de balançar sua identidade. J-J


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. É muito bom a empresa se sentir ofendida e apenas apagar os comentários de xingamento, em vez de ter uma postura mais profissional. Eu não tinha visto ainda essa campanha..

    www.vivendosentimentos.com.br

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    1. Não é porque uma empresa apaga comentários de clientes, que ela vai perder ou deixou de ser profissional. Isso é estratégia.

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  2. Oi Emerson!
    Não estava sabendo dessa campanha mas pelo que vc falou não vi nada demais. Tudo bem que eu ia achar chato abrir o áudio da propaganda e vir o "gemidão", mas acho é só uma questão de bom gosto mesmo, nada a ver com machismo, na minha opinião. :)
    Beijos!

    Mais Uma Página

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    Respostas
    1. Michelly, obrigado por ter entendido o que falei e por sua opinião.
      Beijos!

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  3. Às vezes tenho a impressão que a internet ao invés de abrir os horizontes, está deixando as pessoas cada vez mais extremistas. Tudo tem que ser ataque a algo, ou alguém. Quem tenta ser diferente e criativo, acaba sendo mal interpretado. Não tinha visto essa campanha, mas pelo que li do post, achei bem divertida até e não consegui enxergar o machismo aí. kkkkkk

    Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

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  4. Nossa, mais que confusão hein! Acho que alguns publicitários só visam o sucesso e esquecem das consequências ...

    http://clebereldridge.blogspot.com.br/

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  5. A Campanha foi bem ousada, acho que foi exagero usar o gemidão como parte da campanha. Acredito que foi isso que pesou, na minha opinião a marca é ousada e suas campanhas não podem ser diferentes. Foi infeliz em usar esse áudio, de resto não achei nada de tão negativo assim.
    Beijos

    www.estiilocarol.com

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    Respostas
    1. Gostei do seu comentário. Verdade, talvez se ela usasse outra coisa, ela não teria levado tantas críticas. A ideia do molhar o biscoito até que foi interessante.

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  6. Eu tenho uma completa antipatia pela marca e achei a campanha, se não machista, absolutamente tosca. Mas isso é uma questão de gosto e de identificação com a marca, tenho certeza que outras pessoas acharam a campanha ótima, super "descontraída". Um abraço Emerson!

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    Respostas
    1. Belo ponto de vista. Tudo é questão de gosto mesmo.

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  7. Olá Jovem
    Vivemos na era do politicamente correcto quem sai dessa norma não é bem visto, quem pensa fora da caixa paga o preço!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

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