sábado, 13 de maio de 2017

Registrado nº2: 2017, o ano institucional dos 80 anos do Grupo Bandeirantes




Grupo Bandeirantes faz 80 anos em 2017. | Wikipédia em Português



A segunda edição do quadro Registrado iniciado em 2016 – é em homenagem a criação do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Desde 1937 os veículos da Bandeirantes estão em nossa vida: do rádio até a era digital. Além de ser responsável por inovações na mídia e em revelar talentos, este conglomerado de mídia segue como o mais influente do Brasil.

SÃO PAULO, SÃO PAULO, BRASIL – 06 DE MAIO DE 1937: Nesta maior cidade do país, de uma das maiores do mundo, José Nicolini funda e leva ao ar a PRH-9 SOCIEDADE BANDEIRANTE DE RADIODIFUSÃO na frequência AM 840 quilociclos – ou atualmente dito, quilo-hertz (kHz).


Primeira marca da rádio Bandeirantes. | YouTube/ Grupo Bandeirantes



A PRH-9 foi vendida em 1945 à Paulo Machado de Carvalho (1901-1992) – dono das rádios América, Excelsior, Panamericana (Jovem Pan) e Record. Dois anos depois, ele a vendeu ao político Ademar de Barros (1901-1969).



E tudo começou com uma simples emissora de rádio


No mesmo ano em que Ademar conseguira a rádio ele a passou para seu cunhado João Jorge Saad. João nasceu em Monte Azul (atual Olímpia) em 22 de julho de 1919, descendente dos libaneses Jorge João Saad e Raquel Amate Saad. Vendedor habilidoso era mascate e vendia tecidos em São Paulo, Minas Gerais e pelo Brasil afora.


Da esquerda para a direita: Ademar de Barros e seu genro João Jorge Saad | Internet



Quando tinha 25 conheceu sua esposa, que se casaria dois anos depois: Maria Helena de Barros, filha de Ademar. O sogro pediu para João cuidar da recente emissora de rádio que adquiriu de Paulo Machado de Carvalho. Ao chegar lá, a Rádio Bandeirantes (RB) estava instável e aquele homem, mais acostumado ao comércio, tocou a emissora que tinha 100 quilowatts de potência, refrigerando as válvulas das máquinas transmissoras à água. Aos poucos a Bandeirantes se destacou em São Paulo, e em 1951 Ademar de Barros passou o controle da empresa a João Saad.


Dia 13, Rua Radiantes 13, no canal 13


Primeira marca da Band em 1967. | TV Bandeirantes



O ex presidente Getúlio Vargas concedeu a João Saad a permissão para ter um canal de televisão da Rádio Bandeirantes S.A. em São Paulo. Porém o sucessor Juscelino Kubitschek (JK) cancelou a carta e João peregrinou nos corredores de Brasília para reaver o canal, tendo sucesso no governo de João Goulart.


O coelho do canal 13 dá as boas vindas. | TV Bandeirantes



Neste ínterim, não havia pressa em fazer uma estação de televisão: no bairro paulistano do Morumbi estava em construção o “palácio encantado”. O prédio concebido para a construção da emissora de TV durou cinco anos. Em 13 de maio de 1967, na Rua Radiantes 13, entrava no ar a TV Bandeirantes canal 13:






Crescimento,  tecnologia e inovações


O Grupo Bandeirantes consolidou sua posição como um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil investindo em seus carros-chefes os seguimentos do jornalismo e esporte. A Rádio Bandeirantes foi pioneira ao funcionar 24 horas. A TV Bandeirantes estava lá na cobertura da chegada da televisão em cores. Em 1982, a emissora de TV fez sua estreia no satélite alargando sua rede. A Band foi a primeira a exibir uma marca d’água na tela.


Rádio: o ponto forte do Grupo Bandeirantes


Veículos do Band Rádios. | Grupo Bandeirantes



Um dos seguimentos da força do Grupo Bandeirantes é o rádio. Desde 1937, a Rádio Bandeirantes (RB) aposta no jornalismo, esporte e prestação de serviços. Uma de suas marcas é o “quinto sinal” criado por Hélio Ribeiro - aqueles cinco sinais que tocam a cada 15 minutos de cada hora para alertar os ouvintes o horário vigente. Nos dias de réveillon, a RB fica em silêncio para que o primeiro “quinto sinal” do ano seja ouvido:







Em 2005, o grupo cria a Rádio BandNews FM. A nova cadeia de rádios all news apenas em FM movimenta o mercado no seguimento e se destaca pelas notícias a cada 20 minutos. Ouça o áudio da inauguração da emissora:







Sabe qual a mulher que é a voz oficial da rede? Clique aqui!


O Grupo Bandeirantes também possui as rádios Band FM e Nativa FM - no seguimento popular e sertanejo com ótimos índices de audiência. Além das emissoras locais Band Vale FM (Vale do Paraíba), Educadora FM (Campinas/ SP) e Ipanema FM (Porto Alegre/ RS). O conglomerado criou a primeira rádio especializada em trânsito (Rádio Transito) e para brasileiros nos Estados Unidos (Brasil Radio).

Até 2017 o grupo tinha as emissoras especializadas em esporte (Bradesco Esportes FM) e Música Popular Brasileira (MPB FM). Em 2012 saía do ar a Mitsubishi FM (posteriormente MIT FM) no seguimento rock, pop e Off Road.


A Bandeirantes na televisão


Emissoras de TV do conglomerado. | Grupo Bandeirantes


Na telinha a Bandeirantes se destacou por uma programação eclética e, posteriormente, no tripé jornalismo-esporte-filme. A partir dos anos 1980, com a vinda de Luciano do Vale, as competições esportivas reinavam na programação fazendo da Band o “canal do esporte” que ia desde o vôlei, automobilismo da Fórmula Indy, boxe, até campeonatos de sinuca. Veja estes destaques:


1) FERNANDO SOLERA- “O melhor futebol do mundo no 13”:







2) DOMINGO TOTAL- Chamada esportes:










3) FÓRMULA INDY- Luciano do Vale narra vitória de Fittipaldi:








4) NO TACO- Campeonato de sinuca na tela da Band:







O jornalismo na Bandeirantes era (e ainda é) coisa séria. Do Titulares da Notícia (versão televisiva do homônimo no rádio), no Canal Livre, até o Jornal da Band, a informação e prestação de serviço são os nortes da empresa. Nos editorias, a Band não se intimida em tomar firmes posições em relação a variados temas. Além de claro, sua tradição nos debates eleitorais:


5) ELEIÇÕES- O debate como marca da democracia brasileira:








6) EDITORIAIS- Uma das opiniões do Grupo Bandeirantes:






Outro investimento da empresa foi o Canal 21 em 1996, como uma emissora alternativa e voltada ao público paulistano. A partir de 2001 o 21 se tornou uma rede de televisão tendo emissoras no Rio e em Brasília:












Com a vinda do século XXI o Grupo Bandeirantes apostou na televisão fechada. Em 2001 veio a BandNews TV, e em 2002 o BandSports. Além destes veio as coirmãs Terra Viva, Arte 1 e Sex Privé:

















Na tela da Band passaram diversos nomes que fizeram parte da história da rede. De William Bonner a Faustão, de Sandra Annenberg a Luciano Huck, muitos destes fizeram carreira ou estreavam sua vida profissional na Bandeirantes.


SIM, ELES JÁ FIZERAM PARTE DA BAND! No sentido horário: Carla Vilhena, Luciano Huck, Carlos Nascimento, Marília Gabriela, Marcos Mion, William Bonner, Ronald Golias e Sandra Annenberg, Silvia Popovic, Chico Pinheiro, e Fausto Silva. | YouTube/ Band



A Band teve os apresentadores Bolinha (Édson Cabariti), Chacrinha, Clodovil, Fausto Silva e Silvia Popovic. Apresentou novelas como Os Imigrantes (Benedito Ruy Barbosa, 1981), Cara a Cara (Vicente Sesso, 1979) e Sabor de Mel (Jorge Andrade, 1983). Aventurou-se em séries e minisséries e já teve altíssimos índices de audiência, em especial nas competições esportivas como o boxe e o Mundial de Interclubes em 2000, onde ambos chegaram na casa dos 50 pontos batendo a TV Globo.







Bandeirantes, BAN ou Band?


Bandeirantes, BAN e Band: os nomes do canal 13. | YouTube/ Band



O nome da emissora de TV era grande demais e mal cabia na telinha da TV. 12 letras - B-A-N-D-E-I-R-A-N-T-E-S - fora o nome consagrado dos tempos de rádio. O apelido “Band” – registrado em 1983 – surgiu na Bandeirantes FM (atual Band FM). Já o apelido “BAN” – também no mesmo ano – foi consagrado nas marcas Discos BAN e Vídeo BAN.

Band ou BAN? – Na década de 1990 a emissora de TV veio com a nomenclatura BAN, que não durou muito tempo. Foi em 1994 que o nome BAND veio para ficar na telinha. A transição foi por mais de uma década e meia desde os anos 1980. O noticioso Jornal Bandeirantes mudou sua identidade a partir de 1997 com o nome Jornal da Band.

A marca da emissora também teve que evoluir. Entre o tradicional “olho”, a Band teve o coelho como mascote e um pavão idêntico ao da rede americana NBC – em virtude da chegada das cores na TV brasileira. A partir de 1982, com o designer Cyro del Nero, a marca ganha as cores vermelha e tons de cinza e preto com dois triângulos paralelos na horizontal.


2002: Band adota as cores do Brasil e o flat design. | YouTube/ Band


Os triângulos paralelos unem-se em 1989, tendo os traços característicos que conhecemos hoje. Em 2002 as cores na Band do estado de São Paulo deram lugar ao verde e amarelo do Brasil – apesar de em 1998 a emissora adotasse uma versão parecida em virtude da Copa do Mundo daquele ano.

Além disso, naquele período adotou o que hoje virou moda: o chamado flat design, com marcas geralmente em formato e cores opacos:










Destaque: dois momentos

Destaco dois momentos aqui: um foi a subida de Luciano Huck (apresentava o programa H) subindo na Torre da Band; e o Shit show – quadro de Marcos Mion – no programa Sobcontrole. Confira:












O hoje e o amanhã do Grupo Bandeirantes


O Grupo Bandeirantes tem oito emissoras de televisão (entre abertas e fechadas), nove estações de rádio, dois jornais (Primeiramão e Metro), negócios em telefonia e inovação, out of home (exemplo: monitores em ônibus e metrô), um portal de internet, uma escola de preparação de diversos profissionais que hoje estão em outros veículos, além de 80 anos de história de pioneirismo e inovação.

Inovou, abriu e movimentou o mercado das comunicações e se prepara para novos tempos em que se exige coragem, otimismo e superação. Desde 1937, o Grupo Bandeirantes de alguma forma influiu na condução da trajetória histórica, econômica, social e política do Brasil fazendo jus ao seu longevo retrospecto.







Logo comemorativo dos 80 anos do Grupo Bandeirantes. | YouTube/ Band



Resgatado, Publicado e REGISTRADO! J-J














Por: Layon Yonaller, colaborador especial do Jovem Jornalista

4 comentários :

  1. Passou por altos e baixos, mas continua aí... Adorei o post, foi o mais completo que li sobre o Grupo Bandeirantes! E que venham muitos anos ainda a emissora!

    Bom find!
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Oi, que bom que você gostou. Volte sempre e compartilhe.

      Excluir
  2. Olá!
    Que linda homenagem!!!!
    bjs

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Olá Luciana. Muito obrigado pelo prestígio. Justamente no dia dos 50 anos da Band e na semana passada nos 80 anos do grupo. Volte sempre e compartilhe!

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design