quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Janeiro em nossas vidas

Jano: o deus romano que originou o nome do primeiro mês do ano. | Imagem de internet


Caros leitores, como há tanta gente que prometeu que a partir do dia primeiro de janeiro - ou dia 1, como falam nossos irmãos portugueses - iria fazer dieta, aprender uma nova língua, parar com seus vícios e taras pessoais, entre outras coisas. Por que justamente o primeiro dia do ano? 

Aliás, porque em janeiro? Para nós, habitantes do Hemisfério Sul é em janeiro que começa o "parou geral". É onde apertamos o botão de "já chega!" do tanto que fizemos até dezembro. No Hemisfério Norte, janeiro é o "julho e agosto" deles porque lá é inverno, está frio e se trata apenas de mero recesso e, daqui a pouquinho eles voltam aos seus afazeres.

Na política, é em 20 de janeiro que o Inauguration Day (o Dia da Posse Presidencial) ocorre nos Estados Unidos (isso se o Obama não trapacear ou matarem o Trump antes). Aqui no Brasil, a posse do maior cargo nacional é bem no dia 1º e já tem projeto em lei para mudar isso porque este dia é de descanso, ressaca, folga e é "muito duro" começar justamente no primeiro dia do ano.

Janeiro tem este nome por conta do deus romano Jano, aquele que tem dois rostos olhando o passado e o presente. De Jano veio janeiro e as... Janelas! As mesmas janelas que deixamos entrar o sol, o vento e, se descuidar, a chuva!

Em nossa história, demorou-se muito tempo para que a cultura ocidental aceitasse que a partir de janeiro é que começaria o ano "de verdade". Antigamente, o começo de tudo para as pessoas era em abril. É em abril que na Europa começa a primavera, quando floresce-se as plantas e quando o frio e a austeridade do inverno vai-se embora. É por isso que, por exemplo, a Grupo Abril se chama assim, pelo significado do calendário e da natureza. A "árvore da Abril" representa fertilidade e vida ,e o verde o símbolo de esperança e otimismo.


A árvore símbolo do Grupo Abril. | Grupo Abril



Aos poucos, abril deixou o protagonismo no quesito "começar o ano". Esta tarefa simbólica ficou para janeiro. Por conta disso é que existe o Dia da Mentira em 01/4, porque algumas pessoas achavam que aquele mês continuava a ser o início de um ano civil, mas não era mais. Aos outros enganados, num espaço de quatro meses, fica o "primeiro de abril, você caiu!". A zero-hora de nossas vidas começa mesmo em janeiro.


Funciona começar tudo em janeiro?

Voltando ao mote principal, janeiro tem um impacto que contagia nossas vidas: gestantes planejam que seus filhos nasçam justamente neste dia deste mês, os preços de tarifas são reajustados sem ninguém perceber, chefes do Poder Executivo brasileiro são empossados, uma nova dieta maluca começa. Mas tudo tem o seu porém e os vícios em que as pessoas juram querer deixar lá no ano passado. Será que isso funciona mesmo? Bem, depende de cada um ter a coragem de vencer seus medos e vícios para começar o ano bem melhor que ano passado.

Seja lá o que você prometeu fazer a partir do dia 1º (ou dia 1, ora pois!) tenha força, foco e fé. Comece a fazer o que prometera a partir da segunda semana de fevereiro ou, antes de janeiro,  crie um hábito que te faça progredir.

Um bom ano de 2017 a todos.

Até mais, pessoal. J-J














Por: Pedro Blanche

8 comentários :

  1. E eu nasci em Janeiro hahahah diz minha mãe que achou melhor ter filho no verão porque não pega resfriado (risos!). O fato é que a impressão de "renovação" traga esperanças ao povão :D eu ainda prefiro pensar fora da caixinha e começar meus projetos em datas totalmente estranhas ;D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Vanessa! É uma dessas 'forças' que janeiro têm nas nossas vidas. | PEDRO BLANCHE

      Excluir
  2. Adorei o post ainda mais porque é o mês do meu aniversário hahahaha é legal saber de tudo isso sobre o mês! Eu acho que tanto faz a data que você começa, desde que você realmente comece, porque muita gente promete que vai começar em janeiro e não cumpre, né?
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, não sabia todas essas curiosidades sobre o começo do ano :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito curioso esse post, não sabia da maioria das informações.
    Confesso que pra mim funciona muito bem começar o ano em janeiro e tentar colocar em prática minhas metas haha :)
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    Participe do SORTEIO da Salon Line

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Renata, vejo que janeiro é um mês de provação para testarmos nossas metas que colocamos no ano passado. | PEDRO BLANCHE

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design