terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A promoção de "Cilada" por conta de "Perfect Illusion" e vice-e-versa; Semelhanças e diferenças entre as músicas



O grupo de pagode consagrado nos anos 90, Molejo, torna a experimentar a fama e o sucesso com a execução de uma música. A responsável pelo sucesso repentino da banda de pagode foi Lady Gaga e sua música Perfect Illusion, do álbum Joanne que o Thiago Nascimento já falou aqui. Esta se assemelha (Mas não em tudo!) à Cilada, do Molejo.

Depois do alvoroço dos internautas, ao perceberem a semelhança das letras de ambas as músicas, Cilada despontou no Spotify, com um crescimento de 102%. Acusações de plágio bem esportivas e em tons de brincadeiras chegaram aos ouvidos de Gaga. Seria mesmo Perfect Illusion uma verdadeira cilada?! 

As comparações com as músicas surgiram desde que o single foi lançado, em setembro de 2016. Mas foi apenas em novembro do mesmo ano que Gaga "deu o braço a torcer" ao publicar um post em português em sua fanpage:





O post diz o seguinte: "Isso não era amor, não era! Mas com Joanne não tem cilada [...]". A fanpage oficial do Molejo respondeu: "OI GAGA! SUA SUMIDA!". O post de Lady Gaga foi uma boa estratégia de marketing para - através de uma música que estava em seu auge - divulgar ainda mais suas canções e o seu novo álbum. O Molejo, por outro lado, também se deu bem nessa história, ao colocar nas grandes paradas uma música sua; por aproveitar o espaço no post da Gaga para divulgar uma live e fazer uma possível parceria com a cantora; além de ser convidado a participar de programas de TV, como o Encontro com Fátima Bernardes por conta desse fato

Vamos às semelhanças das músicas:


"It wasn't love, it wasn't love (Não era amor, Não era amor)

It was a perfect illusion (Perfect illusion) (Foi uma ilusão perfeita (Ilusão perfeita))." Perfect Illusion, Lady Gaga


"Não era amor, ôh, ôh
Não era
Não era amor, era
Cilada."  Cilada, Molejo


A semelhança restringe-se a esses dois trecho onde, claramente, o refrão de Perfect Illusion alude ao de Cilada. A semelhança para por aí. Não há mais nada parecido no ritmo musical nem no restante das letras. 

Perfect Illusion é uma homenagem de Lady Gaga ao imaginário das festas e boates. Veja um trecho da canção em que a cantora fala de uma droga que produz mudança de comportamento nas pessoas (com grifos):


"I don't need eyes to see  (Eu não preciso de olhos para ver)
I felt you touchin' me (Eu senti você me tocando)
High like amphetamine (Chapada como anfetamina)
Maybe you're just a dream (Talvez você seja apenas um sonho)."



Cilada fala de outro tipo de ilusão que passa longe do chamado "ecstasy moderno" de Perfect Illusion e do uso de drogas: a desilusão amorosa! A letra fala de um homem apaixonado que faz de tudo por uma mulher e de repente se vê enganado e iludido (com grifos):


"Ela me usou o tempo inteiro
Com seu jeitinho sedutor
[...]
Inocente, apaixonado
Eu tava crente crente
Que ia viver uma história de amor
[...]
Que cilada, desilusão
Ela me machucou

Ela abusou do meu coração."


UMA CURIOSIDADE: Em ambas as músicas fala-se de amor, mas é preciso interpretar o sentido de "amor" em cada uma delas. Em Perfect Illusion Gaga diz que (com grifos): 


"Não era amor era uma perfeita ilusão."


Contextualizando com o ambiente onde a letra se insere (boate), isso quer dizer que as pessoas não estão preocupadas em amar ou demonstrar seus sentimentos "no escurinho", mas curtir e ficar uma com as outras. Algumas, enquanto beijam, usam drogas, por exemplo. A "perfeita ilusão" está ligada ao prazer, e não ao amor.

Em Cilada é dito o seguinte (com grifos):

"Não era amor, era Cilada."


O termo "cilada" está ligado à ilusão, mas não à "perfeita ilusão" de Gaga. Aqui, como disse em avant-premiere, fala-se em ilusão; ou ainda, desilusão amorosa; ou, melhor ainda, em CILADA (termo chulo).


Deixando as semelhanças/diferenças de lado e até o "plágio", em toda essa situação verifica-se a promoção e o marketing de Lady Gaga e Molejo, e isso sem ferir ou menosprezar o outro.

O Molejo, por exemplo, quando se apresentou no Encontro no início do mês passado, cantou o refrão de Perfect Illusion na intro de Cilada e ainda disse um amoroso "Obrigado, Lady Gaga". Confira:






Isso eu chamo de respeito. A Lady Gaga poderia muito bem menosprezar o Molejo, dizer que não tinha feito plágio coisa nenhuma e ainda falar que pagode é ruim. O Molejo, a mesma coisa. Mas o que eu vi foi um interessante "crossover musical". Ainda sonho pela quebra de barreiras entre diferentes ritmos e até com uma roda de pagode com Lady Gaga. J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Kkk Que legal, achei um tema interessante e irei dar uma olhada nas letras das músicas.
    Achei engraçado.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  2. A Lady Gaga é muito gente boa, assim como o pessoal do Molejo... e eles resumem o amor da melhor forma possível: CILADA, CILADA, CILADA hahahah!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O amor é uma cilada mesmo. Quem nunca sofreu por amor, não é mesmo? Hahaha

      Excluir
  3. HAHAHAHAHAHA ne, sabia desse babado mas já adorei, será que rolaria feat?? HAHAHAHA PAREI

    que saudadinha de entrar aqui, seus posts sempre maravilhosos <3

    Um beijo muuuito grandel!
    Blog: Vish, amiga!
    NOVO: youtube!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois disso tem que rolar! Ia ser um feito inédito.
      Saudade de você também. Em breve vou lá no seu espaço.

      Excluir
  4. Essa história é muito surreal gente! Hahaha! Molejo feat. Lady Gaga seria maravilhoso!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design