sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O uso do "Instagram Stories" e o monopólio do Facebook


Há quatro dias, escrevi um post sobre o uso das redes sociais e suas ferramentas. Foi um texto bastante aceito, visualizado e comentado. Mal sabia eu que nesta mesma semana o Instagram lançaria um recurso que lembra muito as funções do Snapchat: o Instagram Stories. Até a leitora Thami Sgalbieiro, do Like Paradise, fez o seguinte comentário:

"Recentemente o que atualizou foi o Instagram que agora tem a opção de mandar stories também, bem estilo Snapchat".


É claro que o blog Jovem Jornalista, por ser de comunicação, não poderia deixar de comentar essa novidade. Afinal, para que iremos usar o Instagram Stories? Como poderemos aproveitar essa ferramenta da melhor forma, levando em consideração que o Snapchat possui praticamente as mesmas funções?

Outra coisa que iremos discutir nesse post é sobre o monopólio do Facebook - dono do Instagram e Instagram Stories - seu poder de influência e aquisição. 


A nova forma de compartilhar histórias



Como bem falei segunda-feira, o Instagram é basicamente uma rede social de imagens, e isso não irá mudar. Mas agora também é uma opção de compartilhar fotos e vídeos temporários que duram até 24 horas. 

Muitos artistas e usuários comuns tem achado o Instagram Stories redundante. Esses, são usuários do Snapchat que já se acostumaram com a rede social do fantasminha. Já outros, começam a migrar para o Instagram, alegando que agora podem compartilhar histórias e postar fotos bem produzidas em uma única rede social. Já eu, optei por usar o Snapchat mais para o lado pessoal e o Instagram Stories para o perfil do meu blog (@jovem_jornalista). 


Voto pelo Snapchat!

Thaynara OG foi uma das usuárias que não sairá do Snap. Isso porque já se acostumou e já se consagrou como "rainha do snap". Não faria sentido ela ir para o Instagram Stories. Muitos também não migraram porque o Instagram Stories oferece menos recursos que o Snapchat


Voto pelo Instagram!

Já a cantora Ivete Sangalo - que tem 12M DE SEGUIDORES no Instagram - migrou de vez porque recebeu a visita de um empresário da rede social ($$). Ele fez uma proposta a ela, já que tem poder de influência e visibilidade no aplicativo de fotos. Ivete, que não é boba, aceitou!


Voto pelos dois!

A cantora Anitta está no Instagram Stories e no Snapchat porque está com medo de perder seguidores, e também não quer abandonar os seus fãs.

Eu também estou nos dois, e falarei por que mais a frente.


Uma rede social, como aprendemos na segunda, tem um MOTIVO de existir. Quando se fala de duas redes sociais, com finalidades semelhantes, devemos colocá-las em uma balança, analisar suas funções, saber suas diferenças, e optar pelas duas, ou por uma, mas claro, sabendo o MOTIVO da opção que fizemos.


Instagram Stories

Antes de optar, vamos ver como funciona o IS, quais suas funções, usos e recursos.

O IS fica no topo do aplicativo, em uma linha onde aparece todas as pessoas que já utilizaram a ferramenta. Se você quiser compartilhar uma história, basta clicar em um círculo com um símbolo de "+". 



Quando clicar, aparece a câmera do celular e você pode tirar fotos (clicando uma vez no círculo) ou gravar vídeos (pressionando o círculo). 


Quando tirar foto ou gravar vídeo, você pode editar, escrever e colocar filtros (como o preto e branco e o que tem as cores do aplicativo). Diferente do Snap, o IS não possui aqueles filtros faciais nem stickers criativos e divertidos (pelo menos não por enquanto). Também não tem como alternar entre câmera externa e interna. Ou é um ou é outro.

A parte das histórias se autodestruírem em 24 horas permanece, mas o que diferencia é a parte do chat. Quando se manda uma mensagem em uma foto ou vídeo no Snap e a outra pessoa a lê, ela desaparece. No Insta não, ela vai direto para o direct, e não é apagada. 

Para ver a história de uma pessoa que não se segue, ou de qualquer outra, basta que clique na imagem de perfil no Insta. Lá estarão registradas as histórias (se tiver) indicado por um círculo nas cores da rede social.



Confira esse vídeo bastante ilustrativo e explicativo feito pelo próprio Instagram:





Por que o Jovem Jornalista optou pelo Instagram Stories?

Logo quando houve o lançamento da ferramenta, fiz alguns "snaps no Insta" (Que diferente isso!) e percebi que tive mais visualizações lá do que no Snapchat. Foram 21 VISUALIZAÇÕES quando publiquei conteúdo no meu perfil pessoal. Acreditem, mas quando posto no Snap não chega nem a 7 VISUALIZAÇÕES! 

Foi quando tive a ideia de compartilhar conteúdo e histórias no Insta do JJ. Publiquei fotos dos textos de alguns posts - que davam suporte as imagens do perfil - e também compartilhei em primeira mão o processo de criação da arte para a Semana Olímpica

Percebi, com isso, que tenho mais possibilidade de alcance com o Instagram. Até porque o blog é seguido lá por influentes empresas de comunicação, como: Agência Digitall, Agência Pavé, Atmosfera Publicidade, Cultura de Valor, Diretta Comunicação, Ozi Audiovisual, Prisma Propaganda, entre outras. Ou seja, todo o público comercial e comunicacional do JJ está no Insta, e não no Snapchat




O JJ está no IS por entender que é uma rede social mais séria e profissional que o Snapchat. Querendo ou não, o Snap é conhecido pelos nudes, pelo compartilhamento privado de conteúdo sexual, de pessoas no seu dia-a-dia fazendo coisas comuns e sem maquiagem, e pelo compartilhamento de dietas e exercícios de academia (Que vocês sabem que odeio!). O Insta, por sua vez, é uma rede de "lindeza e perfeição", ou seja, ela é "mais glamourosa". 

Utilizarei o IS para mostrar os bastidores de postagens e de logomarcas do blog, para fazer propaganda de alguns dos últimos posts, e mostrar mais a cara do Jovem Jornalista (coisa que não faço tanto no Snap). Percebi que já tem dado muito certo!


Monopólio do Facebook 




Vamos para a "parte b" desse post. O Facebook, dono do Instagram, criou essa nova ferramenta para atingir, com todas as forças, seu concorrente principal: o Snapchat, que negou a venda do aplicativo em 2013 à Mark Zuckerberg por US$ 3 bilhões. E aí o que o Facebook fez? Criou uma ferramenta no Instagram - que é popular entre os jovens - que possui a mesma função. Dizendo, implicitamente, que não é necessário sair do Instagram para compartilhar histórias. Você pode fazer isso com praticidade no mesmo aplicativo. Ou seja: foto e dia-a-dia junto! 

Já percebi algumas das vantagens que o Facebook propõe com o IS, e que podem ser um diferencial:

1- O Facebook quebrou as pernas do Snapchat por aclopar duas funções em um só aplicativoVocê não precisa, por exemplo, avisar no Snap: "vai lá no meu Insta e curte a minha última foto". No próprio Insta você diz: "Curtam a foto que postei aqui"Prevejo pessoas excluindo o Snap e ficando só com Insta. Prático, e ainda economiza espaço no celular! 

2- O IS é muito mais rápido que o Snapchat. Foram poucas as vezes que o Instagram travou quando usei o IS. Não sei que desenvolvedor e sistema usaram para o IS, mas sei que é muito bom, prático, rápido.

3- Visibilidade maior no Insta do que no Snap. É mais fácil uma pessoa criar um perfil no Insta, do que no Snap. Fato! A rede social é mais popular que a do fantasminha. Além disso, o alcance e a visibilidade é muito maior, pois empresas, amigos e influentes encontraram no Insta uma nova possibilidade de comunicação e interação. 

Está certo que o IS ainda está no começo e o Facebook ainda vai aperfeiçoar muitas coisas, mas vocês duvidam da capacidade do Mark de deixar o IS mais atrativo que o concorrente? A gente já sabe do que a rede social é capaz, como mostrou Pedro Blanche essa semana


Quando o Facebook se viu ameaçado pelo Whatsapp, ele foi lá e comprou-o mantendo o aplicativo e o Messenger em seu domínio. Quando o Instagram o ameaçava, foi lá e comprou-o. Quando o Snapchat bateu de frente, queria comprá-lo, e não conseguiu, criando um recurso no mesmo formato. E aí, eu pergunto pra vocês: É válido copiar um formato que deu certo ou isso é plágio? 


O recurso está aí. Resta saber se vamos utilizá-lo e como vamos utilizá-lo. Até a próxima! J-J

Quem tem as duas redes sociais, digam nos comentários por qual irão optar e por que. Também quero saber se vocês tem perfis do blog no Instagram e se acham melhor compartilhar conteúdo pelo Instagram Stories. 















Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Eita, que belo e esclarecedor post, adorei! Eu não uso o Snapchat e nem me animei a usar este IS, ainda hahah. Acho que com essa ferramenta, o Instagram perdeu um pouco o clima que tinha, mas continuo lá, firme e forte, pois sou apaixonada por ele.
    Beijos e um bom final de semana!
    DMulheres
    @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah. Pra mim o clima do Instagram continua o mesmo. Eu até percebi que as pessoas costumam postar mais fotos, que videos no IS.

      Excluir
  2. Na verdade eu ainda não sei se gosto ou não dessa nova atualização, porém, tenho que conviver com ela. hahahahah Eu to usando os dois, mas como já me acostumei com o snap, quase sempre gravo mais por lá. Os dois são muito legais, e apesar de eu ter mais visualização no instagram, não vejo necessidade de me mudar de vez pra lá. Acho que os dois são uma ótima ideia. E ah, no instagram é ruim porque é MUITA gente pra olhar as histórias, no snap tu só aceita amigos. Entende? Enfim, gostei do post.
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi. Não encontrei o recurso de ocultar histórias no IS, como tinha pessoas que diziam que dava pra fazer.

      Excluir
  3. Então, ainda não sei dizer se gostei dessa atualização do instagram ou não HAHAHAH
    Fica complicado toda hora checar os vídeos no insta e no snap, acho que nessa batalha um tem que vencer hahahahaha, mas de resto é uma ótima forma do instagram atrair ainda mais usuários!
    Beijosss
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=PRc5kB0nLx4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Pesando na balança, agora o Insta tem um recurso a mais que o concorrente.
      Eu vejo os vídeos do Insta e do Snap tudo em só uma hora, por volta de 23 horas.

      Excluir
  4. eu tenho o snap, mas no meu celular ele não é mt compatível, os videos nem funcionavam mais, então migrei de vez pro instagram. Mas, acho que é uma forma de plágio
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vídeos do meu Snapchat também ficam muito bugados. Acho que é o meu celular, e olha que é bem atual.
      Isso pra mim também é plágio, Ana Karla!

      Excluir
  5. Eu nunca usei muito snap, achei meio confusa essa atualização do insta no começo, mas depois até me acostumei e gostei :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design