sábado, 21 de março de 2015

Mamadeira ou mini garrafa de cerveja?!

ou O significado e o significante sobre a mamadeira que parece uma garrafa de cerveja 


Já falei muito sobre publicidade infantil nos últimos meses no blog, mas sempre surgem novos assuntos, que não posso deixar de mencionar. A invencionice da vez é uma mamadeira que gerou amplas discussões por se parecer com uma garrafa de cerveja. O produto é vendido na loja Fred & Friends, empresa norte-americana que entrega somente nos EUA e no Canadá.  

 


A forma da mamadeira relembra muito o formato de garrafas de cerveja, seja por conta da coloração, pelo design das letras das embalagens e até mesmo a tampa. O que acabei de fazer é analisar o produto pelo que ele me apresenta, para tirar conclusões. E é sobre significantesignificado que quero falar, até chegar na minha opinião.

Esses dois conceitos, para quem não entendeu, são da área de Comunicação (na qual sou formado). Significante é a forma, ou seja, a palavra falada ou escrita. Seria quando falo: "mamadeira" ou "garrafa de cerveja". Significado é o objeto ou a realidade. Quando se fala "mamadeira", vem um monte de significados em nossa mente: recipiente de plástico ou acrílico, que pode ser transparente ou com desenhos, com um bico de plástico molinho. Já quando se fala "garrafa de cerveja" pensamos em uma garrafa roliça de cano alto, de vidro, de cor amarronzada, com um rótulo e uma tampa de metal. Ok, chega de aula por hoje rsrs.




Na minha mente, é assim que esses objetos deveriam se apresentar visualmente. O produto da Fred & Friends tem um significante e um significado totalmente opostos um ao outro. Ok. Entendo que a loja quis inovar, trazer criatividade e brincadeira, mas deve-se tomar cuidado na comunicação (e isso eu falo sempre) de como apresentar os produtos para a sociedade.

Quando se faz uma análise de significado da mamadeira se percebe que ela é um pouco menor do que uma garrafa de cerveja, mas ainda continua roliça; de cor marrom; além de ter uma tampa removível que parece a tampa de metal do líquido alcoólico. A etiqueta da mamadeira traz letras que relembram o design de grandes marcas de cerveja, além do detalhe nas laterais da etiqueta de art nouveau, que já foi difundida em bebidas alcoólicas. 








Mas significado não é só visual, tem a parte textual também. E o que podemos inferir sobre a mamadeira?! Bem, tem o nome da empresa Fred e logo acima a frase Smooth & Creamy em inglês, que significa "Suave e cremoso". No meio temos a frase "Lil' lager", lil é a abreviatura de little, que significa "pequeno"; lager é "cerveja leve", logo, a tradução literal é "cerveja leve pequena".

Frente a essas argumentações, você deve estar se perguntando: "Mas Emerson, nem tudo que se parece é". Você está certo, caro amigo. Mas será que saberia me responder porque uma mamadeira se parece tanto com uma garrafa de cerveja e com que intuito se fez isso?! Será que foi à toa o formato, o design e a cor?! Será que foi à toa o Cerveja leve pequena no rótulo da mamadeira?! "Mas é um produto para crianças. Crianças não bebem cerveja, Jovem Jornalista". De novo, ponto pra você. Mas será que elas não estariam assimilando isso de alguma forma? Elas não vão beber cerveja na mamadeira, claro. O máximo que tomarão é um Neskik, uma vitamina, um suco, um Toddynho ou outra bebida láctea ou doce. Mas qual seria a sua reação ao ver a imagem abaixo, na real?





Eu fico chocado, mesmo sabendo que não tem bebida alcoólica dentro. A questão é muito mais profunda do que se parece. Em minha opinião, incentiva o consumo de álcool precoce, sim, assim como uma blusa infantil escrito "Se eu não lembro, eu não fiz"

"Nem tudo que se parece é". Mas o que você falaria desse bebê, se não soubesse do produto da Fred ou dessa história toda que escrevi sobre significado e significante? Arrisco dizer que pelo menos a maioria diria que a criança está ingerindo bebida alcoólica. Não é verdade?! J-J

Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Hello from Spain: I did not know this product for babies. The bottle looks like a drink with alcohol. I think the brand of babies want to create controversy. Anyway children like to feel older and this drink are more like their parents. I think it's a drink that will succeed. Keep in touch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do not know if it will generate success, but controversial , no doubt.

      Excluir
  2. Eu concordo com você, acho que têm que ser mais em baixo. Pra mim também vale que provavelmente será um tipo de mamadeira usada por garotos, que as mães vão considerar normal, enquanto meninas não. Eu não gosto de publicidades infantis assim, acho muito pesado.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas acho que mesmo sendo para garotos, a polêmica continua.

      Excluir
  3. Qual é o problema dessas pessoas? Induzir uma criança ao alcoolismo é crime.

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É crime, embora muitos publicitários queiram ganhar dinheiro a qualquer custo.

      Excluir
  4. Great post. Love it. Thanks dear for visiting my blog. Keep in touch, pls. Kiss

    http://mylovelyfashionbih.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design