sábado, 28 de março de 2015

Cairá "Babilônia"?!



A nova novela das 9 da Globo estreou a duas semanas e já causou alardes nos grupos evangélicos e tradicionais da sociedade. Assuntos como ambição, ganância e valores imorais são temas do folhetim, além do casal de lésbicas da terceira idade. Uns dizem que é uma "afronta aos valores da família", outros, que "a novela traz muita imoralidade". Nos 10 capítulos de exibição, Babilônia registrou menos que 30 pontos de audiência, ficando abaixo de uma novela das 7. Além disso, tem perdido para a novela bíblica da Record, Os dez mandamentos. A produção tem sofrido vários boicotes. Eles são válidos?

Estamos em um país democrático, onde a liberdade de expressão é aceita (Só estou escrevendo esse texto por causa disso). Eu posso emitir a minha opinião, concordar ou discordar sobre o que é televisionado. Sou um cidadão livre. Embora sendo livre, tenho que respeitar o direito do outro de sê-lo também. A Globo pode televisionar o que ela quiser, e eu posso optar por assistir ou não. Muitos tem dito que a novela "afronta aos valores da família". Verdade, mas o poder do controle remoto está com você. Boicotar uma novela pelo Whatsapp é permitido, desde que não interfira na decisão do outro e imponha-se uma opinião. 



Ora, somos seres pensantes, inteligíveis e com capacidade de tomar decisões. Você pode achar que a novela irá destruir a sua família, ou não. Aliás, muitos tem dito que ela "irá destruir as suas famílias". Que instituição é essa, tão falha, frágil e sem estrutura que uma novela pode colocar fim?! Mas aí, cabe a cada família tomar os seus rumos. O autor, Gilberto Braga, disse que o boicote é "oportunista e ditatorial". Ora, Giberto, onde esse boicote é ditatorial? Seria porque ele está sendo feito por meio de mobilizações virtuais? Não acredito que seja ditatorial, uma vez que, você, está tendo a liberdade de escrever sua trama como quiser. Mas aí quando os outros não aceitam opiniões, isso é ditadura? Não. Até porque ninguém colocou uma arma na cabeça de vocês para dizer como devem, ou não, escrever. E também não é ditatorial ao ponto de uma pessoa interferir a outra de assistir ou não. Ao meu ver, mobilizações podem ser acatadas, ou não.

Eu, por exemplo, não acatei a mobilização do Whatsapp, por considerá-la "tardia". A campanha apareceu uma semana após a novela ter estreado. Já tinha tomado a decisão de não acompanhá-la desde o primeiro episódio. Não cheguei a importunar meus amigos nem compartilhei com meus grupos a mensagem. Sabia da minha posição, mas não queria impor nada a ninguém.

Além do boicote de desligar/mudar de canal e do Whatsapp, o pastor e político Marcos Feliciano quer promover um à patrocinadora oficial da novela, Natura. Segundo ele, a novela sobrevive por causa de patrocínio e se desse um boicote a marca seria o fim devastador da novela, mesmo a Natura sendo prestigiada pelo público evangélico. 






Como falei, todo boicote é válido, mas creio que esse que o pastor Marcos Feliciano propôs foi um pouco longe demais. Diria que beira ao fanatismo. Parece-me que ele quer aniquilar a novela a qualquer preço. Ele não aceitar a novela, é uma coisa, mas boicotar seu patrocínio é demais. Uma marca não "é cúmplice" de algo que patrocina. Ela tem seus valores, suas missões e perspectivas próprias, que diferem, ou não do produto patrocinado. 

Ele fará esse boicote à Natura baseado em um outro, onde ativistas homossexuais alardearam uma empresa cristã americana, a Chick-fil-A, por trazer frases "anti-gays" em suas embalagens. A frase dizia "ajude-nos a lutar pelos valores familiares tradicionais e como frango". Opinião da empresa, tudo bem. Os ativistas gays serem contra, está tudo certo também. Mas me parece que a atitude do pastor é vingativa, e sendo assim, não terá fim proveitoso. Isso me soa como um "acerto de contas", por isso que falo que esse boicote está indo longe demais.




Babilônia poderá cair, sim (E aqui não é uma referência bíblica rsrs), mas sou a favor de boicotes leais. Esse da Natura não é nada leal, ao meu ver. Mas se ela não cair, não seria bom ver evangélicos revoltados por aí, até porque não se é obrigado a assistir nada que se é apresentado. Vamos deixar a Globo televisionar o que ela quiser. Colocar senhoras se beijando, uma mulher indo para a cama com pelo menos quatro em um capítulo e personagens podres, ambiciosos e amorais. Deixe-a com sua liberdade artística, e que possamos ficar com nossa liberdade de expressão também, porque isso ainda não foi proibido no Brasil. J-J

Por: Emerson Garcia

24 comentários :

  1. Eu assisti ao primeiro e ao segundo capítulo de Babilônia e sinceramente? Achei uma novela normal. Mas sabia que iam haver esse tipo de polêmica (que na minha opinião são desnecessárias) por conta do casal lésbico. Agora tô assistindo a novela da Record, não é por questão de religião nem nada, eu simplesmente gostei mais de Os 10 Mandamentos. E concordo com o texto, se não gosta: não assiste ué! Temos direito pra não gostar, mas não temos direito de forçar os outros a terem a mesma opinião que a gente :)
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou acompanhando Os 10 mandamentos e estou gostando muito.

      Excluir
  2. Hello from Spain: I do not know this series but in a democratic society with many TV channels people can decide what to watch on TV or not. If the public does not want to see this series because it is immoral and goes against the family as they change the channel. We are free citizens and we are free to decide what to watch on television. Keep in touch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exactly . Citizenship exists both for producers and for the viewers.

      Excluir
  3. Oi! Literalmente o controle está nas suas mãos. Concordo em parte, claro que quem quer assistir assiste e quem não quer muda pra outra coisa, mas eu como cristã não posso ficar calada e aceitar isso. Não falo de boicotar a novela nem nada, mas não posso fingir que é algo normal e aceitável.

    Bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. E sua opinião deve ser respeitada, como qualquer outra.

      Excluir
  4. Love it. Thanks for visiting my blog. Keep in touch. Kiss

    http://mylovelyfashionbih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa só assisti quem quer, eu não assisto novelas, então elas passam sem que eu nem as perceba...
    Não é nada, é só uma questão de não gostar mesmo...
    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da novela, até porque aborda fatos reais, coisas que acontecem mesmo no mundo e ninguém vê, porque fica tudo maquiado. Mas é aquela coisa né, quem não tá afim de ver porque ficou ofendido com alguma coisa que passou, desligar a TV é a melhor solução. Bom, pelo menos eu quando to vendo uma programação na qual não curto, desligo a TV e vou ler um livro, ou ver um filme, uma série. Enfim, isso vai de cada um né?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. A novela retrata a podridão humana. Concordo com você, o controle está em nossas mãos.

      Excluir
  7. Concordo com você, não há necessidade de boicotar! Você pode expor sua opinião, o que acha dela... E outras pessoas lerão e tomarão suas próprias decisões se assistem ou não. Mas essa conversa de boicotar chega a ser ridícula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. É muito extremista e foge de alguns propósitos.

      Excluir
  8. Como toda novela, sempre existem personagens ruins, que conseguem qualquer coisa a qualquer custo. Né? Acho que o pessoal está mais incomodado por ter uma família "diferente". do que os outros assuntos. A gente tem que respeitar as opiniões, sem dúvida. Mas no caso boicotar, falar isso da Natura e tal. Pelo amor! Acho bem exagero. Temos problemas muito mais sérios no mundo. E é como você falou: não está gostando do que está assistindo, muda o canal. Simples assim!
    Eu gosto muito mais da novela das 6 e das 7. Essa nova, assisti acho que uns dois capítulos. Mas nada me incomodou. E se me incomodar, troco de canal feliz. E posso falar? Adorei ter a Carminha de volta hehehe! ^^

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. O que mais incomodou foi ver duas idosas se amando, mas aí as pessoas generalizaram, em muitos sentidos. O problema das pessoas é se incomodarem e quererem aparecer com isso.

      Excluir
  9. Eu acho um verdadeiro absurdo esses boicotes! Eu adorei a novela nova e acho que quem se sente incomodado está sendo preconceituoso, sinceramente. E, se não gostou, é só mudar de canal... Ah, e o meu post de amanhã é exatamente sobre motivos pra assistir Babilônia, hahaha

    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
  10. Minha nossa, que besteira , as pessoas polemizam tudo e são hipócritas, isso já existe há tanto tempo ! Quem quiser assiste que não quiser que mude pra outro canal e ponto final.
    Adorei o texto e detesto polêmica!
    Bjos e uma boa semana,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. Pois é, as pessoas andam polemizando tudo.

      Excluir
  11. Oi Emerson, tudo bem?
    Eu não vejo muita televisão, e no momento não estou assistindo nenhuma novela. Então, não sabia desse boicote e nem de toda essa polêmica. Eu realmente ouvi algumas pessoas comentando sobre os assuntos que seriam tratados na novela.
    Acho que os dois lados possuem seus argumentos, sou contra apenas à violência e ofensas.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Concordo completamente com tudo que você falou, isso não passa de um boicote feito do jeito errado, e ao meu ver sem sentido. Acrescento ainda a frase: "__ Me diz o que essa novela tem de novidade?" Até onde me lembro, a maioria das novelas que passam na TV são sempre a mesma coisa, cenas de sexo, cenas de traições, vingança, rivais abandonando crianças, fazendo coisas terríveis contra os outros e etc. Podem até dizer que na Babilônia é tudo mais explicito que antes não era assim, mas eu discordo. Além do mais, ela passa ás 21h, horário pra mim que nenhuma criança que acorda as 6h pra ir para a escola deva estar acordada. Assiste quem quer ou quem pode.
    E outra, sendo boa ou não, esse bafafá todo só gerou mais propaganda, ruim ou não.

    :**

    Ps. Estava sumida e sem tempo de visitar meus amigos internautas, mas agora voltei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Vai do bom senso de cada um assistir. Concordo com você, nessa novela tudo está mais explícito. E nem todas crianças são obrigadas a ver. E essa propaganda da novela tem deixado ela na mídia, querendo ou não.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design