sábado, 21 de fevereiro de 2015

Design de embalagens

O que vale mais?! O produto em si ou sua embalagem?! O ditado "Não julgue um livro pela capa", pode ser reconfigurado para "julgue um produto pela sua embalagem". O design de embalagens parece uma coisa banal, mas ele pode ser o diferencial de marcas. Será que uma embalagem ajuda um produto ser vendido? 

Agregar valor a embalagens de seus produtos; encher os olhos e aguçar a curiosidade do cliente; mostrar o valor da empresa, sem dizer muito, somente mostrando sua embalagem; são considerações que devem ser feitas. Talvez elas alavanquem a liderança das marcas. Conheça alguns interessantes designs de embalagens:


À prova d'água


A empresa Scholz e Friends criou uma embalagem interessante para os seus relógios. Imersos na água, a marca provou que seu produto é confiável e resistente. Mais do que falar, é preciso mostrar.



Sangue na veia


Um energético cafeinado chamado Blood, vendido nos EUA é oferecido em bolsas, que remete à hospitais. O líquido possui textura e cor de sangue, o que deixa a embalagem criativa e arrepiante  ao mesmo tempo. Um bom acessório para as festas de Hallowen.



Acessório de rave


O protótipo Heineken Ignite, apresentado em Milão, inclui iluminação LED e sensores que o transformam num objeto interativo por meio de conexão wi-fi. As garrafas são limitadas e serão oferecidas em festivais e raves.



Cerveja real


A cerveja Old Guard da Viewpoint remete a uma das marcas mais famosas da Inglaterra: os chapéus londrinos dos guardas reais. Com as cores preto e vermelho características, o design da cerveja casou com os longos chapéus. Uma diferenciação interessante são as cores dos bigodes que indicam cada tipo de fermentação. A bebida é vendida na Rússia.



Talheres sustentáveis


Scanwood resolveu dar ênfase na origem dos seus produtos. Feitos de madeira, os talheres são colocados em uma embalagem em que a base tem grama e raízes de árvores. A empresa mostra, sem dizer muito, do processo sustentável em que seus produtos são fabricados. O projeto foi indicado ao Creative Circle Award.



Cabeleira beleza


Olgivy&Mather Frankfurt é a criadora de novelos de lãs criativos que aludem a cabeleira de personagens masculinos. Moreno, grisalho, ruivo e loiro.



Garrafa de leite?!


Um vinho em uma embalagem de leite. A empresa Ampro, especializada em design de embalagens bolou um brinde para os seus clientes, sem levantar suspeitas. Estes nem sempre podiam receber bebida alcoólica em seus locais de trabalho e uma embalagem branca, em formato de garrafa de leite e escrito "milk" é capaz de fazer milagres, até que você lê a palavra "wine".



ENERGético



Parece uma lâmpada, mas a embalagem de Gloji é um energético a base de "gloji berry", uma fruta exótica da China. O slogan "The juice that makes you glow" ou "O suco que faz você brilhar", remete diretamente à embalagem. Gloji ganhou o primeiro lugar no Pentawards.



Faca descartável



Uma faca com textura de madeira compõe a embalagem de uma manteiga. A criação é do designer coreano Yeongkeun que teve a ideia de substituir a tampa por uma faca descartável. A faca descartável é útil e prática (espalha a manteiga facilmente).



Aponte o queijo


Os Parmesan Cheese Pencils são lápis feitos de parmesão. Com três tipos de lápis com sabores diferentes (pesto, chilli ou truffles), o cliente pode escolhar o que quiser e literalmente apontar o lápis encima da sua comida. O produto é vendido somente na Alemanha. 



Das tetas da vaca


O leite de soja Soy mamelle é oferecido em uma embalagem de plástico molinha, que imita as tetas da vaca e traz folhas em seu gargalo que indicam que o produto é natural. O design é incrível!


Embalagem musical


A embalagem dos fones de ouvido Noté é minimalista e ao mesmo tempo incrível. O próprio corpo do fone de ouvido monta uma nota musical e a embalagem imita uma partitura musical. A ideia é da design Corinne Pant.



Desenrole sua voz


As pastilhas Ricola resolveu inovar na embalagem, ao trazer cantores famosos com o pescoço literalmente enrolado. A empresa trouxe a ideia de que as pastilhas ajudam a descongestionar a voz e trazer alívio para a garganta. 




Embalagem de fruta


A vodka Sminorff Caipiroska traz as frutas textualmente em suas embalagens. Elas imitam a textura e a cor de frutas como morango, limão e maracujá. As embalagens somente saiam se a capa de fruta fosse descascada. Levou o primeiro lugar no The Dieline Package Design Awards 2012.



Suco natural por dentro e por fora


Embalagens de sucos hiper-realistas. Essa foi a ideia do designer japonês Naoto Fukasawa, que conseguiu, na prática, mostrar que os sucos eram naturais das frutas. Ele estudou a textura, as características e as cores de cada fruta e transpôs fielmente para as embalagens. 


Closet de chás


O designer Soon Mo Kan idealizou saquinhos de chã, em formato de roupas no cabide, imitando um closet. A ideia é deixar os chãs mais organizados, uma vez que cada cor de cabide é de um sabor diferente. O arranjo do produto permite pendurar em qualquer tipo de xícara.


"O produto é bom, mas a embalagem é pouco chamativa" ou "o produto é ruim, mas a embalagem é chamativa" ou ainda "o produto é bom e a embalagem é chamativa" são reflexões que podem ser feitas a partir do design de embalagens. J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. As embalagens me conquistam, sem dúvida, de tudo! As vezes acabo comprando pela capa rs. Gente, essas colheres de pau, o suco e o closet de chá, eu quero muito!

    bjs, rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk verdade. Tem alguns produtos que conquistam pela capa.

      Excluir
  2. Ai, gostei bastante do energético que acho que se chama blood .
    bjos,
    Julieta sem Romeu

    ResponderExcluir
  3. Oii :)
    Amei aqui, da uma passada no meu.
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Uaaau, quantas embalagens criativas! Adoro quando capricham na embalagem, me fascinam! =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design