quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ato de solidariedade



Alteridade. Viver em função do outro. Esse conceito é cada vez mais raro na sociedade. As pessoas são acostumadas a viverem para si, nunca para o outro. Doar-se em função do semelhante é algo cada vez mais raro. A indiferença e o egoísmo dominam. 

Uma filosofia bíblica diz que devemos se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. Outra fala que devemos nos preocupar primeiro com o próximo, interceder por ele, e depois conosco. As duas, em resumo, falam de preocupar-se com o outro. Algo extremamente difícil, não?! "Eu tenho os meus problemas pra resolver", "eu pouco ligo para os que os outros passam", "eu quero viver a minha vida", "por que essa pessoa sorri tanto?!", são frases que mostram que as pessoas não tem um pingo de amor pelas outras.

Mas essa realidade pode ser diferente. Gerdi McKenna, 35 anos, sul-africana, foi diagnosticada com câncer e suas amigas permaneceram ao seu lado. A apoiaram. Talvez choraram. Talvez disseram: "e se fosse eu no lugar da McKenna?", demonstrando alteridade. O que essas amigas fizeram pela outra não tem explicação. Muitos consideraram loucura. Foi um ato de solidariedade, amor e amizade que não tem lógica. 

Me pergunto: quem faria isso por alguém?! Vejam o vídeo:



Eu quando vi esse vídeo não consegui conter a minha emoção. Mais uma vez fui convidado a sair da zona de conforto, da bolha do egoísmo e indiferença.



Raspar o cabelo. Uma atitude que requer sacrifício. Mas um sacrifício desse porte merece ser realizado. Abrir mão da própria beleza, por uma amiga que não está mais bela assim, demonstra que a vida é curta e que a amizade é muito maior do que qualquer perda, seja ela física, psicológica e emocional.

Gerdi McKenna não sabia que suas amigas tinham raspado o cabelo por sua causa. Ela só foi saber de surpresa. 


“O primeiro rosto que eu vi foi o da minha irmã, que vive a duas horas de distância… mas sem cabelo! O que vi a seguir foi a minha mãe… também careca. E depois todo mundo ali tirou os gorros que estavam usando e mostraram suas cabeças raspadas. Fiquei completamente espantada, não tinha ideia do que estava acontecendo".








Esse fato me fez refletir o que faríamos pelo outro, até que ponto uma amizade tem valor e se vale a pena abrir mão de si. O vídeo de Albert Bredenhann documenta um dos mais fantásticos atos de solidariedade que eu já vi. J-J

“Creio que Deus nos colocou nesta Terra para que cuidemos uns dos outros e minha oração é para que este vídeo inspire todo mundo lá fora a fazer exatamente isso", conclui McKenna.




Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Nossa, muito legal. Realmente merece muita reflexão...

    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito emocionante, vi uma história tem um tempo de uma mãe que raspou a cabeça quando a filha estava fazendo tratamento. Muito maravilhoso, mais do que amor.

    :**

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design