quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Quinta de série: 70 anos esta noite

Pode conter spoilers!


No dia 21 de dezembro de 2021 foi ao ar na TV Globo e também na Globoplay, o especial que comemorou sete décadas das novelas na TV brasileira - o 70 anos esta noite. O programa reuniu um elenco estelar, numa viagem afetiva pelos grandes momentos das novelas, por meio de tópicos e assuntos. Com cerca de 1 hora de duração, o especial contou com Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Renata Sorrah, Rodrigo Lombardi, Juliana Paes, Tony Ramos, Patrícia Pillar, Antonio Fagundes, Taís Araújo, Adriana Esteves, Claudia Raia, Carolina Dieckmann, Giovanna Antonelli, Nívea Maria, dentre outros. 

Novela é um produto ainda bastante consumido pela população brasileira, desde que ela era em preto e branco, aliás, desde que ela estava presente nas rádios, por meio de radionovelas. Minha relação com esse produto é bem forte e intensa. Sou um telespectador assíduo e com afinco de novelas, principalmente, se elas me chamarem a atenção por conta de seus autores, elencos escalados ou estórias. Mas não sou ensandecido, assim, com todas as novelas, somente com algumas. Acompanho com frequência, e sem perder nenhum capítulo. 

70 anos esta noite fez um recorte importante e um apanhado emocionante de sete décadas do produto na televisão. Do que uma novela é feita?! Qual é a receita? É mais ou menos nessa linha e perguntas que o especial foi construído. Os vários elementos-chave presentes nas novelas foram trabalhados, tais como: as heroínas; os vilões e vilãs; dramas; os casais românticos; e as histórias da força das mães. 




É claro que o especial contou com a presença de atores e seus personagens icônicos, tais como: Patrícia Pillar (Flora), Claudia Raia (Donatela), Renata Sorrah (Nazaré Tedesco), Suzana Vieira (Maria do Carmo), Fernanda Montenegro (Bia Falcão), Antonio Fagundes e Mateus Solano (Dr. César e Felix) e Rodrigo Lombardi e Juliana Paes (Bahuan e Maya).  

Foi realizado um mix de imagens de arquivos e encontros de atores e atrizes, que geraram conversas sobre o que faz a novela tão popular e com uma trajetória longeva, até os dias atuais. Houve uma reunião de cenas clássicas mais depoimentos de atores e a narração em primeiro pessoa de Jéssica Ellen, que personaliza a própria dramaturgia brasileira. O programa fugiu do lugar-comum por quebrar a cronologia e não apresentar fatos de forma linear, mas sim por blocos temáticos. 



Há momentos emocionantes e criativos do especial, com a exibição de cenas emblemáticas, exibidas em enormes projeções em tecidos no cenário montado nos Estúdios Globo. O ambiente tornou-se uma enorme caixa de memória, onde os clipes foram projetados para os convidados, num verdadeiro mosaico de sobreposições entre as imagens, de modo que eles se sentissem mergulhados e submersos em suas próprias lembranças e sonhos. A forma como o especial é construído é cheio de afeto e emoção.   




O especial exibiu, majoritariamente, cenas de produções globais, abrindo pouco espaço para os produtos de outras emissoras. Contudo, cenas de grandes sucessos como Os dez mandamentos da Record e Chiquititas do SBT, foram exibidas. 

O especial gerou emoção para quem assiste, exibindo momentos inesquecíveis, vilanias e finais felizes que marcaram a história da dramaturgia nacional. De fato, a novela é um dos principais produtos do entretenimento e uma paixão brasileira, exportada para centenas de países e que coleciona prêmios por todos os lugares. Desde a exibição da primeira telenovela no Brasil Sua vida me pertence, em 21 de dezembro de 1951 na TV Tupi, muitas águas passaram por debaixo dessa ponte. 





Além de contarem histórias e estórias que ultrapassam épocas e gerações, as novelas suscitam reflexões sobre transformações sociais e culturais, promovendo debates relevantes. Elas refletem, na tela, a cultura, o dia a dia e a realidade do brasileiro. É por isso que nos identificamos tanto com esse produto. Os limites ultrapassam a ficção.

Com roteiro de Bia Braune e Celso Taddei; supervisão de texto de George Moura; direção de Henrique Sauer; direção criativa de Olívia Ferreira e Pedro Garavaglia; design gráfico de Fernanda Guizan e Bruno Senize; edição de Aruanã Cavalleiro, Isabel Vidro e Marcelo Perdido e Rodrigo Lima; e produção de Camile Liguori, o especial celebra a história das novelas de uma forma marcante e surpreendente. Vale a pena a assistida! J-J















Por: Emerson Garcia

7 comentários :

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design