terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Natal afetivo: por que existem natais inesquecíveis?!

O Natal é essa época que produz em nós memórias afetivas, com lembranças de nossa infância e juventude. Um cheiro, uma foto, a cena de um filme, um objeto ou até mesmo uma música, comida, sobremesa... Tudo isso provoca uma mistura de nostalgia com sentimento de alegria e felicidade. 

O Natal Afetivo só é assim, por conta de nossas memórias com avós, pais, parentes e amigos, afinal, Natal tem que ser comemorado com a família! Algumas memórias são tão marcantes que permanecem vivas por anos, em nosso pensamento. São tão fortes, que temos a capacidade de reviver esses momentos como se estivessem acontecendo aqui, agora! 

No Natal, podemos fazer o que se chama de Decoração Afetiva que, nada mais é, que a distribuição de recordações por toda a casa, com fotos e objetos que amamos. A Árvore de Natal daqui de casa, por exemplo, conta com bolas com fotos de toda a família, além de meias de pano e tecido que ganhei de uma querida de Portugal há uns 3 ou 4 anos atrás. Falando em boas recordações, como se olvidar de uma árvore natalina que minha tia fez há uns 15 anos de vassoura, espetos, bolas e enfeites natalinos? Naquela época não tínhamos muitos recursos, mas o que vale é a intenção! Hoje, podemos ver que essas recordações trazem afeto, amor e liberdade, além de tirarmos importantes lições sobre a própria vida e a história de nossa família. 

As memórias não param por aí... Lembro, ainda, de quando meu irmão se vestiu de Papai Noel e presenteou todos e os meus sobrinhos também durante um Natal há 10 anos... Até os adultos se divertiram e sentaram no colo do Papai Noel! E também de um de brinquedo eletrônico que minha avó me deu quando era pirralho, por volta de 6, 7 anos de idade. 

As músicas natalinas me acompanham desde pequeno também. Como se esquecer daqueles arranjos dos carros de som que passavam nessa época na rua?! Ou do single de Natal de Simone, que embalava várias campanhas sonoras?! Toques de sinos, brilhos, anjos, o som do Papai Noel e das renas... Tudo é memorável. É difícil conhecer alguém que nunca tenha cantado esses versinhos: "Bate o sino pequenino, sino de Belém Já nasceu Deus menino para o nosso bem". Essas músicas com temas natalinos remontam povos antigos, que cantavam hinos durante o período anterior à data. 


As meias também sempre fizeram parte de minha memória afetiva. A utilização delas nessa época remonta uma tradição, quando o Papai Noel visitou uma família pobre e depositou moedas de ouro pela chaminé, que acabaram caindo dentro das meias que estavam penduradas para secar. Há uns três ou quatro natais, ganhei meias de pano e tecidos, decoradas e bem bonitas de uma blogueira portuguesa. Distribui entre os meus familiares e fiquei com duas, para decorar o Natal aqui em casa.   


Os cartões e presentes natalinos são a melhor forma para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo para as pessoas. Até hoje, guardo vários cartões dentro de um caixa de recordações. Pena que hoje em dia, não se troca mais cartões natalinos físicos, mas sim virtuais.  


Selos natalinos também são cheios de afetividade. Eles foram originados em 1904, quando um carteiro dinamarquês chamado Einar Holboell introduziu esses selos. Eles consistem em adesivos ou etiquetas natalinas distribuídos dunrante a época de festas para arrecadar dinheiro para a caridade. 


E o que falar das comidas natalinas que aquecem nossos corações, adoçam nossas vidas e nos dão água na boca?! Não posso deixar de citar o pudim da minha mãe, as balas de coco da minha avó, o bacalhau de forno da minha tia, os panetones de minha cunhada, a delícia de abacaxi e coco de minha outra cunhada e o manjar de coco da minha prima! Certamente, essas e outras comidas são afetivas e adoçam e trazem alegria a qualquer festa.


A memória afetiva traz lembranças felizes, emocionantes e marcantes. São histórias que ficam guardadas para sempre na memória, aquecem o coração e influenciam o estado de espírito. J-J


Por: Emerson Garcia 

9 comentários :

  1. Olá Emerson, Natal é uma época mágica. Dizem que é para as crianças mas eu penso que os adultos também curtem e entram no clima. As memórias são muitas e a forma de celebrar difere em cada família. Pessoalmente a parte da decoração da casa é a que mais me agrada e tento sempre dar um cunho feérico e de ilusão. Gosto da proliferação das luzes e de produzir ambientes que nos remetem a um mundo de fantasia. Fico feliz em saber que as "botinhas" ficaram em tão boas mãos e que o acompanham a cada Natal. Aproveito para lhe desejar umas excelentes festas! Val.

    ResponderExcluir
  2. Tenho memórias maravilhosas dos natais . Mas hoje ao lembrar penso que ra porque meus pais e irmãos estavam vivos

    ResponderExcluir
  3. Olá Emerson, tudo bem?
    Acredito muito nessa força afetiva que o Natal nos proporciona. Para o "bem ou mal". Tenho ótimas lembranças das festas de fim de ano na minha infância e talvez por isso, por não ter mais as pessoas e oportunidades de manter isso, mesmo que em partes, essas festas perderam o brilho. E não de forma triste, mas por ser diferente daquele encanto, de forma que esse Natal afetivo se mantém vivo na memória.

    Beijo!
    https://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Boas festas e que post maravilhoso

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Os Natais inesquecíveis são aqueles que deixam memórias permanentes. Muitas vezes esse tipo de memória é construído em cima de detalhes da celebração familiar, como você disse: algo relacionado às pessoas presentes, uma música, as comidas... enfim, tudo pode ser inesquecível!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Acho que as festas são justamente pra isso: relembrar o que é importante e criar novas memórias. No fim, é tudo construção de novos laços!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  7. Tenho um natal que é afetivo pela foto que ele gerou. Estou com a minha avó, que está sentada em uma cadeira, enquanto eu estou ao lado dela, com o braço enlaçado em seu pescoço. Estou feliz e fazendo uma careta de malucão. Esse natal me pareceu muito feliz, mas se perdeu no tempo...

    Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
  8. Linda e sensível postagem . Seria bom se todos pudessem ter um Natal assim.

    ResponderExcluir
  9. São mesmo as memórias junto de quem nos é ou foi mais especial, que tornam os dias de Natal inesquecíveis... e é isso que temos de honrar... festejando o dia, por nós e pelos que partiram, pois de certa forma, continuam sempre presentes!
    Mais uma publicação adorável sobre o tema! Estimo que tenha passado um Natal muito feliz, Emerson! Um grande abraço! Feliz 2024!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design