quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Peg Dolls - peças divertidas de madeira

Peg Dolls é um bonequinho de madeira de representação livre para crianças. O termo veio de Dorothy, em meados do século 18. Peg, vem de cavilha, pino, pregador de madeira; e doll de boneca, em inglês. A confecção desses objetos vem de uma época de crise e redução na fabricação de brinquedos, durante a Segunda Guerra Mundial. As crianças usavam este material, colocando vestidos e/ou pintando-os, para se divertir. 

Ao divertir-se, a criança pode fazer diversas escolhas e colocar a criatividade para florir. Ela decide se a peça será homem ou mulher, adulto ou criança, podendo torná-la um objeto, animal ou qualquer coisa que se deseje no momento de brincar. Os peg dolls também podem fazer parte de brincadeiras heurísticas, isso quer dizer que por meio da estimulação sensorial, a criança pode fazer inúmeras descobertas, dando significados ao mundo que a cerca. Os pequenos são capazes de fazer representações do mundo real na própria brincadeira, o que se chama de cenários e mini mundos. 

Esses bonecos também são chamados de bonecos holandeses (Grödner Gliederpuppen, em alemão). Tradicionalmente, eram bonecos de madeira vendidos nus, aonde as crianças faziam suas próprias roupas com retalhos de tecido. Outro tipo, com técnica de articulação onde os braços e/ou pernas são presos ao corpo com estacas, também eram confeccionados.


As bonecas Tuck Comb são um estilo especial de boneca de madeira, cujo nome advém de seu pente de cabelo esculpido. Cabeça e corpo são virados como uma só peça.  

Podiam ser de madeira, mas também de barro, trapos, ossos e até marfim e cera, para que ficassem o mais realista possível. Durante os séculos XVII e XVIII, as crianças brincavam com bonecas chamadas de Bebês de Flandres. Na América, eram chamadas de bonecas de pinos, embora não fossem feitas desse material. Durante o século 19, os vitorianos transformavam suas bonecas em Bonecos de mascate, acrescentando pequenos objetos à boneca terminada. 

Os Peg Dolls podem ser utilizados em vários tipos de decoração na forma crua ou personalizados. Você pode fazer de personagens icônicos, desenhos animados e, até mesmo, famosos e celebridades. Eles são entalhados, pintados delicadamente, decorados artesanal e criativamente. Após prontos, podem ser inseridos na decoração de ambientes ornamentados, dando um toque requintado em casa. 

Esses dias, encontrei o incrível trabalho de uma artesã curitibana que realiza um trabalho com Peg Dolls - colecionáveis de madeira pintados à mão - é o Curitiba Nerd. Ela realiza um trabalho fenomenal, com personagens que amo como Doug, Snoopy, Os Simpsons, Super Mario, Fofão, Harry Potter, Personagens Disney e Mafalda. 







É possível criar bonecos para ornamentar topos de bolos e, até mesmo, enfeites, arranjos e decorações natalinas. O que vale é usar a criatividade! 


NATAL MÁGICO DA CURITIBA NERD

Clique aqui para mais


Esse perfil que apresentei, há pouco, tem criado Peg Dolls e presépios natalinos que são de encher nossos olhos. Ficaram muito fofos e deixam a magia natalina muito mais aflorada! 


São peças de madeira que parecem ser simples de fazer, mas tem toda uma técnica de entalhar e pintar as madeiras. Exige delicadeza e destreza para criar cada objeto. Elas estimulam a liberdade nas brincadeiras, apura a imaginação, são duráveis devido a escolha do material, são atóxicos, seguros, atemporais, além de estimular a coordenação motora fina e o desenvolvimento sensorial e psicomotor. E você, já conhecia os Peg dolls? Achou esses que apresentei fofos  e interessantes?! Diga nos comentários! J-J
















Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Bah, que legal!Adoro esses bonequinhos e a criatividade fez surgir vários modelinhos lindos!
    esejo pra ti e teus todas as alegrias e bençãos no Natal e um lindo e iluminado 2024! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essas bonequinhas, mas achei bem fofas.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto, mas não sabia que levavam esse nome.
    Os "originais" já eram fofos, mas os que a artista faz são ainda mais lindos. Amei os de Natal, principalmente, do Mickey e da Minnie. E o Wally? Perfeito. ♥
    Obrigada por compartilhar com a gente!

    Beijos, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia essas bonecas, mas gostei delas. O Harry Potter é lindo demais. Nunca vi um topo de bolo com esse tipo de boneca, mas deve ficar bem diferente e criativo.
    Bjus!!!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Lindos demais!!
    Boas festas e boas férias de Natal!!
    xoxo

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design