quarta-feira, 26 de julho de 2023

Um descaso com o trabalhador nato e raiz!

Sou um trabalhador nato e raiz. Daquele que coloca o celular para despertar todos os dias às 06:03, que se arruma e se prepara para a labuta. Que sai de casa às 06:20 e enfrenta a escuridão, frio, vento e chuva para pegar a condução na parada. Já acostumei à essa rotina e até em qual ônibus devo pegar e em qual horário ele passa. Tudo estava já rotinizado e organizado no meu dia a dia, e até mesmo na minha cabeça. 

Mudei de horário no trabalho tem uns dois à três meses. Achei que minha adaptação ia ser difícil e demorada... Mas foi rápida e satisfatória. Demorei cerca de 5 à 7 dias para me adaptar à rotina. Tive que ver qual horário era melhor para levantar, sair de casa, qual ônibus e em qual horário deveria pegá-lo. Saber qual condução, linha e horário deveria utilizar foi a tarefa mais árdua e com mais ponderamentos. Tive que levar em consideração o conforto, se chegaria atrasado, o estresse, além de uma série de outras coisas. Então, decidi que pegaria o ônibus que passava por volta de 06:34, 06:36... porque daria para eu chegar com folga no trabalho. Saltaria na parada por volta de 07:40, 7:45... e chegaria à tempo de chegar às 08h, que é o horário que entro. Tem dias que fico até com um bom espaço livre para ligar o computador, ir ao banheiro, descansar e sentar no meu lugar. Na maioria das vezes, sou o primeiro a chegar no trampo!

Não optei por pegar o ônibus que passa depois do escolhido, o 378, por uma série de motivos, tais como: embora a viagem fosse mais curta, até com um trecho expresso, o ônibus vai lotado, como uma "lata de sardinha", sem espaço para respirar, se movimentar (Você, tem vezes, que não consegue nem seu cantinho e "lugar ao sol" ali, para estar quietinho, mesmo em pé, já que as pessoas esbarram muito, te pisoteiam e não te deixam parado). Consigo até chegar mais cedo na parada do meu trabalho, já que gasta-se menos de 1 hora para chegar ali, mas os percalços e obstáculos são bem maiores. Não consigo sentar na cadeira da hora que eu pego, até o instante em que desço do ônibus!

O 942, por sua vez, é uma viagem mais confortável, espaçosa e quase sempre vou sentadinho, seja cochilando, lendo a Bíblia Sagrada, assistindo séries e desenhos. Além de ser confortável o veículo é aquele minhocão, gigante e articulado (Ao contrário do 378, ônibus tradicional e pequeno). A viagem é mais longa, cerca de 15 à 20 minutos, mas não chego atrasado no meu trabalho, pelo contrário, até antes do horário de início. A vantagem, também, é que você consegue apreciar o nascer do sol, com aquele astro-rei lindo, quente e delicioso em seu rosto!  

Mas, a alegria do trabalhador nato e raiz estava prestes a acabar!! Devem ter pensado assim: "Vamos acabar com o conforto, alegria e prazer do Emerson e vê-lo sofrer e reclamar!" MUÁÁÁÁRRÁRRÁRRÁ (Risada do Mau de Castelo Rá-tim-bum). Na semana entre 17 e 21 de julho foi um verdadeiro horror para mim! Devido as férias escolares de ALGUNS estudantes, o 942 que pegava saiu de circulação, além das frotas e linhas de ônibus terem reduzido drasticamente! O caos estava instaurado e, eu, todos os dias da semana passada (Ainda bem que estou de recesso essa semana!) fui numa lata de sardinha, em pé, apertado e sofrendo provações porque tiraram o ônibus confortável e articulado, deixando a "lancheirinha"! 

Para mim, isso foi agir com desconsideração com o trabalhador que pega os veículos todos os dias e já criou uma rotina organizada, flexível e pertinente. Tiram  o conforto e a facilidade do trabalhador, com o argumento de "ser período de férias escolares e os estudantes não necessitam de veículo para se locomover". Ocorre que muitos estudantes, além de irem para a escola, também vão para o trabalho! E eles o fazem no contraturno, ou seja, ou estudam de manhã e trabalham à tarde, ou trabalham de manhã (ou o dia todo) e estudam de tarde ou à noite. Por isso, férias para quem?! Férias para os estudantes?! Hoje em dia, muitos tem rotinas e jornadas duplas diariamente! Férias para os trabalhadores?! De forma alguma, que tem muitos que nem férias em julho tiram! Férias para os motoristas e cobradores dos veículos?! Talvez sim, talvez não!


Reduzem e diminuem as frotas de ônibus com o argumento de que 30% do número de passageiros diminuem no período de julho. Bem, não foi isso que vi semana passada, com os ônibus superlotados em horários de pico de manhã cedo e por volta das 17h... Se reduziram o número de passageiros, porque os ônibus estavam superlotados?! Respondam essa, ateus!

O fato é que é inconcebível diminuir o número de ônibus em horários de pico. Isso é um verdadeiro horror! O mesmo digo para a redução de Uber em dia de sábado, domingo e/ou feriado. Acho que o número de opções deveria aumentar, porque as pessoas necessitam mais ainda de Uber nesses dias, a demanda é maior e muitos querem sair para se divertir, entreter e brincar sem a preocupação de ter que dirigir ou pegar um ônibus. Já passei pela experiência de precisar de Uber em dia de sábado e ficar "a ver navios", aguardando, porque o sistema não encontrava nenhum... 

E além de reduzirem a frota de veículos, ainda colocam ônibus inadequados para o horário e transportes, muitas vezes, sucateados! Tirar um ônibus articulado e colocar uma lata de sardinha em horário de pico realmente é de lascar a vida de qualquer trabalhador nato e raiz! Me pergunto porque nas férias escolares, não se pode facilitar a vida do cidadão de bem e de família, colocando uma linha, pelo menos, com ônibus semi expresso articulado (Estilo minhocão) em horário de pico?! Foi terrível, por exemplo, quando peguei um ônibus que era pra ser minhocão e era normal! Caberia muito mais pessoas ali e elas totalmente confortáveis, de certa forma. Outro dia, também, vi os efeitos dessa redução de ônibus quando um semiexpresso que vim veio superlotado e eu não conseguia respirar direito, isso porque tiraram outras linhas e as pessoas entraram tudo no mesmo ônibus. Se brincar, desceram no centro de Taguatinga Centro, na Praça do Relógio que temos aqui em Brasília (DF), mais de 70 pessoas! 

Fora que colocam ônibus sucateados, muitas vezes caindo aos pedaços e quebrados, para circular por aí... Eles tem jeito de novo, aparência de novo, mas muitas vezes são maquiados. Outro dia, além de ser ônibus lancheirinha e estar superlotado, ele acabou quebrando faltando 15 minutos para chegar ao meu destino final. Inconcebível isso! E quebrou, por que?! Porque não houve um cuidado de revisão, porque maquiaram problemas... 

É curioso diminuir a frota de ônibus no que é chamado de "férias escolares". Nem todo estudante encontra-se em casa e até mesmo esse estudante precisa sair de ônibus para resolver demandas próprias e pessoais. Além disso, tirar as "linhas que transportam os estudantes nesse período" é no mínimo estúpido. Como dá pra se saber quais linhas transportam (ou não) os estudantes?! Isso tem como ser definido? O estudante não tem poder de escolha para pegar a linha de ônibus que mais lhe agrada e/ou convém? Ele não pode pegar qualquer linha, para a integração, visando saltar do ônibus para complementar sua viagem com outra linha ou o metrô, por exemplo?! 


Tirar as linhas de ônibus durante as férias escolares foi um verdadeiro soco no meu estômago. Um descompromisso com qualquer trabalhador nato e raiz. Quebrou totalmente com minha rotina, com a organização do meu dia a dia, além de ter me deixado mau humorado, estressado, com raiva e chegando no trabalho não com um sorriso no rosto, mas com uma cara terrível. Acho que tinham que ter um cuidado e carinho maior com o trabalhador, não apenas com os estudantes, pois muito desses estudantes também são trabalhadores! J-J


Por: Emerson Garcia 

10 comentários :

  1. Oi JJ,
    Desculpe mas eu dei uma risada com a sua jornada laboral e o problema com os transportes, você contou um problema sério com um tom de divertimento, Espero que recupere rápido o seu ônibus preferido!
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Admiro quem tem uma rotina dessas num país como o seu
    Não deve ser facil

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Emerson
    Prejudica o trabalhador a redução dos ônibus, não deveria ser assim, espero que volte ao normal, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que falta de respeito com todos que precisam dos ônibus para se deslocar. Espero que voltem logo à circulação.🙏🏼

    https://www.momentosecoisas.com/

    ResponderExcluir
  5. Por aqui também acontece isso às vezes. Acho muito errado também!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mto linda esta publicação.É a vida de todos os trabalhadores exceto poucos outros .Me lembrei da minha vida passada. Os anos passam e a condução continua igual. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde de quarta-feira. Obrigado pela visita e comentário. Nas férias escolares, o trânsito fica melhor.

    Luiz Gomes.
    viagenspelobrasilerio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que as opções de condução para ir ao trabalho são um grande problema. Perdemos muito tempo de deslocamento até o trabalho. Eu agradeço todos os dias que eu moro perto do meu trabalho e vou de bike, em 10 minutos chego no trabalho.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. É absurdo demais, sei como é em vez de melhorar só pioram a vida do trabalhador.

    Beijojs
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. Realmente, os trabalhadores brasileiros deviam ser mais respeitados, em vários aspectos, incluindo o do transporte.
    De resto, ânimo, pois essa é a rotina de muitos. Lendo o post eu me lembrei de uma frase do Freud que diz assim: "Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.”

    Beijão

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design