terça-feira, 25 de julho de 2023

As 8 mascotes da Copa do Mundo Feminina de futebol

A 9ª Copa do Mundo Feminina de futebol ocorre em pleno vapor! No post de hoje apresento todas as 8 mascotes desse evento marcante! Todas elas são personagens femininas e animais fêmeas.

A palavra "mascote" surgiu na década de 1860 e provém do prefixo masco-, que significa "mágico". Atualmente, as mascotes são personagens consideradas embaixadores da cultura dos países na Copa do Mundo. Elas fazem parte do merchandising dos eventos futebolísticos. 


Venha conhecer as 9 mascotes da Copa do Mundo Feminina de futebol! 


1991 - Ling Ling


A mascote da primeira Copa do Mundo Feminina de futebol, sediada na China, teve a passarinha da família dos turdídeos, pássaro típico da China, como símbolo. 


1995 - Fifi

A mascote da copa da Suécia era uma viking, nas cores azul e amarela. Fifi era bem simpática. Há poucos registros dessa personagem na internet. 


1999 - Nutmeg


A raposa fêmea foi escolhida como mascote da Copa dos EUA por representar velocidade, astúcia e agilidade. Em português, Nutmeg significa "noz-moscada". 


2003

A copa não contou com mascote, devido ao calendário apertado e os imprevistos de última hora, pois o evento esportivo teve que mudar de sede às pressas, deixando a China e indo para os EUA, por conta de uma epidemia de Síndrome Respiratória Grave (SARS). 


2007 - Rong Rong


A mascote foi criada originalmente para 2003. É uma garotinha inspirada na lenda da jovem guerreira Mulan. 


2011 - Karla Kick


Uma gatinha de personalidade aventureira, curiosa e disciplinada foi escolhida como mascote da Copa da Alemanha. Karla Kick nasceu em 1995, na Alemanha, em referência ao ano de estreia da seleção feminina alemã. 


2015 - Shuéme


A Coruja-do-ártico encontrada exclusivamente em regiões gélidas do norte dos EUA, Canadá, norte da Eurásia e no Ártico foi escolhida como símbolo da Copa do Canadá. O nome da mascote é inspirado em "Chouette", um termo francês para coruja, já que o Canadá tem o inglês e francês como línguas oficiais. 


2019 - Ettie


A mascote escolhida para a Copa da França é uma pintinha, filha de Footix (Mascote da Copa do Mundo Masculina de 1998). 




Ela foi escolhida para representar uma ave francesa apaixonada pela vida e futebol. 



2023 - Tazuni


A mascote da copa atual é uma pinguim azul chamada Tazuni. O nome é uma junção das palavras mar de Tasmânia (Taz) e unidade (Unity). O mar da Tasmânia está localizado entre a Austrália e a Nova Zelândia. O pinguim-azul (ou pinguim-fada) é o menor do mundo com altura média de 30 cm e peso de 1,1 a 1,2 kg.  

A Tazuni é uma pinguim adolescente de 15 anos de idade, com o intuito de levar a emoção do futebol para uma nova geração de torcedores. A mascote tem um tufo de cabelo azul e foi inspirada na espécie Eudyptula Minor


De acordo com a Fifa®, a pinguim é uma meio-campista apaixonada por futebol desde o dia em que jogou pela primeira vez na praia com crianças. 




Essas são as 8 mascotes da Copa do Mundo Feminina de futebol. Gostou?! Qual é a sua preferida?! J-J


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Graciosas ilustrações. Nao me lembrava de todas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jovem Jornalista!
    Confesso que estou "por fora" do mundo dos esportes, mas respeito o seu mérito em pesquisar e informar a todos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Amei todas, principalmente a Ling Ling e a Ettie mas todas são uma graça

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nenhuma delas, gostei!
    Torcendo pelas meninas!
    Beijos! 😘

    ResponderExcluir
  5. Lindas mascotes que gostei de conferir. Grato pela partilha.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. Estou amando ler os teus posts sobre a seleção feminina de futebol. E isso porque tenho visto muitos ataques machistas e injustos a essa seleção. Penso que a gente tem que normalizar o fato de mulheres jogarem futebol. E ponto final, rsrs. As mascotes são lindas!

    Beijo e boa quarta-feira!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design