quinta-feira, 6 de julho de 2023

Quinta de série: TAGEM - Todas As Garotas Em Mim

Pode conter spoilers!

Todas As Garotas Em Mim (TAGEM) é a produção da Quinta de Série de hoje! Produzida e exibida pela RecordTV entre 7 de junho e 2 de agosto de 2022, contou com duas temporadas e um total de 41 episódios, de em média 45 minutos cada. TAGEM foi um drama adolescente criado por Stephanie Ribeiro; com direção geral de Rudi Lagemann; direção de Ajax Camacho e Hudson Viana; produzida pela Formata Produções; e com o elenco que contou com Mharessa, Diego Kropotoff, Caio Vegatti, Adriana Garambone, Ângelo Paes Leme, Lidi Lisboa, Juliana Knust, Juan Alba, Manuela do Monte e Lucca Picon. A série acabou sendo cancelada.  

A série é focada na vida de uma garota que passa por vários dramas de sua adolescência e os relaciona com fatos bíblicos. Inspirada livremente na série Tudo o que é sólido pode derreter, onde a personagem-título relacionava sua vida com a literatura brasileira. Mirela é uma digital influencer, que namora o rapaz mais popular do colégio, Gustavo, contudo acaba se apaixonando por Erick. Ela enfrenta vários dilemas e sentimentos inexplicados. Ísis, sua avó e dona de uma pousada, irá ajudá-la nesses desafios, contando histórias moças e mulheres que viveram durante o século I na Bíblia, como Rute, Ester e Dalila. 



Mirela e as garotas da Bíblia possuem muitas coisas em comum, ao contrário do que se parece. A série mostra que os tempos são outros, mas as garotas não. Elas enfrentem conflitos, desafios, paixões, erros, micos  e sonhos desde que o mundo é mundo. A proposta principal é mostrar que, em diferentes fases da vida de uma garota contemporânea, ela pode se ver como ou na mesma situação das garotas da Bíblia. O interessante é que Mirela se vê na pele de cada garota, vivendo aventuras e se enxergando no lugar delas. É como se ouvisse as histórias ditas por sua avó e logo se transportasse para dentro da narrativa. 

 


É interessante ressaltar que as histórias apresentadas são "livremente inspiradas na imaginação de Mirela", então muita coisa foge dos contextos históricos e arqueológicos da época. São inseridos nas histórias um repertório fofo, tecnológico, divertido e fantasioso. Os personagens da vida cotiana de Mirela também estão inseridos nas tramas bíblicas. 


Mirela é uma garota que se encontra no colegial e está quase finalizando o Ensino Médio. Na sua escola, ela tem amigos, rivais e inimigos também. Entre esse grupo, estão a popular Sabrina, a invejosa Nicole, a ingênua Paloma, a corajosa Verônica e a patricinha Dara, além do nerd Diogo, do debochado Arthur, do cantor Felipe, do esnobe Plínio e do mauricinho Otávio.  


Cultura


A locação da produção é o Rio Grande do Sul, em Florianópolis, por isso, há muitas gírias gaúchas que podemos aprender. Foi criado até mesmo um dicionário de Manezes no site oficial do programa.   







A cultura de Floripa e das terras gaúchas são apresentadas, assim como um pouco da alemã, já que a avó de Mirela é descendente de alemães. Há até mesmo um Dicionário de Isis para aprender expressões em alemão.






Personagens


A Protagonista

Mirela: De Floripa, é de uma família de origem alemã por parte de mãe. É rica e bela, além de ser uma digital influencer viciada em produtos de beleza e maquiagem. Namora o cara mais belo e popular do colégio e possui um melhor amigo para lá de especial. Ao contrário do que se parece, não vive num céu de brigadeiro, tendo que passar por vários perrengues familiares, devido ao passado turbulento de seus pais; tendo que lidar com a inveja no colégio; e com suas dúvidas amorosas. 


Os amigos

Erick: melhor amigo de Mirela desde a infância, é filho de Carla, amiga de Júlio. Extremamente nerd, amante da tecnologia, apaixonado por robótica, sabe cozinhar, é super organizado e limpo. Sempre foi muito responsável e mais maduro do que sua idade. Se sente na obrigação de cuidar de sua mãe, pois ela se comporta como uma "adolescente inconsequente". Sempre gostou de Mirela, tendo um crush por ela. 


Gustavo: namorado de Mirela, é de uma família popular em Florianópolis. Possui origem italiana, é rico, super disputado pelas garotas, surfista, charmoso e bom de conversa e sedução. Ele faz sucesso nas redes sociais por ser envolvido com esportes e academia. Extremamente vaidoso e fútil, se acha superior que os outros e gosta de exibir seu corpo. Ele e Mirela são conhecidos como o "casal perfeito" pelos seus seguidores e círculo de amigos. É o típico filhinho de papai que nunca teve de lutar para ter qualquer coisa na vida.  


Família de Mirela

Ísis: mãe de Heloísa e Raul, é avó de Mirela e Melissa. Viúva de Charles, é descendente de alemães, aposentada e dona de uma pousada em estilo alemão em Gramado. É uma mulher forte, de firmes princípios e valores e muito ativa, perspicaz e rápida. É ela quem apresenta à Mirela as histórias de garotas como ela, as da Bíblia. 


Heloísa: filha de Ísis e Charles. Esposa de Júlio, é mãe de Mirela e Melissa. É diretora de uma rede de hotéis e resorts multinacional. Durante a faculdade conheceu Júlio, com quem teve um lance com muitas dificuldades. Embora o ame, vive um relacionamento complicado, com mágoas e bads. Foi uma mãe ausente, devido trabalhar fora, e gosta muito de beleza e moda. Ela é explosiva e não possui papas na língua.


Júlio: esposo de Heloísa, pai de Mirela e Melissa. Não possui uma vida profissional estável, o que faz com que sua esposa sempre o menospreze. Foi demitido de seu cargo na rede hoteleira multinacional devido um escândalo do passado. É frustrado com sua própria vida. É apaixonado por objetos e músicas antigas, pois relembram seus "tempos dourados".  


Melissa: filha caçula de Heloísa e Júlio, é irmã mais nova de Mirela. É mimada, escandalosa, muito ligada a bens materiais, interesseira e vidrada em tecnologia. Ajuda sua irmã com conteúdos digitais e curte jogos virtuais. É prejudica na escola por conta do vício em tecnologia e sente falta do carinho de seus pais. 


Josefa: trabalha na casa de Heloísa como empregada doméstica. É mãe de Amanda, mineira da gema e que possui um sotaque bem carregado. É impaciente, sarcástica, ranzinza, prática e faz comentários inapropriados, o que a torna uma pessoa engraçada e carismática. Ela é chamada pelos mais próximos de Zefa, sendo a alegria da casa dos Werner e o toque de humor. 

Amanda: filha de Josefa, também trabalha na casa de Heloísa. É sentimental, emotiva e carente, por não ter sido criada por um pai. Ela vive em baladas e relacionamentos passageiros, e por isso não se dá o valor. Tem apego, gratidão e admiração por Júlio por ele tê-la ajudado em uma fase difícil. Gosta de Mirela e Melissa e é uma cúmplice para elas. 


Núcleo da escola

Diogo: Melhor único amigo de Erick, filho de Laura e gênio da computação. É brincalhão, comilão, bem-humorado, leve e de bom coração. É curioso e por isso descobre babados fortes e segredos alheios. 


Nicole: uma das inimigas de Mirela, que a rodeia. É vaidosa, debochada, gosta de humilhar os outros. É competente, inteligente, sagaz e ardilosa. Os garotos são apaixonados por ela, mas ela curte mesmo é Gustavo. Tem inveja da protagonista por ela ser bem sucedida nas redes sociais e ter se tornado mais popular que ela. 


Paloma: é aérea e possui um raciocínio lento, o que a torna ingênua. Ela é dessa forma devido uma bagagem familiar complicada e difícil. 


Verônica: é nerd, sensata, humilde, meiga, observadora, otimista, zelosa, corajosa, generosa e bem prática. É a amiga que todos gostariam de ter. É reservada e discreta, mas bem-humorada e leve. 


Dara: típica patricinha que gosta de fazer compras. É esnobe, chique, cheia de frescura e que usa objetos de marca. É antenada com moda e dá dicas de produtos para Mirela. 


Sabrina: curte uma balada, é despojada, não se preocupa com nada e quer mesmo ser feliz. Gosta de aventuras, passeios e de estar em movimento. 


Arthur: zombador e debochado. Ele faz graça com tudo e provoca os amigos e joga indiretas. Exímio paquerador. 


Felipe: tem o sonho de ser um reconhecido cantor sertanejo. É galanteador, romântico, namorador e também cara de pau. É criativo e bom de conversa. 


Outros personagens

Carla: mãe de Erick, é a cabeleireira de Heloísa. Foi uma mãe solteira, tem ciúmes do filho. Vive de lance em lance, com o intuito de arrumar um homem para assumi-la e ser pai de Erick. 


Giane: esposa de Alessandro e mãe de Gustavo. Rica, sofisticada e não gosta de trabalhar, apenas de aproveitar o lado bom da vida. Ela pode ser muito traíra e não resolveu uma situação do passado. 



Alessandro: marido de Giane e pai de Gustavo. É dono de uma rede de concessionárias e locadoras de automóveis. Inteligente, trabalhador, visionário para os negócios e sempre gostou de moças mais novas. Era amigo de Júlio, mas uma situação do passado acabou com a amizade. 


Laura: é diretora de uma marca conhecida de maquiagem. Elegante, nunca desce do salto nem muda o tom. É super competente, decidida e profissional, sempre colocando o trabalho em primeiro lugar. Além disso, é fria e calculista. 


Paulo: novo crush de Carla, é um bonitão galanteador e simpático. Mais conhecido como "Paulão", é cheio de esquemas e lances perigosos. 


Abertura

A abertura apresenta Mirela passeando pelas ruas de Floripa, mudando de look, caminhando, acessando as redes sociais e o celular. Logo no início do cartão de visitas há sons de notificações. O tema de abertura chama-se Todas as garotas em mim e é cantado pela banda da Universal - a Universos.  


 


Outra música interpretada pela banda é Maquiou sua rotina


Trilha sonora

As músicas da produção são bem legais, animadas e alto astral. Há músicas nacionais e internacionais. Destaque para a trilha de Júlio e Amanda, escute aqui. A playlist completa pode ser ouvida nesse link


Produtos, especiais e ações de marketing


Para promover a série, foi criado o livro diário TAGEM - Todas As Garotas Em Mim, inspirado no diário que a personagem Mirela possui. Com a capa com a logo da produção, ele vem com folhas pautadas e ilustrações ligadas ao universo feminino. Também há espaço para anotações, eventos, pensamentos, metas e reflexões do dia a dia de uma forma criativa e diferenciada. 



Além dos dicionários Manezes e de Ísis, o site oficial ainda conta com Quizzes da produção e o Diário de Mirela com textos e reflexões da protagonista e um perfil fictício de Mirela (@Mirela_Werner) que atualmente está desativado.


Mesmo com todas esses especiais, a série não engrenou. 


Audiência e repercussão


A atração teve uma péssima audiência na RecordTV, sendo considerada o maior fracasso do canal. TAGEM chegou a registrar míseros 1,5 pontos de audiência. Ela chegou a ser menos vista que todas as novelas do SBT

Mesmo com o fracasso, estava prevista 7 temporadas da atração. No decorrer de 2022, a RecordTV já estava pré produzindo a terceira temporada. Stephanie Ribeiro, autora da produção, começou a escrever os roteiros e até mesmo algumas cenas foram gravadas. No final de 2022, portanto, foi decidido pelo cancelamento, com a série sendo jogada no lixo, literalmente.


Crítica


Considerada a "Malhação Bíblica", TAGEM foi um verdadeiro fracasso, com enredo raso, personagens caricatos e nada envolventes, estória boba e com muitos erros de produção. O texto da produção não ajuda e não há um rumo definido no roteiro. A sinopse apresenta uma estória rasa, parecendo enredo de série adolescente, com dramas e problemas bobinhos, como de uma animação infantil. 

As cenas e conflitos são muito repetitivos ao longo das duas temporadas. As situações são muito clichês e as situações artificiais e exageradas. Tudo piora quando os personagens são transportados para o universo bíblico, com figurinos característicos que beiram ao ridículo. A atuação dos personagens, por sua vez, torna-se mais vexatória. Atores de grande escala - como Ângelo Paes Leme e Adriana Garambone - não foram aproveitados como mereciam e não estão à vontade. 


A série me decepcionou bastante e eu terminei ela meio que "na marra". Para piorar, o final da segunda temporada merecia uma continuação, que não terá. TAGEM é uma lástima e vergonha! J-J



  


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Interessente as histórias dos personagens . Gostei.!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não costumo acompanhar series.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  3. Eita, nem conhecia a série. E acho que teria gostado.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de sábado e bom final de semana. Acho que cheguei a ver uma vez.

    Luiz Gomes.
    viagenspelobrasilerio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia e achei bastante interessante

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design