terça-feira, 29 de setembro de 2020

Você não precisa ser gorde para lutar contra a gordofobia



Qual é o sinônimo que você tem sobre beleza?

Padrão estético, padrão social... Isso realmente importa?

O que é o corpo prefeito na sua concepção?



Pensar em uma resposta para estas perguntas não deve ser uma tarefa difícil. Mas, para ser bem sincero, isso é mais complexo do que se possa imaginar. Como responder perguntas como estas vivendo em uma sociedade onde o que é bonito, é o alto, magro, branco, o olho claro, o corpo torneado, o cabelo perfeito, o famoso "padrão de beleza" ?

Sociedade essa que impõe que o bonito é ser assim e seguir esse padrão, fazendo com que jovens entrem em um estado de autoflagelação se castigando de forma degradante para atingir um padrão estético imposto, as vezes deixando de se alimentar, as vezes passando por procedimentos estéticos contra a própria vontade ou muita das vezes colocando dois dedos em suas gargantas para vomitar o que comeu, levando a um estado de anorexia. Dados apontam que há 16.992 casos da doença, registrados em 17 países diferentes. 

De uma forma preocupante a gente percebe que essa tal "padrão de beleza" não só é irrelevante mas também homicida, levando a doenças psicológicas como a bulimia que afeta mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil, depressão, ansiedade, e consequentemente ao suicídio. 

Esse padrão estético realmente importa? Vale a pena humilhar uma pessoa pelo simples fato dela ser gorda? Vale a pena causar danos psicológicos nessa pessoa que as vezes tem problemas crônicos simplesmente para satisfazer seu ego? A intenção é você se olhar no espelho e amar o que está vendo, e você olhar para o próximo com carinho e respeito, enaltecendo as qualidades pessoais e não os defeitos físicos. Se é que há defeito físico nisso. Pode até soar clichê, mas a beleza, a verdadeira beleza, vem de dentro de você, da sua personalidade, da sua simpatia, do seu caráter.

O corpo? Ele envelhece. Mas sua essência, ela permanece jovem para sempre...

Você literalmente não precisa ser gorde, para lutar contra a gordofobia. J-J


Por: Arnaldo Woosters, especialmente para o JOVEM JORNALISTA

10 comentários :

  1. Ainda bem que eu sou magre. ;)
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu querido amigo. Parabéns pela excelente matéria. Precisamos de reflexão sobre a forma que magoamos os outros com piadas sem graças.

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é muito importante a ser falado.

    ResponderExcluir
  4. oi Èmerson, não precisa mesmo. Podemos lutar contra esses preconceitos sempre. Um ótimo post.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  5. Gostei da postagem! Também acho que não precisa ser gordo para lutar contra a gordofobia. Todas as pessoas merecem o devido respeito. Ninguém devia ser avaliado por seus corpos.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post...
    Muito apropriado para nossa época
    Beijinhos
    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  7. Concordo Arnaldo, torço muito para o fim da gordofobia!

    ResponderExcluir
  8. Melhor texto que já li , parabéns meu amigo

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post. Assunto importante, mas pouco falado. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Mais uma excelente matéria!... Continuamos crucificando as pessoas, com base no seu aspecto... quando o que deveria contar... é o conteúdo! A embalagem da gente... não é o que nos define, é o que somos por dentro, e na nossa relação com os demais... a beleza não gera simpatia... mas a empatia, sem dúvida alguma!
    Enfim!... Promove-se a cultura da beleza fisica, para que se possam vender coisas... penduradas... em cabides de sonho... que servem como mostruário apenas...
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design