A designer paulista Mariana Andrello, de 27 anos, tem feito sucesso nas redes sociais ao recriar objetos do cotidiano brasileiro a partir de modelagens 3D que enaltecem a nostalgia, carinho e arte conceitual. Sério! Quando vi suas criações fui levado ao passado, pois muitas retratam minha infância. Os objetos modelados vão do joguinho Aquaman até a pitchulinha da Antarctica que vinha com uma Pokebola.
É tão realístico o trabalho da Mari, não é mesmo? Tudo foi criado com muito carinho e dedicação em um aplicativo de modelagem 3D, o Blender. Sua paixão pela arte 3D surgiu na época da faculdade de Design Gráfico, quando ela precisou aprender a criar figuras tridimensionais. A partir disso, ela passou a divulgar seu trabalho pelo Twitter, o que gerou saudade e nostalgia nas pessoas. Um dos trabalhos que fez dela conhecida foi a modelagem que fez de uma mesinha de buteco amarela e cadeiras de plástico. Veja:
100 dias sem boteco pic.twitter.com/UFlCUcXhsL— mare (@oiemare) June 24, 2020
A inspiração para a criação da mesinha surgiu depois que ela viu uma imagem, o que gerou a ideia para fazer sua releitura, além do sentimento de nostalgia, pois a população estava há mais de 100 dias sem frequentar um bar por conta da pandemia do coronavírus. Veja o que ela disse em entrevista ao site Hypeness:
"Um dos primeiros trabalhos que eu fiz em 3D foi a mesa de boteco, que fez muito sucesso e bateu o sentimento de nostalgia em muita gente que está há meses sem sair de casa [por conta da pandemia de coronavírus]. E eu percebi que poderia começar a criar algo com que as pessoas se identificassem."
A seguir, a inspiração de Mari:
fiquei com vontade de modelar umas mesinhas de bar por causa dessa arte da @kamicoelh0 https://t.co/F26uCUy9kZ— mare (@oiemare) June 24, 2020
A principal ideia das modelagens 3D de Mari é retratar o cotidiano brasileiro por meio de uma pegada, muitas vezes, nostálgica. Que brasileiro não se identificaria com uma imagem de café e pão na chapa? Ou ainda com um prato feito abrasileirado? Ou com um pudim de leite de domingo? Ou com o filtro de barro da vovó?
Mare disse que essas imagens refletem à coisas de sua infância e estão ligadas ao seu passado e ao que ela viveu. Acompanhe:
"Comecei a pensar em coisas que sentia falta da infância ou que me traziam memórias boas [...]. Todos os objetos estão ligados a mim, ou a coisas que eu vivi, mas muita gente que tem a minha idade se identifica com isso. E eu gosto muito."
Mare também modela itens nostálgicos, como o Nokia tijolão, o laptop da Xuxa, o game BMO, o pesca-pesca eletrônico, o estojão de artes e o refri com a pokebola. Voltei à minha infância com essas releituras, pois tive o pesca-pesca eletrônico, o estojão de artes e sempre comprava o refri por conta do brinquedinho de Pókemon. Tudo realizado com esforço e dedicação que ocasionam em excelentes resultados visuais. Veja se estou mentindo:
Essas criações de Mare despertam um carinho em quem sente amor pelas relíquias que a artista cria. Em entrevista, Mari disse que ama a sensação de transformar coisas normais do cotidiano brasileiro e que no final alguém olhe e diga: "NOSSA, ISSO É MUITO LEGAL!".
A ideia do projeto foi de valorizar os itens brasileiros, criados em terras tupiniquins. Ela disse o seguinte:
"Eu queria trazer para os meus trabalhos um pouco desse sentimento de que coisas aqui são tão legais quanto as coisas que a gente vê lá fora."
Criação de cenários
Mare também cria cenários não só em 3D, como em 2D. E eu fiquei simplesmente apaixonado com os detalhes. A designer até mesmo reproduziu cômodos famosos de alguns desenhos. Falo de cada cômodo abaixo:
Cômodo antigo
Mare reproduziu um cômodo que conjuga três cômodos (quarto, sala e cozinha). Detalhes para o poster de Jesus Cristo na parede, a TV de tubo e o filtro de barro. Uma fofura só, não é mesmo?!
Quarto das Meninas Super Poderosas
A artista reproduziu o quarto de um de seus desenhos preferidos. Detalhe para a cama das meninas, a escrivaninha, a mesa com três lugares e o icônico telefone.
Home office inclusivo
Esse é um home office que traz símbolos como a bandeira LGBTQ+, do poliamor, cores da bandeira transgênera e, até mesmo, aquela icônica capa do cd do Pink Floyd. Uma das criações mais interessantes da designer para mim.
Sala de estar dos Simpson's
Quantos reconheceram a sala de estar da família de desenho animado mais famosa do mundo? Não tem como não se apaixonar!
Quarto do Vini
Esse é o quarto do Vini, que confesso não saber se é de um personagem ou não, mas o resultado final ficou maneiro.
Mare ousou também ao criar um home office da diversidade submerso na água. Veja:
Como são feitas as modelagens?
Como falado anteriormente, todo o trabalho de Mare é criado no software Blender, que permite muitas possibilidades à ela, como a simulação de luz e sombra nos desenhos. Aliás, a designer tem a luz como uma de suas inspirações. Veja o que ela disse:
"Sempre quis muito trazer luzes naturais pros meus desenhos e nunca fui muito boa nisso. O Blender me possibilita ver a luz ali, e testar ela de vários jeitos, tudo muito visual! A luz do sol me inspira muito e eu sempre trago essa identidade em tudo que eu faço."
Em seu canal no Youtube, o Oie, Mare, a designer ensina muitos truques e como ela criou as ilustrações do filtro de barro, do laptop da Xuxa e como ela colocou luz e água nas criações. Veja os vídeos abaixo:
Mare inspira
Tão nova e antes mesmo dos 30 anos, Mare inspira artistas no início de carreira a se aventurarem na modelagem 3D. Mare confessa que isso nunca passou por sua mente e ela fica muito feliz. Leia o que ela disse (com grifos):
“Ver essa galera estudando novos meios de se expressar e de fazer arte usando coisas simples do nosso cotidiano, contando nossas histórias, falando sobre nossa rotina é muito legal de ver, principalmente nesse momento de quarentena e de saudade de como tudo costumava ser. Sou muito grata por fazer parte disso de algum jeito.”
Mare tem mais de 46 mil curtidas no tuíte da modelagem da mesa de bar e quase 7 mil seguidores no Instagram.
Lojinha
Em meio à aceitação positiva do seu trabalho, Mariana Andrello criou recentemente uma lojinha em que vende prints de seu acervo. A loja ainda está em seu início e ela pretende colocar muita coisa legal.
E aí, já conhecia o trabalho dessa designer brasileira? O que achou? J-J
Mais informações
Behance
Site e lojinha
Por: Emerson Garcia
Oi
ResponderExcluiradorei as ilustrações e gosto de coisas nostálgicas, eita época boa pokemon na garrafa da antártica que ai já me lembrou dos tazos nos salgadinhos animaniacs, digmon, esses estojos com canetinhas, lapis tive vários.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
gostei muito das ilustrações
ResponderExcluirRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Muito legal. Estou sempre ligada a coisas relacionadas a arte (e artesanato também).
ResponderExcluirQue lindo o trabalho dela!
ResponderExcluirAdorei!
AMei pao na chapa, a mesinha do bar, o filtro de barro, que amorzinho!
QUERO MINHA PITCHULINHA DE VOLTA!!!!
e adorei que ela explica e da dicas tambem!
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Muito bonito o trabalho dessa moça, parabéns! Abraco!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Que lindo trabalho...
ResponderExcluirAmei sua indicação
Muito artista ela, parabéns
Beijinhos
Cátila Santos
Oi Emerson, tudo bem?
ResponderExcluirAchei lindo o trabalho!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Uau! Voltei ao passado com aquele primeiro 3D do joguinho (que eu nem sabia que era do Aquaman), mas principalmente com o super estojo de lápis, canetinhas e coisas de arte. Eu amava o meu!
ResponderExcluirQue lindo trabalho! Dá vontade de ver sempre mais.
Abraço!
Bem interessante ... gostei
ResponderExcluirUm trabalho fantástico! Este universo em 3D, é um puro fascínio!
ResponderExcluirBelíssima partilha, Emerson!
Um grande abraço
Ana