sexta-feira, 3 de maio de 2019

Review - Game of Thrones 8X03: E A Longa Noite chegou!

Contêm muitos spoilers!



Após sete temporadas dos fãs esperando pela Longa Noite, ela finalmente chegou. O terceiro episódio da oitava temporada de Game of Thrones, exibido no último domingo (28 de abril) trouxe muitas emoções, sendo elas boas para uns e não tão boas para outros. Então, falarei dos destaques, tentando colocar o meu ponto de vista de algumas situações que incomodaram muita gente. Ah, e nem preciso mencionar que essa postagem CONTÉM SPOILERS, né?!


- A escuridão do episódio e a falta de qualidade da transmissão ao vivo

Vamos começar falando da coisa mais desagradável: os defeitos e possíveis más escolhas. A primeira coisa desagradável do episódio foi a transmissão porca da HBO. Eles não tiveram o menor cuidado com ela. Sei que a imagem era para estar escura mesmo (foi uma escolha da direção que falarei daqui a pouco), mas assisti o episódio novamente em uma qualidade melhor e consegui entender o que estava acontecendo. Foi empolgante assistir ao vivo? Foi. Mas prejudicou muito a experiência visual.


Essa imagem reflete muito o que os fãs passaram durante a transmissão do episódio Long Night.


Sei que muitos estão culpando os diretores quanto a escuridão do episódio, mas segundo o diretor de fotografia do episódio, Fabian Wagner, ela foi intencional a fim de provocar o desconforto de uma batalha para o telespectador. Algo claustrofóbico, desorientador. Contudo, essa escuridão somada com a falta de qualidade de transmissão tornou quase impossível que os seus milhões de fãs identificassem cenas importantes do episódio.

Além de escurecê-lo, para que o mesmo fizesse jus ao título, A Longa Noite, este também foi um recurso utilizado para minimizar os efeitos da computação gráfica. Sabemos que os episódios de Game of Thrones custam muito dinheiro e grande parte disso se dá aos efeitos dos dragões e dos Caminhantes Brancos. Mas quando se chega ao ponto de ter milhões de Caminhantes, vários exércitos e ainda três dragões em cena, obviamente esse recurso foi utilizado para diminuir a procura por erros, como defeitos nas maquiagens ou na reprodução dos soldados (porque obviamente não existia aquela quantidade toda de soldados disponível ali). Eles muito provavelmente foram “clonados” graficamente.

Não estou falando que o recurso não deveria ter sido usado. Não é nada disso. Mas alguns pontos poderiam ser melhor trabalhados. O tratamento de imagem das cenas e a transmissão ao vivo deveriam ter maior atenção.


- O retorno de Melissandre, o propósito de Beric Dondarrion e a Fé no Senhor da Luz



O Senhor da Luz tem sido uma entidade recorrente pelo território de Westeros, mas quem diria que o deus de Beric e Melisandre seria essencial na guerra contra os mortos?! Sua chegada era esperada por muitos fãs da série, pois Melisandre já havia dito na 7ª temporada, em uma conversa com o Lorde Varys, que ambos morreriam em Westeros. 

Mesmo assim, Melisandre surpreende com sua magia, pedindo ajuda para o Senhor da Luz. Ela incendeia a arma de todos os Dothraki para que eles possam ser mais eficientes na guerra, afinal, apenas três coisas conseguem matar os Caminhantes Brancos: aço valiriano, vidro de dragão e fogo.





"Senhor da Luz, lance sua luz sobre nós. Senhor da Luz, defenda-nos pois a noite é escura e cheia de horrores"



Seu segundo momento de destaque foi novamente algo crucial para retardar o avanço dos mortos. Uma parte do exército havia sido dizimada pelos Caminhantes e os humanos não aguentariam muito tempo. Eles estavam em desvantagem numérica. A decisão de recuar e atear fogo nas trincheiras parecia a escolha certa, exceto por dois detalhes: Dany não conseguia vê-los devido a nevasca gerada pelo Rei da Noite; e esta mesma névoa estava impedindo que as trincheiras fossem acesas com as flechas de fogo dos arqueiros. Então Melisandre, protegida pelos Imaculados, vai até a trincheira para acendê-la.

    


 "Senhor da Luz, defenda-nos."

Por um momento vemos Melisandre com medo, a vemos duvidar de sua fé, mas ela não desiste e consegue cumprir mais uma missão em sua jornada.

Segundo Melisandre, todos tinham um propósito na Grande Guerra, incluindo Beric Dondarrion. Beric foi ressuscitado seis vezes pelo Senhor da Luz (isso foi revelado no episódio The climb, sexto capítulo da terceira temporada). Isso, à princípio, deixou a Mulher de Vermelho surpresa, se perguntando o porquê do Senhor da Luz tê-lo trazido tantas vezes. Mas hoje ela entende: ele tinha um propósito que precisava ser cumprido, salvar e proteger Arya Stark, o que realiza com êxito a preço da sua vida.

   


"O Senhor o trouxe de volta com um propósito. Agora esse propósito foi cumprido."



Por fim, mas não menos importante, o terceiro momento crucial de Melisandre neste episódio: lembrar Arya algo que havia visto e contado à ela no sexto episódio da terceira temporada. O olhar que Melisandre dá para ela assim que chega em Winterfell no episódio Long Night entrega que algo importante estava por vir para Arya.

“Eu vejo uma escuridão em você. E nesta escuridão, olhos estão me encarando de volta. Olhos castanhos, olhos azuis, olhos verdes. Olhos que você irá fechar para sempre. Nós iremos nos encontrar novamente.”

Arya, que havia colocado Melisandre em sua lista de pessoas que mataria, teve uma conversa muito relevadora com sua até então inimiga, evidenciando que ela seria essencial para a derrota dos Caminhantes Brancos, referenciando os olhos azuis ditos pela Dama de Vermelho. 



"O que nós dizemos para o deus da morte?" / "Hoje não."



Por fim, ao terminar sua jornada, cumprindo seu propósito dado pelo Senhor da Luz, Melisandre aceita a morte como uma velha amiga, tirando seu colar que a mantêm jovem, fazendo com que envelheça até morrer.












- Os heróis da Casa Mormont



Outra coisa que alguns fãs já esperavam era a morte de Sor Jorah Mormont, súdito e amigo de Daenerys Targaryen. Mas uma coisa inesperada e ao mesmo tempo surpreendente foi a morte de Lyanna Mormont, que teve uma morte triste, mas ao mesmo tempo heróica, assim como a de seu primo.

Com o avanço dos mortos, um gigante arrebenta o portão de Winterfell, arremessando Lyanna longe. Mas essa pequena mulher não se dá por vencida e não desiste de lutar por sua casa, pelo Norte. Então, ela se levanta e vai enfrentar o gigante. Mas ele a pega e a espreme, quebrando seus ossos. Contudo, antes de morrer, ela finca uma adaga no olho do gigante, matando-o. Lyanna foi a garota que morreu salvando sua casa, seus amigos.












Um pouco mais a frente, temos o Sor Jorah defendendo sua amada Khaleesi. Ele morre fazendo o que gostava de fazer: servir sua amada. Daenerys, depois de uma série de eventos que fizeram com que ela caísse de Drogon, fica no meio de uma horda de mortos e quando estava a ponto de ser atacada, Sor Jorah aparece, salvando-a. Ele morre tentando tirá-la de perto da horda pouco antes de todos os mortos caírem. Uma morte linda, honrada e nos braços de sua amada.

Assim, a Casa Mormont é extinta de Westeros, pois Sor Jorah e Lyanna eram os últimos Mormonts vivos na série.


- Jon e Daeny fora da batalha



Muita gente ficou se perguntando o que diabos Daenerys e Jon estavam fazendo ao correrem atrás do Rei da Noite, sendo que o plano era atraí-lo até Bran. Bom, a princípio, vemos Daenerys ligando o dane-se para o plano assim que seus Dothrakis são exterminados pelos mortos. Ela tem uma arma muito forte para matar os Caminhantes e decide não guardá-la. Ela monta em seu dragão e vai para o campo de batalha.












Mas como nem tudo são flores, Daenerys e Jon visualizam os Generais dos Caminhantes e vão em sua direção, mas são interrompidos pela nevasca trazida pelo Rei da Noite. Esta nevasca foi um dos maiores problemas para a Mãe dos Dragões e o Rei do Norte. Eles perderam completamente a visibilidade do campo de batalha e voaram no escuro. 

Muitos reclamaram da ausência dos dragões na maior parte da batalha, quando eles mais precisavam. Mas quem conhece como fica um céu em uma nevasca, sabe exatamente o que eles estavam passando lá em cima. Fora que tinham um objetivo maior: o rei da Noite.











Concordo que algumas cenas dos dragões poderiam ter sido melhor trabalhadas, mas as cenas aéreas – principalmente as que os dragões estão acima das nuvens – são lindas demais!











As reclamações dos fãs quanto a falta de participação dos dois protagonistas pode até ser fundamentada no quesito “eles possuem o maior poder de fogo: os dragões”, mas ainda assim havia um inimigo maior. Os mortos estavam ganhando e a maior chance deles de impedir o avanço dos Caminhantes Brancos era matando o Rei da Noite.

Portanto, por mais que eles tenham sido mal aproveitando nas cenas de luta, fazia todo o sentido não estarem lá. Eles estavam com a visibilidade reduzida (podendo até queimar aliados ao invés de inimigos por causa disso) e o Rei da Noite estava próximo juntamente do seu dragão.


- A Batalha dos Dragões



Uma das cenas que muitos fãs estavam animados para ver era a Batalha dos Dragões. Uma pena não ter sido exatamente o que muitos esperavam. A cena, embora tenha sido importante, teve muitos cortes crus, deixando tudo muito confuso. Isso, somado com a falta de iluminação do episódio e a qualidade da transmissão ao vivo, deixou os fãs frustrados.

Na luta, o Rei da Noite aparece de surpresa enquanto Daenerys e Jon estão sobrevoando as nuvens, onde ele começa a perseguir Daenerys (Na minha opinião, uma escolha um tanto quanto burra, seguindo a mitologia da série). Um dragão não se queima e Daenerys é A Não-Queimada, ou seja, imune ao fogo também. Logo, a menos que o fogo do dragão do Rei da Noite não fosse fogo, ele não machucaria nenhum dos dois.



E foi justamente por isso que Rhaegal, dragão que Jon estava montando, foi para a briga física. “Chega dessa parada de foguinho, irmão.” – Rhaegal, 2019. Hahaha! Brincadeiras à parte, a criatura ataca o dragão dos mortos com mordidas e arranhadas, conseguindo tirar várias partes do corpo do inimigo com seus golpes.



Acho que posso falar pela maioria das pessoas que estavam assistindo esse episódio na HBO ao vivo, que essa foi a pior das cenas no quesito "entender o que estava acontecendo". Não conseguimos distinguir qual era o dragão que estava mordendo e quem estava sendo mordido ou se alguém tinha se machucado. Não estávamos entendendo nada. Mesmo que a escuridão seja um recurso para causar desconforto, acho que no mínimo deveríamos entender o que estava acontecendo nas cenas.

No final da luta, Rhaegal fica muito debilitado e caí, derrubando Jon também.


- O momento Sansa e Tyrion



Talvez uma das cenas mais fofinhas e tensas do episódio foi a conversa de Sansa e Tyrion nas criptas de Winterfell, onde todas as pessoas que não tinham habilidades de batalha estavam escondidas (Muito inteligente se esconder de um cara que ressuscita mortos em um lugar cheio de cadáveres).



Em um momento de desespero, onde os mortos das criptas começavam a se reerguer, Tyrion e Sansa, mesmo sem muito diálogo, conseguiram emocionar bastante. O temor pela vida dos personagens foi se intensificando ao longo das 1 hora e 20 minutos de duração do episódio.


- Brandon Stark



Outra coisa que muita gente tem reclamado é o papel do Bran, porque no fim de tudo, ele não fez nada além de ficar sentado (Afinal, ele não pode se levantar, não é mesmo?) e esperar pela chegada do Rei da Noite.

Brandon Stark teve uma longa jornada para se tornar o Corvo de 3 Olhos, jornada esta que custou caro para amigos e aliados do personagem. Mas, como já dizia o tio Ben: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.”

Bran recebeu a habilidade de poder visitar acontecimentos do passado, presente e futuro. Com toda essa sabedoria, obviamente ele – assim como o Dr. Estranho em Vingadores – já sabia todas as variáveis necessárias para que o vilão fosse derrotado.

Ele planejou ficar no Bosque Sagrado porque era um lugar onde seria mais fácil passar despercebido pela quantidade enorme de mortos e surpreender o Rei da Noite, trazendo assim sua derrota. Ele sabia quem deveria fazer isso. Tanto sabia que deu para a pessoa uma arma que poderia matá-lo e esperou em um lugar onde seria ideal para chegar despercebido.



Muitos reclamaram que ele poderia ter sido ativo na batalha, wargando nos animais e até mesmo nas pessoas, mas já dizia Melisandre: "Esse não era seu propósito". Ele apenas wargou para atrair o Rei da Noite até ele e vigiar a batalha para saber se tudo estava acontecendo como deveria. Ele foi um jogador de xadrez que manipulou todas as peças de modo que desse o cheque-mate no Rei.


- A redenção de Theon Greyjoy



O momento mais triste do episódio foi com certeza a redenção e a morte de Theon Greyjoy. Há algum tempo vemos o personagem tentando se redimir com todos que ele, um dia, deixou na mão. Ele salvou a Sansa depois de tê-la traído; salvou a irmã depois de tê-la abandonado e; por fim, lutou por Bran Stark. 

Antes da batalha acontecer, Theon tenta pedir perdão a Bran pelas coisas que havia feito. Então este diz que tudo o que ele havia feito foi para levá-lo onde estava no momento, defendendo sua casa. Para quem não lembra, Theon vivia com os Starks e os considerava irmãos.



Theon, que estava acompanhado dos Ironborn, exército da família Greyjoy, defendeu Bran até o último momento, onde era o último soldado remanescente. Então ele se vê encurralado, cercado pelo exército dos mortos. Bran então o chama e diz: “Você é um bom homem. Obrigado”.

Com o seu último perdão, Theon – que ficou conhecido por muito tempo na série por ser o medroso – decidiu morrer com honra ao correr na direção do Rei da Noite que o mata com sua própria arma.


- A história de Arya Stark e o fim d’A Longa Noite


A 'menina ninguém' voltou para casa para cumprir o seu destino. Desde a primeira temporada, vemos a evolução de Arya Stark. Ela nunca foi muito habilidosa com coisas que, culturalmente em Westeros, seria o trabalho das mulheres. Então ela sempre teve interesse nas habilidades de guerreiro. Ao se mudar para Kings Landing, inicia seu treinamento com Syrio, treinamento este que foi essencial em vários momentos na trajetória da personagem. 



Não muito tempo depois, ela conhece Jaqen H'ghar, um dos Homens Sem Rosto. Ela o salva em um momento crucial de sua vida e, fazendo isso, ele a oferece um treinamento em Braavos para que ela se torne também um membro dos Homens Sem Rosto. No momento ela nega, então ele a dá uma moeda com uma inscrição, caso decida ir para Braavos algum dia. Valar Morghulis!



Mais tarde, Arya decide ir para Braavos para iniciar seu treinamento com os Homens Sem Rosto, melhorando ainda mais suas habilidades de assassina. Agora ela era furtiva e podia trocar de rosto, se disfarçando de outra pessoa.

Arya ainda possui um momento na terceira temporada quando se encontra com Melisandre (já falado no tópico 2 desse texto), onde a Mulher Vermelha diz que ela fecharia muitos olhos, olhos castanhos, olhos azuis e olhos verdes.

Todos esses acontecimentos culminaram no momento final do episódio Long Night, onde Arya Stark é a única que consegue se aproximar o suficiente do Rei da Noite para fincar sua adaga, dada por Bran a ela, no abdômen do vilão, dá fim à Longa Noite. 


   
Esse final com certeza causou muita euforia a alguns fãs da série, porque ela era de longe a mais qualificada para realizar tal tarefa devido seu treinamento. Mas alguns outros fãs ficaram insatisfeitos porque esperavam que Jon Snow fosse o que derrotaria o Rei da Noite, afinal, essa era a Guerra dele. Por mais que eu entenda o ponto de vista dessas pessoas, acho que Arya ter derrotado o vilão foi o que deveria ter acontecido mesmo. 

O fato da 'menina ninguém' ter derrotado o Rei da Noite foi o mais interessante, porque a resposta estava na nossa frente o tempo todo e não queríamos ver. Ela sabia como chegar furtivamente em um lugar – e no próprio episódio vemos isso quando ela está presa na biblioteca com os mortos e consegue fugir sem que percebam – e ela tinha a arma. Ou seja, ela tinha todas as ferramentas para isso, mas nossa vontade de ver o Rei da Noite sendo derrotado por Jon ou Daenerys fez com que deixássemos de perceber o óbvio.

Game of Thrones está em sua oitava e última temporada, sendo exibida aos domingos às 10 da noite. O episódio Long Night teve a maior duração dos episódios da série, chegando a ultrapassar 1 hora e 20 minutos. Os três últimos episódios terão a duração de 78min, 80min e 80min, respectivamente. J-J

P.S.: Alguém paga um ortopedista pras mulheres dessa série PORQUE ELAS ESTÃO CARREGANDO ELA NAS COSTAS!!





Por: Thiago Nascimento

7 comentários :

  1. Eu achei esse episódio sensacional! Fiquei triste pelo Theon e achei a atitude da Arya, sensacional. Uma das melhores nesse episódio.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a única na terra que não assiste GOT?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk engraçado que a série é estilo que amo porém começar desde o inicio me desanima rs

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  3. Eu devo ser a única que nunca viu um único episódio dessa série kkkkk
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Acredita que não assisto GoT? De qualquer modo, gostei mto do detalhamento com que você abordou mais esse episódio da série!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a sua resenha

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu nunca assisti GOT? Quem sabe um dia eu assista rs

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi a Guerra dos Tronos... mas gostei imenso do resumo deste empolgante episódio, que deve ter tido a maior aceitação junto dos fãs... acho que foi neste episódio especial, que até copos de café de plástico, bem grandões, entraram no episódio... tendo ficado esquecidos nos cenários... acabaram por entrar também no episódio... e alguns fãs deram por eles... :-)
    Vinha um artigo sobre tal, no outro dia, no Daily Mail...
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design