sábado, 4 de maio de 2019

Memória: Campanha global das Havaianas ("Original do Brasil desde 1962") faz 3 anos



Exatamente hoje (04) faz três anos do lançamento da primeira campanha global das Havaianas chamada Original do Brasil desde 1962. A publicidade foi criada na época das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 e é da empresa AlmapBBDO. Ela contou com vários posteres e um comercial. 

Os posteres e ilustrações tem layout, fonte e design baseados na década de 1960, quando as sandálias foram criadas. Eles são coloridos e apresentam figuras da pequena poesia da década de 60, além de estampar paisagens e estilos de vida do país da época. Vejam algumas das ilustrações:




















As ilustrações apresentam um traço sagaz, são bem coloridas e trazem o que há de melhor no país - praias, carnaval, crianças da favela, samba, futebol, capoeira, fauna, flora, Choro e shows ao vivo. Além disso, elas enaltecem pontos turísticos cariocas, como o Pão de Açúcar, as praias e a Lapa. 

Entre os envolvidos no projeto estão o diretor de arte Fabiano de Queiroz, os ilustradores Adelmo e Marcos Sachs e os arts buyers (compradores de arte) Tereza Setti e Maryana Orru. 

As campanhas foram veiculadas na Europa, Estados Unidos, Ásia e Austrália em meios digitais, mídia exterior, PDV, envelopamento, vitrines etc pela Eletromidia. Mais de 260 mil intervenções em metrôs, pontos de ônibus, vitrines e outdoors foram realizadas. Confira um vídeo que explica a campanha Original do Brasil desde 1962 e a publicidade empregada (Um vídeo muito interessante e criativo):






Além dessas ilustrações brasileiríssimas foi lançado um vídeo/comercial que conta com uma coreografia de Carlinhos de Jesus dançada por um casal no Pão de Açúcar. O nome do vídeo é Dança. Assista-o:





No vídeo aparece um casal interracial descalço que vai calçando sandálias com modelos e cores diferenciadas ao som do samba e da MPB (Música Popular Brasileira). As sandálias no chão lembram passos de danças e aqueles tutoriais de dança, onde pés desenhados no solo indicam como se deve movimentar-se. Veja o print que separei:



A campanha foi veiculada na mídia tradicional e na internet nos países em que a marca é vendida. 


Palavra Original


Os posteres apresentam em destaque a palavra ORIGINAL, que é escrita de forma igual e com mesmo significado em vários países, reforçando o branding da marca mundo afora. 

- Havaianas?! Só se forem ORIGINAIS! 
- Ah, mas tem a HAVANA! 
- Mas é HAVAIANAS ORIGINAL?! 
- Não. 
- Então não quero. 


Essa palavrinha atrelada à "Havaianas" trouxe mais valor e prestígio à marca. Sou da época em que Havaianas eram baratinhas. Hoje em dia, devido ao selo "original" os preços são exorbitantes. No decorrer do tempo, várias marcas surgiram para copiar as "Havaianas originais", como Ipanema, Havana, etc. Mas nada substitui a sandália de correia e laterais coloridas que sua mãe utilizava para te dar uma surra (Ou peia, como preferirem).

Com o selo de "Original" e "Original do Brasil" as Havaianas são exportadas mundo a fora, de acordo com a marca de propriedade da Alpargatas. Leia (com grifos):


"Havaianas é a sandália criada no Brasil, que faz parte da vida dos brasileiros e que leva a alegria, a espontaneidade e a informalidade do país e de seus habitantes para todo o mundo".


Agora, saiba mais da origem dessa sandália que dá o que calçar. 


Origem






As Havaianas foram criadas em 1962 com o modelo tradicional, em duas cores de solado e tiras - pretas e azuis. Seus primeiros modelos foram inspirados na sandália de dedo japonesa chamada Zori, em que as solas são compostas de palha de arroz. Seu nome é emprestado do Havaí.






Atualmente a marca possui 57 anos e existem vários modelos, estilos, cores e temas - como as de Game of Thrones (clique aqui), Mickey, Simpsons, etc. Nos dias de hoje a empresa de chinelos conquistou seu espaço no mercado, sendo uma das mais caras. 


Este post teve o intuito de rememorar a campanha global, posteres e a origem das sandálias Havaianas

Não recebi nenhum mimo da marca para fazer esse post, mas bem que deveria.


E você, gostou dos posteres, do vídeo e da origem das Havaianas?! Digam tudo nos comentários. J-J


Saiba mais
Site


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Hey Emerson! Tudo bem?
    Adorei conhecer mais da história!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  2. Aprendi a origem no jornalismo e nunca mais esqueci. Muito bom post!
    Beijos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Eu sempre gostei muito das propagandas das Havaianas, sempre achei interessante e não sabia da história
    beijos
    >> O blog mudou de nome agora você pode acessá-lo pelo www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, que me deu a conhecer um pouco mais a história de tão popular sandália... e aqui em Portugal... também estão um pouco por todo o lado... em todo o Centro Comercial as encontramos, em alegres, coloridos e bem originais modelos!
    Muito bem pensada, tal campanha de marketing!
    Excelente trabalho, Emerson!
    Um grande abraço! Boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mais de conhecer do mercado e marketing das Havaianas aí em Portugal. Fico feliz que a marca cresceu tanto assim.

      Excluir
  5. Adorei, Emerson! As imagens e o vídeo das havaianas são ótimas e você deu uma verdadeira aula sobre essa sandália que sobrevive até hoje, apesar de tantas marcas novas terem surgido.
    Obrigada pelas visitas e volte lendo outros posts que estão à direita de meu blog em " minhas categorias".

    Beijos sabor carinho e uma quinta-feira feliz e de paz!

    Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou dessa singela aula. Modéstia a parte foi um prazer escrever sobre isso.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design