sábado, 22 de dezembro de 2018

Congelamento de cenas de novelas



Não é de hoje que as cenas finais de uma novela são congeladas. O congelamento serve para marcar uma cena de revelação ou o ápice daquele capítulo. Vários recursos foram utilizados, como close, sons ao fundo, imagens que se transformavam em desenhos, objetos e animais que eram agregados, entre outros. No texto Semelhanças técnicas entre 'Segundo Sol' e outras obras de João Emanuel Carneiro: identidade autoral ou falta de criatividade? falei desse recurso em três telenovelas da Globo. Contudo, o canal possui um amplo leque de congelamentos.

De acordo com o Almanaque Globo cerca de 24 tramas utilizaram o recurso de congelamento até outubro de 2016, quando o vídeo foi divulgado no Youtube. A primeira delas a utilizar foi a novela Corpo a corpo (1984 - 1985). Assista abaixo:










Já a RecordTV data os recursos de congelamentos desde 2010, assim como o SBT. Veja os vídeos abaixo:












O que percebo com esses encerramentos é que utiliza-se recursos visuais e sonoros que podem, ou não, ter a ver com a trama. Em Carrossel (2013), por exemplo, a imagem ficava em forma de desenho; em Cúmplices de um resgate (2015) a imagem final permanecia em formato de foto e com um fundo colorido; em Vira Lata (1996), um cachorro lambe a cena final; em Os dez mandamentos a cena fica envelhecida e, logo após, apareciam hieróglifos sobre a tela. 

Isso sem contar com os sons que são adicionados, seja um barulho de livro se fechando (Alma Gêmea - 2005 - 2006), a lambida de um cachorro (Vira Lata - 1996), o fotografar de uma máquina (Cúmplices de um resgate - 2015) e o som de algemas (A regra do jogo - 2015 - 2016). Relembre esta última a seguir:





Um dos congelamentos de cenas mais famosos foi o de Avenida Brasil (2012). Até memes e montagens foram criados com o fundo do congelamento. Lembro que na época até mesmo um site de gerador do fundo foi criado. Relembre a cena e alguns memes abaixo:





















Já um dos congelamentos mais elogiados foi o da novela A lei do amor (2016) que apresentava a cena congelada com algum personagem e várias faixas vermelhas invadindo a cena. Relembre:






Não é toda novela que possui esse efeito, mas as que tem dão um ar a mais às tramas e ao seu cartão de visitas. Alguns congelamentos tornam-se inesquecíveis e memoráveis. Além do recurso de congelamento, algumas tramas colocam as cenas dos próximos capítulos ao final e "no capítulo anterior de..." no início, mas isso pode ser assunto para outro post.


Vocês lembram de algum congelamento inesquecível? Acham que ele faz a diferença? Digam tudo nos comentários! J-J

AVISO: Por enquanto a fanpage do blog não está sendo atualizada. Estamos atualizando o Instagram e Twitter do blog e divulgando as matérias no Whatsapp do editor-chefe, Emerson Garcia.  


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Por aqui raramente sigo uma novela mas gostei de ler sobre o assunto! Bj

    ResponderExcluir
  2. Interessante essa sua postagem, gostei muito!
    Deixo aqui meu desejo de um feliz Natal pra você e sua família e que 2019 seja um ano de sucesso, alegria e de paz!
    Beijo, obrigada pela sua presença nesse ano que vai fechando!

    ResponderExcluir
  3. So interesting. I have definitely seen this effect being used before.
    Enjoy the holidays! :)

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  4. Essa da Avenida Brasil
    HAHAHAHAH
    meu Deus
    lembro até hoje
    adorei
    de fato

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Oi, td bem?
    Lembro muito da Avenida Brasil, mas não sou muito de novela e concordo que o congelamento faz toda a diferença!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design