sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Saiba o significado do símbolo do Gama

Há algum tempo o colaborador Arthur Claro, responsável pela Rádio Bagaralho no blog, sugeriu que eu falasse do símbolo da Sociedade Esportiva do Gama (SEG) daqui do Distrito Federal. Arthur elogiou os outros posts de símbolos esportivos e disse que eu fugi do lugar-comum. Então, ele aproveitou o sucesso que esses posts tem feito para dar sua sugestão.

VEJA TAMBÉM 

Saiba o significado do símbolo do São Paulo 

Saiba o significado do símbolo do Flamengo 

Saiba o significado do símbolo do Botafogo 

Saiba o significado do símbolo do Vasco


O Gama Esporte Clube, ou melhor a Sociedade Esportiva do Gama, foi fundada em 15 de novembro de 1975. Ainda nessa data o time não possuía um símbolo específico, utilizando emprestado a camisa do Palmeiras do São Paulo. Foi somente em 1976 que o primeiro símbolo foi criado. Em toda sua história o Gama teve apenas três escudos, sendo cinco modificações, são elas: 1976 - 1977; 1977 - 1994; 1994 - 1998; 1998 - 2001; e 2001 - Atual.


O primeiro item da simbologia gamense foi uma homenagem ao brasão do Distrito Federal - uma figura triangular nas cores amarelo e verde com o símbolo da Ventvris Ventis. A figura triangular representa o pilar do Palácio da Alvorada. O interessante é que os primeiros jogadores o chamavam de símbolo do DEFER (o antigo Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação), pois o órgão contribuía com materiais para as equipes esportivas da Capital. O símbolo do Gama trazia a sigla SEG circunscrita dentro da figura geométrica.


O segundo símbolo do time alviverde foi criado em 1978 para uma mudança de formato utilizado até os dias de hoje. Desenvolvido pelo arquiteto Alberto Farah, o símbolo tem diferencial em relação aos outros times do Distrito Federal. Ele teve como inspiração o movimento da Copa do Mundo daquele ano realizado na Argentina, aproveitando as mãos que alçavam a bola do símbolo do evento excluindo, porém os braços. 



A bola ao centro do símbolo foi elaborada de uma maneira que parecesse com uma colmeia, assim como foram planejados os setores da cidade do Gama. 

Em 1999, com o retorno do time a série A do Campeonato Nacional, o símbolo teve a terceira modificação com a retirada da sigla SEG pelo próprio nome GAMA, afim de facilitar na significação, já que muitos profissionais de imprensa de outros estados tinham dificuldades para saber o significado das três letras e trocavam o símbolo da equipe por outro, pois não sabiam qual era o escudo correto. 

Perceba que os três símbolos criados tem as cores verde e branco como base, daí o time ser chamado de alviverde, Periquito e Gamão. 

O escudo do Gama possui uma estrela amarela, seguida de três estrelas cinza embaixo. Aquela representa a série B de 1998; enquanto estas o prêmio como campeão invicto de 1999, 2003 e 2019.



Em 2019 o alviverde criou sua própria marca de uniformes com o objetivo de fidelizar a torcida no projeto, além de haver uma preocupação com a estética, conforto, durabilidade e valor final. O clube e a empresa já desenvolveu uma linha com mais de 15 produtos licenciados do alviverde, totalizando mais de 45 itens diferentes. 

A Gama Store, como é conhecida, tem produtos exclusivos alviverdes, além de modelos de camisas de treino, viagem, linha casual e de torcedores. Atualmente o site está em manutenção, mas vale a pena dar uma olhada. 



A logo da loja foi o primeiro passo para alcançar o objetivo de aproximação com a torcida gamense. O desenho foi inspirado em um dos símbolos mais representativos da cidade do Gama: o Monumento do Periquito, localizado no principal viaduto da região. 

Finalizo esse post com o mascote do Gama: o periquito, o fiel amuleto nas cores do time estampadas nas suas penas.


Essa foi um pouco da história do símbolo do Gama. Você já conhecia? Gostaria que eu fizesse um post sobre a história do escudo do seu time do coração? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :


  1. O saber nunca ocupou lugar. Grato pela partilha.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Olá Emerson
    Postagem interessante, não conhecia, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que post interessante. Eu nunca fui pesquisar sobre o significado dos símbolos dos times.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Interessantíssimo a história deste símbolo do Gana, aliás o escudo deste time é muito bonito. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou uma negação para esportes, nem sabia que esse era o simbolo do Gama! kkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde meu querido amigo. Ficou muito boa a explicação e matéria. Fico com medo de pedir sobre o meu Vasco kkkk. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Curiosidade que desconhecia [2]

    Gostei

    ps: América Mineiro ... fica a dica ... rs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Emerson,

    Interessante, é bom saber mais sobre as coisas, especialmente das que são da nossa cidade.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design