segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Dia do Evangélico: compreenda a data e o porquê dos evangélicos serem considerados como tal




Hoje, 30 de novembro, é o Dia do Evangélico. A data é comemorada em todo o Brasil desde 2011. No Distrito Federal o Dia do Evangélico é feriado local, enquanto em outros estados, ele apenas faz parte do calendário. A data foi instituída por meio da lei nº 12.328 do dia 15 de setembro de 2010, mas foi a partir da lei nº 893 de 27 de julho de 1995 que a data faz parte do calendário no Distrito Federal. 

A instituição da data no Distrito Federal foi motivo de luta, afirmação de fé e uma busca em homenagear a doutrina evangélica, ou melhor, a doutrina cristã e também protestante. Foram mais de 10 anos de luta do deputado Carlos Xavier para que a data fosse lei.

O movimento evangélico é um dos que mais cresce no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A população evangélica soma 22% da população brasileira, enquanto o estado do Rio de Janeiro é o que concentra o maior número de adeptos da religião. 

De forma costumeira a data é marcada por festas, cultos e fóruns de música gospel, mas esse ano as comemorações tem sido diferentes.

Mas o que significa comemorar essa data? Esse post tem o intuito de responder essa questão. Para entender o movimento evangélico, é necessário compreender a história da igreja e do cristianismo, bem como do protestantismo e os cinco pilares (Cinco Solas) em que a religião se sustenta há mais de 500 anos. Desse modo, é preciso compreender o porquê das pessoas se considerarem evangélicas. Vamos à mais um post informativo e reflexivo?


Surgimento dos evangélicos



Os evangélicos são derivados do protestantismo, quando o ex monge Martinho Lutero escreveu 95 teses com o intuito de reformar a igreja católica por volta de 1500 no século XVI. Além de Martinho Lutero, a reforma contou com os reformadores João Calvino e Urico Zuínglio. 

A Reforma Protestante deu origem à diversos movimentos, não só ao protestantismo. Veja o gráfico abaixo:


Como é percebido no gráfico a Reforma Protestante é ramificada em quatro frentes: Restauracionismo, Anabatistas, Protestantismo e Igreja Anglicana. Os evangélicos, portanto, são derivados do protestantismo.  

O gráfico a seguir mostra mais ramificações do protestantismo. Dele, surgiram o Calvinismo, Anglicanismo e Luterismo e mais subramificações. Acompanhe:






O que significa ser evangélico?

O nome evangélico vem da pessoa que se submete ao ensinamento contido nas Boas novas (Evangelium, em latim) trazidas por Jesus. Desse modo, os protestantes se intitulavam seguidores do evangelho. 


Nomenclaturas



Há algum tempo, os evangélicos eram chamados de protestantes, justamente por conta da reforma protestante. Depois eram chamados de crentes, posteriormente de evangélicos e, recentemente, de gospel. Cada uma dessas nomenclaturas possui um significado especial e mostra como os evangélicos mudaram seu posicionamento com o decorrer dos anos.

Primeiro, os evangélicos eram chamados de protestantes porque possuíam essa veia de protestar contra as indulgências, dogmas católicos entre outros.

Os evangélicos então passaram a ser chamados de crentes por conta do seu posicionamento mais brando na sociedade. Eram crentes porque acreditavam e criam em algo.

Depois foram chamados propriamente de evangélicos, pois anunciavam o evangelho que é Jesus Cristo e evangelizavam as pessoas.

Agora, surgiu um novo movimento que são os gospel, aqueles que se dizem evangélicos, mas que não tem a prática cristã e evangélica em seu dia a dia.

Atualmente percebe-se que o próprio protetantismo precisa de uma rereforma, já que perdeu a forma e a visão dos reformadores. Se Martinho Lutero estivesse vivo, com certeza ele estaria decepcionado com o que a Reforma Protestante se tornou. Por isso, é preciso retornar ao cerne da questão e aos cinco solas criados por Lutero, já que são eles que testificam porque os evangélicos são evangélicos e protestantes. Acompanhe o próximo tópico. 


Cinco solas



O protestantismo (Evangelicalismo) se baseia nos cinco solas de Martinho Lutero. Eles são fundamentais para caracterizar a fé protestante e evangélica e demonstram uma ruptura com os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana. Os cinco solas são frases latinas que agrupam os credos teológicos básicos dos reformadores, pontos que eles julgaram serem essenciais da vida e prática protestante e evangélica. O interessante é que a Igreja Católica crê em todos os pontos, mais excluindo a palavra sola. Acompanhe os pontos:

Sola fide (Somente a fé)

Nesse ponto, Lutero quis mostrar que o homem só pode ser salvo pela fé. Não são obras, indulgências, penitências ou sacrifícios que podem salvá-lo. 

Sola scriptura (Somente a escritura)

Somente a Bíblia Sagrada é fonte de fé, inspiração e conduta de vida. Lutero nesse ponto criticou as tradições litúrgicas e escritos papais.


Solus Christus (Somente Cristo)

Somente Jesus Cristo tem a capacidade de salva a humanidade, sendo suficiente. Não há outra pessoa com esse poder.


Sola gratia (Somente a graça)

Não existe ninguém que possa ser salvo por mérito próprio ou por obras. Tudo é pela graça. 


Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Fundamentados na palavra divina, os reformadores chegaram a conclusão que somente a Deus deve-se dar glória. Não existe nenhuma outra pessoa ou entidade que mereça devoção.


A fé evangélica tem que ser baseada nesses cinco solas, mas o que tem se percebido nos dias atuais é um floreio no que diz respeito à fé e salvação. Jesus Cristo salva, mas que tal colocarmos algo a mais? A Bíblia Sagrada é interessante, mas que tal mais um adendo? A graça e a fé tem suas importâncias, mas que tal colocar algo mais atraente? E assim a fé evangélica torna a ficar deformada, necessitando de uma nova reforma.


Dia do Evangélico

Esse foi um breve resumo sobre o Dia do Evangélico e porquê os evangélicos são considerados como tal. Como percebido, tem toda uma explicação e motivo por trás. Agora, você já pode discutir o assunto em rodas de conversas. Fique com um vídeo da história da igreja divulgado pela Sara Nossa Terra. Até o próximo post! J-J


     


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Olá Emerson.
    Boa entrada de mês de dezembro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, informativo. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson, acredito que esse tema é bem complexo. Mas você trouxe muitas informações.
    Quanto a uma nova reforma: ela já acontece,não é à toa que tem tantas denominações espalhadas pelo mundo. E divisão e subdivisão. Avivamentos...e por aí vai.
    E ainda assim,o comércio da fé é lucrativo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Émerson, eu não sabia que existia o Dia do Evangélico.
    O post está bem esclarecedor.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito do post. Eu realmente não sabia o porquê da data e achei bem esclarecedor.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design