quinta-feira, 26 de novembro de 2020

12: o número em nossas vidas e a comemoração de 12 anos do 'JOVEM JORNALISTA'



Exatamente hoje (26 de novembro de 2020) o blog JOVEM JORNALISTA faz 12 anos de existência. O primeiro post foi publicado no dia 26 de novembro de 2008. Já são 12 anos de posts, reflexões, polêmicas, comentários, interações com o público, parcerias entre outros. 12. Um número sugestivo, cheio de significados, simbologias e aplicações no nosso cotidiano. Nesses 12 anos de JJ quero trazer como tema principal esse número.

O 12 é um número matemático natural e composto. Ele se apresenta com uma estrutura equilibrada, completa, perfeita e dotado de unidade. Presente na cultura ocidental e oriental, o algarismo é conhecido como número solar e símbolo da ordem cósmica, isso porque a partir dele, foram estudados o ano solar e os ciclos lunares, até serem criados os 12 signos do Zodíaco. Mas não só por isso, já que nosso dia - com 24 horas - dividi-se entre duas partes: a primeira de 0 a 12 horas (manhã), e a segunda de 12 a 24 horas (vespertino). Nós medimos o tempo pela incidência do sol nos meridianos e utilizamos as expressões "meio-dia" e "meia-noite". O 12 também serviu para demarcar as 12 fases lunares durante um ano. Foram as fases da lua que serviram de inspiração para formar o calendário em 12 meses. 

12 signos do zodíaco e 12 fases da Lua | Montagem: Emerson Garcia


Em português o número é chamado de "doze", em espanhol de "doce", em inglês de "twelve" e em latim de "duodécimo" - que é a junção dos números 10 e 2. O 12 é um número extremamente popular e um dos principais numerais usados na história da humanidade, como veremos nesse texto.


Dúzia

Você com certeza já falou as seguintes frases "Me dê uma dúzia de ovos", "Me dê duas dúzias de bananas" e "Me dê meia dúzia de mexerica" em uma situação cotidiana para pedir 12 ovos, 24 bananas e 6 mexericas, respectivamente. Convencionou-se, então, a chamar um grupo de doze coisas de dúzia. Em inglês se chama de "dodecad" ou "duodecad"O sistema duoedecimal, portanto, é extremamente presente em nossas vidas. 

São poucas as pessoas que não compreendem o conceito de dúzia em nossa sociedade, assim como de meio-dia ou meia-noite. É um conceito bem claro e popular que também é utilizado para mostrar a qualidade inferior de um produto, quando a mercadoria é vendida de forma massiva - esse produto é chamado de "vendido às dúzias", ou seja, vendido às pressas e sem cuidado. 


Religião

12 discípulos de Jesus Cristo. | Rumo da fé


O número 12 carrega símbolos religiosos e mágicos, uma força divina, pois geralmente representa a perfeição, totalidade ou ordem divina em inúmeras religões e isso desde que o mundo é mundo. Assim, o número tem importância nas seguintes religiões: judaica, cristã, hindu, islâmica, entre outras.

Na religião judaico-cristã são 12 os salmos cantados durante a noite; 12 os apóstolos; 12 as tribos de Judá (E 12 as estrelas que os representam); 12 os frutos do Espírito Santo; 12 os portões da Jerusalém Celestial e 12 os frutos da Árvore da Vida descritos em Apocalipse. O número é utilizado também para apresentar 12.000 pessoas seladas - em referência às 12 tribos de Israel. Essas 12.000 se transformam em 144.00o (o quadrado de 12 multiplicado por mil). 

O número 12 é tão importante para a religião judaico-cristã que quando Judas deixa de ser um dos doze, é realizada uma reunião para que Matias ocupe seu lugar, para que o número 12 surja novamente. 

12 ainda eram os irmãos Arvais, uma irmandade sacerdotal romana; e o intervalo entre o Natal e a Epifania são conhecidos como "12 Dias do Natal"A Ortodoxia Oriental, por sua vez, celebra 12 Grandes Festas durante o ano.

O hinduísmo conta com 12 Jyotirlinga (Lingas auto-formados) do senhor shiva; 12 nomes do deus Sol Surya e 12 do deus macaco Hanuman; 12 pétalas no chacra do coração; e 12 Âdityas. 

Já no islamismo há 12 imams, legítimos sucessores do profeta islâmico Muhammad. 


Mitologia e cultura grega

Os doze trabalhos de Hércules, painel lateral de um sarcófago da Coleção Ludovisi I Wikipédia


Na cultura nórdica Odin possui 12 filhos; na lenda Arthur derrotou 12 príncipes rebeldes e venceu 12 batalhas; são 12 os deuses principais; são 12 os olimpianos; 12 Titãs; e Hércules realizou 12 trabalhos. 

Na Grécia antiga o nome dado à um conjunto de doze cidades era dodecápolis. 


Ciência

Aglomerado de estrelas Messier M12. I Annys Astronomy News


12 é o número atômico do Magnésio (Mg) na tabela periódica. O grupo 12 da tabela periódica diz respeito aos metais de transição e é conhecido como família do Zinco. 

O corpo humano, por sua vez, possui 12 nervos cranianos. Uma curiosidade sobre o corpo humano está justamente no órgão duodeno. Você sabe por que ele se chama assim? Porque ele foi medido em doze dedos, e não em centímetros. 

Um aglomerado de estrelas da constelação de Ophiuchus é chamado de Messier M12. 


Esporte

No esporte, sobretudo no futebol e futebol americano, o número 12 é uma simbologia para a torcida que veste a camisa do time e dá a vida por ele. Por esse motivo, vários times não permitem que os jogadores de campo (11 de cada time) usem o número 12. 

Em 1922, a Texas A&M University utilizou a camisa 12 para o "12º homem", ou seja, um torcedor convidado a jogar.


Tecnologia


São 12 o número de teclas de funções na maioria dos teclados de PC (Começa no F1 e termina no F12). Já no formato Rich Text da Microsoft atribui-se números a 12 mod 256 para variantes do idioma francês. 


Artes

Cena do filme High noon - Matar ou morrer I Internet


O número 12 também está presente nas artes, seja nos títulos de obras de televisão, teatro, cinema, literatura ou em teorias de músicas ou de artes. O número também aparece em jogos.

Entre os títulos de filmes e séries, peças de teatro, literaturas e músicas estão: filmes e séries - 12, 12 é demais (em português), 12 rounds e 12 monkeys; peças de teatro - a comédia de William Shakespeare Twelfh NightThe Vision of the Twelve Goddesses (A visão das doze deusas) e Twelve angry men de Reginald Rose; literatura - o poema The twelve de Aleksandr Blok, romance Twelve de Nick McDonell, o conto popular The Twelve Dancing Princesses (As doze princesas dançantes), Eneida, poema épico de Virgílio que é dividido em duas metades compostas por doze livros; músicas - o álbum 12 play de R. Kelly, a música 12 do Katatonia e a banda cristã 12 stones

Nas artes merece destaque ainda o filme clássico High noon - Matar o morrer, de 1952, em que acompanhamos o heroi Gary Cooper enfrentar o vilão Frank Miller em uma das horas mais emblemáticas do dia - 12 horas ou meio-dia. High noon se tornou um dos westerns mais famosos de todos os tempos. 

Música dodecafônica e cena de Star twinkle PreCure I Montagem: Emerson Garcia


O número 12 ainda está presente em diversos produtos de TV. Em Battlestar Galactica os personagens vem de 12 colônias de Kobol e adoram os 12 senhores. Há um programa animado chamado de 12 oz.Mouse, um game show francês chamado de Les 12 coups de Midi e um grupo de canais de televisão a cabo regionais americanos chamado de The news 12 networks. Há também o curta Little twelvetoes que retratou uma criança alienígena usando aritmética de base doze. Já em Star twinkle PreCure, o Star Palace é o lar das 12 princesas das estrelas, sendo uma para cada signo do zodíaco. 

O 12 também se encontra nas teorias musicais. 12 é o número de classes de afinação em uma oitava. Os 12 tons foram 12 notas criadas por Arnold Schönberg que ficaram conhecidas como a música dodecafônica. Instrumentos como o clarinete sopram no décimo segundo e o blues de 12 compassos é uma das progressões de acordes mais conhecidas da música popular. 

Já nas teorias artísticas existem 12 matizes básicos nas cores, sendo 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. 




Por fim, no mundo dos games também. Dois dados somam o valor 12; Doze é um personagem da série de videogames Street Fighter; e no Mario Kart Wii e Mario Kart 8 a grade inicial carrega 12 personagens à cada corrida. 

Doze de Street Fighter I Internet

Outros campos

Bandeira da União Europeia I Internet


O número 12 está presente em outros campos além dos já citados. São 12 as estrelas que compõem a bandeira da União Europeia, cada uma representando um país.

Na educação é costume frequentar 12 séries, sendo que em alguns países é incluída a décima terceira.

Normalmente há 12 pares de costelas no corpo humano. 

No direito romano haviam as 12 tábuas ou Leges Duodecim Tabularum.

Nos Estados Unidos, 12 pessoas compõem o juri para julgamentos de crimes.

Foram 12 as pessoas que caminharam na Lua pela primeira e única vez.

Os Alcoólicos Anônimos possuem 12 passos, 12 tradições e 12 conceitos para o serviço mundial.


O JOVEM JORNALISTA faz 12 anos!

Sim! Esse blog que tanto amo faz 12 anos de existência e eu não poderia deixar de comemorar de uma forma inovadora e única. Para registro: a pauta do post foi uma ideia do colaborador Layon Yonaller. Como foi percebido no post o número 12 está mais do que presente em nosso cotidiano, seja na ciências, artes, astrologia, matemática, tecnologia, esporte, mitologia, religião e também nas crendices (Quem se lembra que o mundo acabaria em 2012 e saiu até filme sobre?). 

12 é um número simbólico, enigmático, perfeito e é exatamente essas características que posso observar no 12º aniversário do JOVEM JORNALISTA. Que essa seja uma data marcante para a história do blog. Agora, finalizo o texto com a incrível logo que o Layon Yonaller criou especialmente para esse momento. J-J




Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Parabéns pelo aniversário do blog!!!! Sabemos que publicar postagens com qualidade requer empenho e dedicação. Que comemore muitos mais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Congrats on your blogiversary! It's good to know the significance of number 12.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  3. Sim, o número 12 é cheio de significados. Parabéns pelos 12 anos do blog, sei bem o que isso significa porque o meu blog também cmpletou 12 anos, no último dia 6. Que venham muitos outros anos ainda melhores!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Blogueiro e ao seu recanto ... Sucesso e muitos anos de vida ...

    ResponderExcluir
  5. Uaaaaal, você tem o blog já faz 12 anos? Isso é bastante coisa heim, que legal!
    Parabéns e que você tenha cada vez mais sucesso! :)
    E achei bem interessante o que você fez de falar sobre o número 12 e várias áreas.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite meu querido amigo. Parabéns por essa data especial, que venham muitos mais anos.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos 12 anos de muito conteúdo informativo e bacana que trazem por aqui!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. A comemoração do aniversário do seu blog resulta numa exaustiva informação acerca do número 12.
    Parabéns pelo trabalho.
    Abraço.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  9. Oi emerson,
    parabéns! 12 é realmente um número mágico e fazer 12 ano9s de blog é para poucos. O meu blog fez 10 anos e eu achava que era um dos mais antigos, me enganei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Emerson!
    Parabéns pelos 12 anos de blog! É muito bom ver que tem gente há tanto tempo mantendo essa tradição tão legal que é escrever um blog. Eu tenho o meu há 11 anos (completei no dia 19/11).

    Um abraço e ótima semana pra você!

    Andressa
    Hospedaria de Palavras

    ResponderExcluir
  11. Que venham mais 12.000 motivos para celebrar. Que seus sonhos sejam realizados enquanto profissional dedicado que ama o que faz.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design